220 likes | 557 Views
MEDIDORES ELETRÔNICOS. INTEGRANTES: ALESSANDRO BRENO BAETA FLÁVIO GLEYDSON.
E N D
INTEGRANTES: ALESSANDRO BRENO BAETA FLÁVIO GLEYDSON
O governo está preparando as distribuidoras de energia elétrica para instalarem medidores inteligentes nas residências em todo o País. Esses aparelhos poderão, no médio prazo, reduzir o valor da conta de luz em cerca de 5%, porque a energia passará a ser cobrada como é o telefone, havendo horários em que a tarifa será mais barata. A troca dos medidores vai deixar o sistema elétrico brasileiro pronto para mudanças, como a adoção de quatro tarifas diferenciadas ao longo do dia. A energia teria um preço mais elevado em horário de pico, que hoje compreende a faixa das 19h às 22h, e custaria menos em horários de menor demanda.
Nos dias atuais o sistema de medição para tarifação especial é composto basicamente dos medidores eletrônicos, que são equipamentos para registro de informações integradas no tempo, com capacidade de discriminação de dados conforme hora do dia, época do ano e outras características necessárias para utilização em tarifação diferenciada. Interpreta os sinais de tensão e corrente diretamente dos seus terminais, transformando essas informações em pulsos que são totalizados e armazenados em memória de massa em até 6 canais (dependendo do modelo). Existem basicamente dois tipos diferentes de medidores padronizados, os nacionais (padrão ABNT), representados pelos modelos SAGA-1000, MEL, SPECTRUM, MEP, 2190, 2113, 2180 etc. e os importados, representados pelos modelos Alpha (A1R-BR, AlRAL e A1R).
Como exemplo veremos o modelo SAGA-1000 1317 a) Mostrador Possui mostrador de cristal líquido de 32 caracteres alfanuméricos, divididos em 2 linhas e 16 colunas. No mostrador são exibidos o nome da grandeza, código de função, os valores das grandezas, posto horário (Fora de Ponta - F, Ponta - P, Composto - C, Reservado - L), posto reativo (Indutivo - i, Capacitivo - c) e quadrante da medição.
A informação do quadrante é identificada da seguinte forma: • O eixo das ordenadas corresponde à energia ativa medida enquanto o eixo das abscissas corresponde à energia reativa. Desta forma podemos ter os seguintes indicativos de quadrante em função da carga: • Quadrante 1 : Energia ativa no sentido direto e energia reativa indutiva • Quadrante 2 : Energia ativa no sentido reverso (erro de ligação) e energia reativa indutiva • Quadrante 3 : Energia ativa no sentido reverso (erro de ligação) e energia reativa capacitiva • Quadrante 4 : Energia ativa no sentido direto e energia reativa capacitiva.
b) Indicadores de Pulso e Seqüência de Fase Para visualizar o estado de operação, existem 3 led(s) que piscam na mesma taxa de medição (Wh, VArh indutivo e VArh capacitivo) de forma a verificar a situação da carga da unidade consumidora. Possui também 3 led(s) que identificam a seqüencia de fase:
c) Botão de operação de reposição de demanda Quando acionado por no mínimo 3 segundos, soma aos registros de demanda acumulada os registros correspondentes às demandas máximas, incrementando uma unidade ao número de reposições de demanda (Função 23 no mostrador). É identificado pela cor vermelha no centro do botão. d) Botão de controle do mostrador Permite a visualização das funções e grandezas para leitura ou conferência dos dados. e) Conector de acoplamento ótico Conector magnético que possibilita a conexão entre o medidor SAGA-1000 e a Leitora/Programadora.
Leitora/Programadora Equipamento portátil, destinado à programação/leitura de Registradores Digitais e Medidores Eletrônicos, utilizados em medições com tarifação diferenciada. Os modelos utilizados são os seguintes: A utilização do Notebook como Leitora/Programadora permite também a análise e interpretação dos dados gravados nos Registradores e Medidores Eletrônicos, o acompanhamento da saída serial dos equipamentos, bem como a emissão de relatórios para fornecimento à unidade consumidora.
Temos também o medidor com sensor, que nada mais é ummedidor convencional, de kWh e/ou kVArh, equipado com sensor, o qual fornece sinais elétricos para o Registrador Eletrônico Programável (REP) em quantidade proporcional à energia elétrica solicitada pela carga.
Além dos componentes convencionais dos medidores eletromecânicos de energia elétrica, apresentam os seguintes dispositivos adicionais: - sistema ótico, eletrônico, composto de sensor ótico e marcações no disco do medidor, cuja função é converter a rotação do elemento móvel em pulsos elétricos para o REP.
REFERÊNCIAS • Bibliográfica: • Norma de Distribuição Cemig – ND 2.26 • Internet : • http://pt.wikipedia.org/wiki/Medidor_de_energia_el%C3%A9trica – acesso em 11/11/11 • http://aneel.gov.br/biblioteca/trabalhos/trabalhos/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Eduardo%20Chagas2004.pdf – Unifacs – acesso em 11/11/11 – Autor: Eduardo Henrique C. Chagas