241 likes | 705 Views
CONDUTOR EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO. Professor: Demetrius Disciplina: Física 1 Série: 3º ANO. Onde se localizam as cargas, em um condutor, eletricamente carregado?. “As cargas elétricas em excesso de um condutor em equilíbrio eletrostático localizam-se na sua superfície”. PODER DAS PONTAS.
E N D
CONDUTOR EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO Professor: Demetrius Disciplina: Física 1 Série: 3º ANO
Onde se localizam as cargas, em um condutor, eletricamente carregado?
“As cargas elétricas em excesso de um condutor em equilíbrio eletrostático localizam-se na sua superfície”
PODER DAS PONTAS • Em um condutor pontiagudo, as cargas continuam se acumulando em sua superfície, mas as cargas se aglomeram em suas extremidades .
Existe campo elétrico no interior de condutores em equilíbrio eletrostático? • NÃO! Se houvesse campo elétrico no interior do condutor, consequentemente haveria deslocamento de cargas elétricas.
Existe diferença de potencial elétrico (ddp) no interior de condutores em equilíbrio eletrostático? • NÃO! Como não existe descolamento espontâneo de cargas no interior do condutor em equilíbrio, a ddp em seu interior é nula, embora o potencial não seja.
O tempo começa a “fechar” e a trovejar. Você está na rua, porém, está perto de seu automóvel. É mais seguro permanecer dentro ou fora do veículo? Explique o por quê.
BLINDAGEM ELETROSTÁTICA E GAIOLA DE FARADAY • Como o campo elétrico é nulo dentro de um condutor em equilíbrio eletrostático, uma proteção metálica é capaz de blindar o que contém em seu interior.
Conta-se que Michael Faraday (1791-1867) idealizou e realizou o seguinte experimento: em um dia de tempestade, Faraday se abrigou em um grande gaiola que ele construiu. Passada a tempestade, ele contou que não sentiu nenhum choque elétrico.
O interior dos veículos e aviões funciona como uma gaiola de Faraday.