1 / 20

MANUAL BÁSICO DO SOFTWARE MODELLUS

MANUAL BÁSICO DO SOFTWARE MODELLUS. Uma Introdução. O QUE É O MODELLUS. INTRODUÇÃO.

dillon
Download Presentation

MANUAL BÁSICO DO SOFTWARE MODELLUS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MANUAL BÁSICO DO SOFTWARE MODELLUS Uma Introdução

  2. O QUE É O MODELLUS

  3. INTRODUÇÃO • Modellus é um ambiente computacional que permite a construção e simulação de modelos de fenômenos físicos, químicos e matemáticos utilizando equações matemáticas que representam esses fenômenos. Desta forma o usuário descreve o modelo matemático que representa o fenômeno, o Modellus realiza a simulação computacional  deste.

  4. A idéia básica do projeto é de que o aluno se preocupe mais com a interpretação do significado desses modelos do que com as equações matemáticas. • Ele permite que alunos e professores realizem experiências com modelos matemáticos, a onde eles podem controlar variáveis como tempo, distância e velocidade e analisar a variação da função graficamente, preparar animações, resolver exercícios e criar os seus próprios exercícios dentro do contexto do autor do Modellus.

  5. Manuais: • http://www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/coordenacao/tut_modellus.pdf • http://www.fisica.ufpb.br/~romero/port/modellus.htm • http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/atividades_diversas/ativ27/tutorial.html • http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/formar/modesoft/intr_vis.zip • Página do Autor: http://phoenix.sce.fct.unl.pt/modellus/ • http://stoa.usp.br/

  6. É aqui que você abre, salva, fecha, grava, um exemplo Barra de tarefas padrão do Modellus São com estas abas que você constrói , anima, seus exemplos.

  7. Escreva um modelo usando funções, equações diferenciais ou iterações É dentro desta janela que você constrói o modelo matemático do seu problema físico.

  8. O software Modellus faz o gráfico e gera a tabela de dados (.dat) do seu modelo físico que está sendo SIMULADO Visualize uma ou mais variáveis graficamente ou em uma tabela.

  9. Como o equation do Word o Modellus oferece vários recursos matemáticos Ele ainda interpreta as equações que você inseriu

  10. O software identificou os parâmetros livres, que você pode modificar Criamos um MRU bidimensional

  11. Descobriu onde você escolhe os eixos Não esqueça de ligar a imagem ao objeto Os símbolos e as teclas matemáticas são as universais. Ex: multiplicação = * Potencia = ^

  12. Você já ia perguntar se podemos controlar a variável independente?

  13. QUESTIONÁRIO • 1 - Você acha que este software realmente auxilia na aprendizagem ou ele complica mais o entendimento do aluno? Discuta. • 2 – É um grande empecilho o fato de se ter que fazer o download o usar um DVD para se usar este software? Discuta. • 3 – Você acha este projeto um software amigável? Discuta. • 4 – Os recursos gráficos e as tabelas realmente auxiliam no entendimento funcional das grandezas físicas ou químicas? Discuta. • Lei atentamente as questões abaixo e depois responda;

  14. Questões e Problemas de Óptica • P1 – Deseja-se instalar um espelho plano em uma parede de um quarto. Esse espelho possui 1,70 m de altura e 1,00 m de largura. Deseja-se que qualquer pessoa estando a 2 m do espelho e que possua altura menor que 2 m de altura que se olhe nesse espelho veja os seus pés. Qual é a altura mínima que devemos colocar esse espelho do chão?

  15. Resolução: • Resposta - Pelos princípios da ótica física o raio vetor que sai dos pés do observador, reflete especularmente no espelho, deve ser tal que o ângulo de incidência deve ser igual ao de reflexão. Assim, o raio vetor deve tocar o espelho à uma altura que seja metade da altura do observador. Logo, • D = 1 m = (2 m)/2

  16. P2 - Se o espelho estiver à uma altura de 40 cm do chão, qual é altura mínima de uma pessoa para que esta possa ver seus pés? • Q3 – Se mudarmos a distância da pessoa ao espelho vai modificar o fato dela poder ou não ver seus pés através do espelho? • Q4 – Abra o exemplo no applet “espelho plano” e verifique quais são os parâmetros relevantes ao problema físico acima. Comente. • Q5 – Descreva o que determina cada uma das equações do modelo matemático do applet “espelho plano”.

  17. ONDE VAI FICAR TODOS ESTES EXEMPLOS

More Related