1 / 15

O jornal: meio e modo de apreender a realidade e o movimento da História.

O jornal: meio e modo de apreender a realidade e o movimento da História. MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2. Os jornais:.

dorjan
Download Presentation

O jornal: meio e modo de apreender a realidade e o movimento da História.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O jornal: meio e modo de apreender a realidade e o movimento da História. MARIA INÊS CORRÊA MARQUESUNEBGD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2

  2. Os jornais: Os jornais nos colocam COTIDIANAMENTE em contato com a realidade de nosso país e do mundo. Apresentam INFORMAÇÕES sobre temas relevantes nas mais diversas áreas da sociedade.

  3. Os jornais: Abrem DEBATES políticos, ambientais; DISCUTEM as novidades tecnológicas; ANALISAM a economia, a política, as descobertas científicas; DIFUNDEM cultura, esporte e lazer. Além dos JORNAIS IMPRESSOS, as notícias circulam por outros meios de comunicação como a televisão, rádio, e internet. Seus noticiários informam minuto a minuto sobre acontecimentos em todo o planeta.

  4. Como é feito um jornal? Quem faz o jornal? Quem escreve? Quem consegue as imagens das notícias? Quando o acontecimento é notícia? Quem decide o que vai e o que não vai ser colocado nos noticiários? Como funciona a redação de um jornal?

  5. Quais suas partes constitutivas? Cadernos: são as partes separadas de um exemplar de um jornal. Contêm assuntos correlatos, distribuídos em seções e colunas fixas. Chamadas: textos, completados por títulos, fotos e legendas, gráficos, mapas etc., que resumem a notícia. Colunas: seções assinadas de um jornal ou revista. São colocadas sempre em uma mesma página e possuem um título fixo.

  6. Quais suas partes constitutivas? Lide ou lead: abertura do texto jornalístico, indicando dados sobre o fato noticiado( quem, o que, quando, onde, como e por quê ). Também serve como resumo do fato. Manchete: título principal de uma notícia, em letras garrafais, na primeira página do jornal ou da revista.

  7. Quais suas partes constitutivas? Notícias: são relatos de uma série de fatos a partir de um fato mais importante. Sua estrutura é lógica e tem critério de importância ideológico. Olho: tem a mesma função de um subtítulo. Rubrica: é o título dado a uma matéria. Seção: espaço no jornal onde são reunidos assuntos específicos.

  8. As notícias: De que forma são rastreadas as notícias? Há reuniões para definir as prioridades? As empresas do ramo possuem diretrizes claras quanto a sua linha editorial? Quem é o editor? Qual o seu papel numa publicação diária ou periódica? As agências de notícias são empresas que recolhem e distribuem informações jornalísticas para todos os veículos de comunicação (jornal, revista, rádio, tv, internet).

  9. Projeto pedagógico: O projeto pedagógico para difusão do uso de jornais para formar agentes sociais participativos e cooperativos, pode ser iniciado com uma visita a um jornal, para conhecer todas as suas etapas de produção. No caso de construir um jornal on-line, visitar sítios de agências, de jornais e blogs informativos.

  10. As profissões: Conhecer as profissões dentro de um jornal e ouvir dos profissionais o processo de seu trabalho. No caso de blogs e sites de notícias, conversar on-line. O repórter e o jornal. A profissão e ação em busca da notícia.

  11. O que faz um repórter? Busca informações, contatos, elabora as entrevistas, pesquisa para construir a matéria, trabalha em equipe. Recolhe acontecimentos internacionais, articula com a realidade local e mundial.

  12. A redação da notícia: As imagens e a notícia como são selecionadas? Depois de esclarecidos, os estudantes, cosntroem sua redação de jornal. Define linha do jornal e os temas e conteúdos das disciplinas, articuladas com a realidade, a serem tratados pelo veículo.

  13. A Oficina: equipe jornalística Formação de editorias por equipes, conforme partes de um jornal: política, economia, sociedade, cultura, ciência, educação, esportes e lazer. Dentro das equipes, definir as funções básicas para cada estudante: editor, repórteres, os fotógrafos e os revisores de texto.

  14. O texto: Em forma de artigo, deve ser preciso, lógico, coerente e contendo dados, informações sobre o tema tratado. O repórter busca fontes pesquisando em diferentes locais e/ou obtendo a informação direta.

  15. O formato: Decidido pelo conjunto dos partícipes do projeto. Ao usar trechos de matéria jornalística de jornais, é preciso citar o autor ou autores, título, nome do jornal, local de publicação, data da publicação seção, caderno ou parte do jornal e a paginação equivalente. Se não houver caderno ou parte, cite a página em que a matéria está e a data.

More Related