140 likes | 201 Views
Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!.
E N D
Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!
É com viva solicitude pastoral e preocupação Missionária que, sempre mais constatamos o quanto a Instituição Conjugal e Familiar sofre as influências e os abalos dos CONTRA-VALORES da nossa cultura atual. Isso prejudica a PAZ e gera profundas chagas e conflitos na vida de tantas pessoas e lares. Enfraquece e perturba o desabrochamento e amadureci-mento de personalidades sadias e de uma sociedade mais equilibrada e FELIZ.
A palavra Pastoral, ligada etimologicamente à palavra Pastor, designa a ação solícita, amorosa e criteriosa do Bom Pastor. Jesus Cristo é o Bom Pastor prometido por Deus, que caminha à frente das ovelhas, e elas o seguem porque conhecem sua Voz. Zeloso e fiel, ELE dá a Vida pelas ovelhas, conhece suas velhas e as suas ovelhas o conhecem, da mesma forma que o Pai o conhece e ELE conhece o Pai.
Quantos Casais, Famílias e Pessoas desnorteadas andam em busca de: ACOLHIDA COMPAIXÃO APOIO PROMOÇÃO HUMANA E CRISTÃ.
A Igreja, como JESUS, o Bom Pastor,não deixa de velar com carinho e misericórdia amorosa por seus filhos. Não cessa de estender as mãos solidárias para aqueles que sofrem e buscam a feli- cidade. Vai ao encontro de suas Ovelhas, estimula um empenho pastoral generoso, inteligente e prudente. É . preciso voltar especialmente a atenção às estruturas socio- culturais, político-economicas e jurídicas, a fim de eliminar ao máximo as causas profundas do seu mal estar. .
Num momento histórico em que a Família é alvo de numerosas forças que a procuram destruir ou de deformar, a Igreja, sabedora de que o BEM da sociedade e de sí mesma está profundamente ligado ao bem da Família, sente de modo mais vivo e veemente a sua Missão de proclamar a todos os desígnios de Deus sobre o matrimonio e sobre a Família, para lhes assegurar a plena vitalidade e promoção Humana Cristã, contribuindo assim para a renovação da sociedade e do Próprio Povo de Deus.
A Igreja, juntamente com a Pastoral Familiar tem como meta uma adequada e constante evange-lização da Família, para que edu-cada no amor, ela possa, cumprir, entre outros, os seus deveres gerais, tais como: 1- Formação de uma comunidade de Pessoas, 2- O Serviço à Vida, 3- Participação no desenvolvimento da sociedade, 4- Participação na Vida e na Missão da Igreja.
A Pastoral Familiar abarca a Família na sua situação REAL, em todos os aspectos e se dirige a todos os TIPOS de Família: • As regularmente constituídas; • - As que estão em situação de irregularidade; • - A todas, quaisquer que sejam a realidade e as circunstâncias que se encontrem. • A Igreja, por meio da Pastoral Familiar, deseja levar palavras e gestos de apoio, acolhida, orientação e conversação, sempre animada e impulsionada pelo espírito Missionário do BOM PASTOR.
No Evangelho, Jesus deixa bem claro que veio salvar a TODOS, sem discriminação à ninguém. Esta é a vontade de Deus. “Deus quer que todos os homens se Salvem”. “A Igreja foi instituída para a salvação de todos, sobretudo dos Batizados”. “JESUS Caminho, Verdade e Vida” Assim nos convoca a igreja no seu atual projeto de evangelização.
SETOR CASOS ESPECIAIS 03 SUBSETORES: Famílias em Situações: 1 - CONFLITIVAS; 2 – IRREGULARES; 3 – ESPECIAIS.
SITUAÇÕES ESPECIAIS. FAMILIAS EM SITUAÇÃO CONFLITIVA: - Famílias de Imigrantes; - Ausências Longas; - Famílias Marginalizadas, Incompletas. - Famílias com filhos deficientes ou drogados, e famílias de alcoólatras; - Ideologicamente divididas; - Sofrem violência por causa da fé; - Cônjuges menores de Idade, pais e mães solteiros; - Viúvos e Viúvas.
SITUAÇÕES ESPECIAIS FAMILIAS SITUAÇÃO IRREGULARES: • Matrimonio à experiência; • Uniões Livres de Fato; • Unidos apenas em Casamento Civil; • Separados e divorciados sem 2ª União; - Casais de 2ª União.
SITUAÇÕES ESPECIAIS FAMÍLIAS EM SITUAÇÕES ESPECIAIS - Matrimonio Misto; - Matrimonio Canônico precedido por Divorcio Civil; - Sem Família.
SITUAÇÕES ESPECIAIS OUTRAS SITUAÇÕES: - Crianças e Famílias em Situação de risco Pessoal e Social; • Crianças e Adolescentes desprotegidos, abandonados ou em perigo; • Atenção aos Idosos; • Famílias Migrantes;