1 / 14

Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!

Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!.

drake-banks
Download Presentation

Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!

  2. É com viva solicitude pastoral e preocupação Missionária que, sempre mais constatamos o quanto a Instituição Conjugal e Familiar sofre as influências e os abalos dos CONTRA-VALORES da nossa cultura atual. Isso prejudica a PAZ e gera profundas chagas e conflitos na vida de tantas pessoas e lares. Enfraquece e perturba o desabrochamento e amadureci-mento de personalidades sadias e de uma sociedade mais equilibrada e FELIZ.

  3. A palavra Pastoral, ligada etimologicamente à palavra Pastor, designa a ação solícita, amorosa e criteriosa do Bom Pastor. Jesus Cristo é o Bom Pastor prometido por Deus, que caminha à frente das ovelhas, e elas o seguem porque conhecem sua Voz. Zeloso e fiel, ELE dá a Vida pelas ovelhas, conhece suas velhas e as suas ovelhas o conhecem, da mesma forma que o Pai o conhece e ELE conhece o Pai.

  4. Quantos Casais, Famílias e Pessoas desnorteadas andam em busca de: ACOLHIDA COMPAIXÃO APOIO PROMOÇÃO HUMANA E CRISTÃ.

  5. A Igreja, como JESUS, o Bom Pastor,não deixa de velar com carinho e misericórdia amorosa por seus filhos. Não cessa de estender as mãos solidárias para aqueles que sofrem e buscam a feli- cidade. Vai ao encontro de suas Ovelhas, estimula um empenho pastoral generoso, inteligente e prudente. É . preciso voltar especialmente a atenção às estruturas socio- culturais, político-economicas e jurídicas, a fim de eliminar ao máximo as causas profundas do seu mal estar. .

  6. Num momento histórico em que a Família é alvo de numerosas forças que a procuram destruir ou de deformar, a Igreja, sabedora de que o BEM da sociedade e de sí mesma está profundamente ligado ao bem da Família, sente de modo mais vivo e veemente a sua Missão de proclamar a todos os desígnios de Deus sobre o matrimonio e sobre a Família, para lhes assegurar a plena vitalidade e promoção Humana Cristã, contribuindo assim para a renovação da sociedade e do Próprio Povo de Deus.

  7. A Igreja, juntamente com a Pastoral Familiar tem como meta uma adequada e constante evange-lização da Família, para que edu-cada no amor, ela possa, cumprir, entre outros, os seus deveres gerais, tais como: 1- Formação de uma comunidade de Pessoas, 2- O Serviço à Vida, 3- Participação no desenvolvimento da sociedade, 4- Participação na Vida e na Missão da Igreja.

  8. A Pastoral Familiar abarca a Família na sua situação REAL, em todos os aspectos e se dirige a todos os TIPOS de Família: • As regularmente constituídas; • - As que estão em situação de irregularidade; • - A todas, quaisquer que sejam a realidade e as circunstâncias que se encontrem. • A Igreja, por meio da Pastoral Familiar, deseja levar palavras e gestos de apoio, acolhida, orientação e conversação, sempre animada e impulsionada pelo espírito Missionário do BOM PASTOR.

  9. No Evangelho, Jesus deixa bem claro que veio salvar a TODOS, sem discriminação à ninguém. Esta é a vontade de Deus. “Deus quer que todos os homens se Salvem”. “A Igreja foi instituída para a salvação de todos, sobretudo dos Batizados”. “JESUS Caminho, Verdade e Vida” Assim nos convoca a igreja no seu atual projeto de evangelização.

  10. SETOR CASOS ESPECIAIS 03 SUBSETORES: Famílias em Situações: 1 - CONFLITIVAS; 2 – IRREGULARES; 3 – ESPECIAIS.

  11. SITUAÇÕES ESPECIAIS. FAMILIAS EM SITUAÇÃO CONFLITIVA: - Famílias de Imigrantes; - Ausências Longas; - Famílias Marginalizadas, Incompletas. - Famílias com filhos deficientes ou drogados, e famílias de alcoólatras; - Ideologicamente divididas; - Sofrem violência por causa da fé; - Cônjuges menores de Idade, pais e mães solteiros; - Viúvos e Viúvas.

  12. SITUAÇÕES ESPECIAIS FAMILIAS SITUAÇÃO IRREGULARES: • Matrimonio à experiência; • Uniões Livres de Fato; • Unidos apenas em Casamento Civil; • Separados e divorciados sem 2ª União; - Casais de 2ª União.

  13. SITUAÇÕES ESPECIAIS FAMÍLIAS EM SITUAÇÕES ESPECIAIS - Matrimonio Misto; - Matrimonio Canônico precedido por Divorcio Civil; - Sem Família.

  14. SITUAÇÕES ESPECIAIS OUTRAS SITUAÇÕES: - Crianças e Famílias em Situação de risco Pessoal e Social; • Crianças e Adolescentes desprotegidos, abandonados ou em perigo; • Atenção aos Idosos; • Famílias Migrantes;

More Related