E N D
Religião • No Egito predominou a crença em vários deuses ( politeísmo ). Seus deuses eram representados como forma humana (antropomorfismo) como Osíris e Ísis, com forma animal (zoomorfismo) como o deus Anúbis, que tinha a forma de um chacal ou com forma humana e animal (antropozoomorfismo) como Hórus,corpo de homem e cabeça de falcão.
Mumificação • Os egípcios acreditavam na vida após a morte. Acreditavam que, ao partir desta vida, a alma comparecia ao Tribunal de Osíris para ser julgada. Em caso de absolvição, a alma podia reocupar o corpo ao qual pertencera.
Mumificação é o nome do processo aprimorado pelos egípcios em que retiram-se os principais órgãos, além do cérebro do cadáver, dificultando assim a sua decomposição. Geralmente, os corpos são colocados em sarcófagos e envoltos por faixas de algodão ou linho. Após o processo ser concluído são chamadas de múmias.
Religião Egípcia Produtos e instrumentos utilizados para a mumificação Técnicas para retirada do cérebro, preenchimento interno e armazenamento de vísceras
Embalsamando o corpo = Primeiro, o corpo era levado para um local conhecido como 'ibu' ou o 'lugar da purificação'. Lá os embalsamadores lavavam o corpo com essências aromáticas, e com água do Nilo.
Um dos embalsamadores fazia um corte no lado esquerdo do corpo do embalsamado e removia os órgãos internos. Isso era importante porque essas partes do corpo são as primeiras a entrar em decomposição.
O coração – reconhecido como o centro da inteligência e força da vida – era mantido no lugar mas o cérebro era retirado através do nariz e jogado fora.Os órgãos internos eram armazenados em jarras canópicas. • Uma haste comprida em forma de anzol era usada para fisgar o cérebro e puxá-lo através do nariz.
O corpo era empacotado e coberto com natro, um tipo de sal,e largado para desidratar durante 40 dias. Os órgãos remanescentes eram armazenados em jarras canópicas , para serem sepultados junto com a múmia.
Após 40 dias o corpo era lavado com água do Nilo. Depois era coberto com óleos aromáticos para manter a pele elástica.
Os órgãos internos desidratados eram enrolados em linho e recolocados na múmia. O corpo também era recoberto com serragem e folhas secas.
Enrolamento da múmia = Primeiro a cabeça e o pescoço eram enrolados juntamente com tiras de puro linho.Em seguida os dedos e o restante do corpo individualmente.- Entre as ataduras do embalsamado eram colocados amuletos para proteger o corpo na sua jornada no outro mundo.
Uma sacerdotisa proferia encantamentos enquanto a múmia ia sendo enrolada. Esses encantamentos ajudavam o morto a se livrar dos espíritos malignos na outra vida.
-Os braços e as pernas eram amarrados juntos. Um rolo de papiro com encantamentos do Livro dos Mortos era colocado entre as mãos.-Mais tiras de fino linho são enrolados no corpo. As bandagens eram embebidas num tipo de cola para mantê-las unidas.
Uma capa de madeira pintada protege a múmia antes de ela ser posta no sarcófago;e o primeiro sarcófago é colocado dentro de um segundo sarcófago.
Braços cruzados sobre o peito, na posição clássica dos mortos egípcios, Ramsés II, mumificado há 3 mil anos, enfrenta o mundo moderno com a serenidade que lhe confere a eternidade.