100 likes | 331 Views
ATIV. Formação dos Estados Nacionais
E N D
Pág. 33 Vamosver o quevocêaprendeu? O surgimento do Estado Moderno
1ª) Um governo forte poderia dar proteção as rotas comerciantes e defender o mercado interno contra a concorrência estrangeira. Alem disso, deixaram de existir diferentes pedágios e moedas, criados pelos senhores feudais, que tanto atrapalhavam os negócios.
2ª) Guerras prolongadas exigiam a formação do exército permanente, sob o controle do rei. Com isso, o rei precisava muito menos do exercito dos vassalos.
3ª) Sem eles, não seria possível sustentar seus exércitos e pagar todas as outras despesas do Estado.
4ª) Durante essa longa sequência de guerras, os reis franceses organizaram um exército permanente, submisso a eles, e para a sua manutenção foi instituído um imposto permanente.
5ª) Na Inglaterra, havia uma instituição que não existia na França: o PARLAMENTO, que limitava o poder do rei.
6ª) Com a unificação dos territórios e das forças desses dois reinos, foi possível reunir os recursos necessários para a formação de um estado nacional (ESPANHA).
7ª) Para fazer essa guerra, era preciso juntar o máximo possível de forças. Essa foi a oportunidade para os reis cristãos se apresentarem como lideres nessa luta e reunirem em torno de si as forças dos outros chefes guerreiros.
7ª) Assim, com as guerras contra os muçulmanos, os reis cristãos da península ibérica fortaleceram-se frente aos senhores feudais. E este fortalecimento contribuiu para a formação de estados modernos na região, já que um dos elementos que caracteriza o E. M. é o fato de o soberano não depender das forças de seus vassalos.
8ª) Esse movimento decidiu se Portugal seria um país independente ou seria absorvido pela Espanha. Os portugueses venceram, e essa vitória fortaleceu o poder real e também a burguesia, que apoiou o novo rei na luta contra os castelhanos. Por outro lado, enfraqueceu a nobreza, que em grande parte havia apoiado a união com Castela.