1 / 15

SOLUÇÃO TAMPÃO

SOLUÇÃO TAMPÃO. Considere as seguintes situações:. Agora considere.

dutch
Download Presentation

SOLUÇÃO TAMPÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SOLUÇÃO TAMPÃO Profª Drª Samara Ernandes

  2. Considere as seguintes situações:

  3. Agora considere...

  4. Perceba que a adição de uma pequena quantidade de um ácido forte ou de uma base forte à água pura provoca uma alteração brusca no pH do meio (variação de 4 unidades). Verifique, também, que a adição da mesma quantidade do ácido ou da base à solução formada pelo ácido acético e acetato de sódio provoca uma alteração muito pequena no pH desta solução. • A solução formada por ácido acético e acetato de sódio recebe o nome de solução tampão.

  5. Portanto temos: Solução tampão ou solução tamponada é aquela que, ao adicionarmos uma pequena quantidade de ácido ou base, mesmo que fortes, mantém o seu pH praticamente invariável.

  6. Como as soluções tampão conseguem manter o seu pH praticamente constante? Vamos imaginar uma solução tampão constituída por um ácido fraco (H3C-COOH) e um sal (H3C-COO-Na+) derivado deste ácido. Nesta solução, ocorrem os seguintes fenômenos: -Pequena dissociação do ácido: H3C-COOH → H3C-COO- + H+ (Na solução predominam fórmulas do ácido) -Dissociação total do sal: H3C-COO-Na+ → Na+ + H3C-COO- (Na solução predominam íons Na+ e H3C-COO-) Observação: Note que o íon H3C-COO- é comum à base e ao sal.

  7. Se... Ao juntarmos a esta solução um ácido forte, este irá liberar íons H+, que se combinam com o H3C-COO-, refazendo o ácido acético e não contribuindo para um aumento de H+. Como consequência, este equilíbrio desloca-se para a esquerda, e com isso a basicidade da solução não aumenta e o pH não sofre variação. Perceba que não irá faltar o íon H3C-COO- para que o equilíbrio acima se desloque para a esquerda, uma vez que a dissociação do sal H3C-COO-Na+ → Na+ + H3C-COO-fornece uma boa reserva deste íon.

  8. Se... Se juntarmos à solução tampão uma base qualquer, esta irá liberar íons OH- em solução. Estes íons OH- aceitarão prótons do ácido acético, formando água e, portanto não contribuindo para diminuição de H+  H+ + OH- → H2O Desta forma, conseguimos compreender que a solução tampão só resistirá às variações de pH até que todo o ácido ou todo sal sejam consumidos.

  9. APLICAÇÕES DAS SOLUÇÕES TAMPÃO • Como os microrganismos se desenvolvem melhor em determinadas faixas de pH, os meios de cultura são, geralmente, tamponados.

  10. OUTRO EXEMPLO... • Os fluidos biológicos são tamponados, utilizando, para isso, várias substâncias (ácidos, bases e sais) que existem no organismo. O sangue humano apresenta, normalmente, pH em torno de 7,4. Um aumento ou diminuição de 4 décimos neste valor, causa morte do indivíduo. Os sucos digestórios também são tamponados, pois as enzimas que catalisam as reações orgânicas atuam em determinadas faixas de pH.

  11. OUTRO EXEMPLO... Determinados medicamentos são tamponados com o objetivo de melhorar a sua atuação o atenuar os efeitos colaterais. Um exemplo de medicamento tamponado é o Bufferin, que atua como analgésico e antiinflamatório. Este medicamento é constituído por ácido acetil salicílico (AAS ou aspirina) tamponado com carbonato de magnésio e aminoacetato de alumínio.

  12. OUTRO EXEMPLO... Responsável pela manutenção do pH do sangue. Tampão H2CO3/HCO3- CO2 + H2O H2CO3 H+ + HCO3-

  13. Pessoas com pneumonia, enfisema, poliomielite, ou em pacientes anestesiados, porque estas condições podem interferir na respiração (dificuldade em respirar). Pessoas com hiperventilação, ou respiração aumentada. Um ataque de ansiedade ou histeria pode, às vezes, fazer com que uma pessoa respire muito rapidamente.

More Related