260 likes | 410 Views
ENCONTROS COM S. PAULO (3). A GRAÇA tem tempo e jeito maternal Descobre sempre alguém para embalar A GRAÇA só sabe dizer SIM A GRAÇA é DEUS a olhar por mim. Sou eu também a olhar por ti assim. « É pela GRAÇA de Deus que SOU o que SOU ». 1 Cor 15,10.
E N D
ENCONTROS COM S. PAULO (3)
A GRAÇA tem tempo e jeito maternal Descobre sempre alguém para embalar A GRAÇA só sabe dizer SIM A GRAÇA é DEUS a olhar por mim
Sou eu também a olhar por ti assim. «É pela GRAÇA de Deus que SOU o que SOU» 1 Cor 15,10
A outra rede da missão: muitos e bons cooperadores
O«Capítulo das saudações» Rm 16,1-15
«16,1Recomendo-vos Febe, nossa irmã, diaconisa (diákonos) da IgrejadeCêncreas, 2para que a recebaisnoSenhor, de modo digno dos e a assistais em tudo o que de vós necessitar, pois também ela foi benfeitora de muitos, e até de mim próprio. santos »»»
3SaudaiPrisca (diminuitivo: Priscila) e Áquila, meus cooperadores (synergói) em Cristo Jesus, 4os quais, para salvar a minha vida, expuseram a sua cabeça; e não sou apenas eu que lhes estou agradecido, mas também todas as igrejas dos gentios. 5Saudai também a Igreja que se reúne em sua casa. Saudai o meu querido (agapêtós) Epéneto, que constitui asprimíciasdaÁsia para Cristo. »»»
6SaudaiMaria, que muitotrabalhou (kopiáô) por vós. 7SaudaiAndrónico e Júnia, meus parentes e companheiros de prisão, que se distinguiram entre os apóstolos, e me precederam em Cristo. 8SaudaiAmpliato, que me é muitoqueridono Senhor. 9SaudaiUrbano, nosso cooperador (synergós) em Cristo, e o meu queridoEstáquio. 10SaudaiApeles, provado em Cristo. Saudai os da casa de Aristóbulo. 11SaudaiHerodião, meu parente. Saudai os da casa de Narciso, que estão no Senhor. »»»
12SaudaiTrifena e Trifosa, que trabalharamnoSenhor. Saudai a queridaPérside, que muitotrabalhouno Senhor. 13SaudaiRufo, o eleitono Senhor, e que é também a minha. 14SaudaiAssíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas, e os irmãosque estão com eles. 15SaudaiFilólogo e Júlia, Nereu e e Olimpas, e todos os santosque estão com eles». Rm 16,1-15 sua mãe, sua irmã,
O que se pode aprender de uma lista de nomes? • 27 pessoas comnome, mulheres e homens, em relaçãoafectuosa com Paulo Moisés, Moisés… Samuel, Samuel… Saulo, Saulo… «1Chamei-te pelo teunome (…). 4Tu és precioso aos meusolhos: És digno de estima, e Euamo-te»(Is 43,1.4) «Vê: sobre as palmasdasminhasmãostetatuei»(Is 49,16)
Em estreitauniãocomCristo, único fundamento posto para sempre(1 Cor 3,11) -Em Cristo (Jesus): 83 x-No Senhor: 47 x 130 x • E com os cristãos -A Igreja que se reúne em sua casa • que gastamavida pelo Evangelho -Cooperadores- Trabalhadores
Cooperadores Synergós(12 vezes)
O título de «cooperador» (synergós) mostra que, no trabalhodaEvangelização, não há lugar para trabalhadoressolitários (por conta própria). O título afecta, além de outros, os nomes de Prisca e Áquila (Rm 16,3), Urbano (Rm 16,9), Timóteo (Rm 16,21), Tito (2 Cor 8,23), Epafrodito (Fl 2,25), Clemente e outros cujos nomes estão no livro da vida (Fl 4,3), Aristarco, Marcos e Jesus, dito o Justo (Cl 4,10-11), Filémon (Flm 1), Marcos, Aristarco, Demas e Lucas (Flm 24).
Há ainda a registar a bela locução que define os Evangelizadores como «cooperadoresdavossaalegria» (2 Cor 1,24), e também aquela que faz ver os Evangelizadores como «cooperadoresdeDeus» (1 Cor 3,9), e as comunidades como «campodeDeus» e «construçãodeDeus» (1 Cor 3,9).
Este trabalho (kópos / kopiáô) de Paulo e de Timóteo e de tantos cooperadores de Paulo e cristãos, que se ocupam no «trabalhodoamor» (1 Ts 1,3), é um dos marcadores do trabalho apostólico. Em 1 Tm 4,10 e Cl 1,29, o verbo «trabalhar» (kopiáô) aparece articulado com o verbo «lutar»(agonízô): «trabalhamoselutamos» (1 Tm 4,10) «trabalholutando» (Cl 1,29). Depreende-se desta associação que o trabalho da evangelização não se faz sem luta.
Esta luta (agôn), que enche a vida de Paulo e dos seus cooperadores (1 Ts 2,2), e também a vida de Paulo e dos cristãos (Rm 15,30), não é uma guerra, mas o amor (agápê), alutadoamor, tendo os dois termos gregos a mesma raiz etimológica. No grego extra-bíblico, só excepcionalmente aparece antes dos séculos II-III d C 75 x Paulo; 41 x resto NT
Quem ama, luta. Paradoxo do amor: o amorfaz-tefeliz, matando-te! Quanto mais amas, lutas, e te matas a amar, maisteencontras: «Quem quiser salvarasuavida, vaiperdê-la; mas quem perderasuavidaporcausademim, vaisalvá-la» (Lc 9,24)
É sintomático que Paulo anote esta belaluta na primeira e na última das suas Cartas autênticas (1Ts2,2; Rm15,30), deixando nesta última referência um convite circunstancial e permanente: «2,2ConfiadosnonossoDeus, decidimos falara vóso Evangelho de Deus no meio de muitaluta (agôn)» (1 Ts 2,2) «15,30Exorto-vos, pois, irmãos, (…) alutarcomigo nasorações» (Rm 15,30)
Esta lista de operadores do Evangelho, juntamente com Paulo, pode ser ainda muito alargada e enriquecida com nomes como: Timóteo,Tito, Silvano(Silas nos Actos),Apolo,Epafras,Sóstenes,Tércio,Gaio,Estéfanas,Fortunato,Acaico,Tíquico,Quarto,Aristarco,Marcos,Lucas,Demas,Arquipo, Ápia,Epafrodito,Onésimo,EvódiaeSíntique, e tantos outros, normalmente citados na apresentação ou na saudação final das Cartas.
Da rede de nomes referidos, destacam-se claramente Timóteo e Tito. No que se refere a Timóteo, além da bela referência que já vimos em Fl 2,19-22, ele é ainda apresentado por Paulo como: - «omeucooperador» (Rm 16,21), - «meufilhoqueridoefielnoSenhor» (1 Cor 4,17), - «aobradoSenhoreleoperacomoeu» (1 Cor 16,10).
E o desafio dos muitos e bons cooperadores é confiado a Timóteo: «2,1Tu, meu filho, esforça-te, com a graça de Cristo Jesus, 2e as coisas que ouviste de mim, através de muitas testemunhas; estas coisas põe diante de pessoas firmes na fé, que sejam idóneas para ensinar outros». (2 Tm 2,1-2)
Cooperadores precisam-se para formar uma rededeevangelizadores Já ouviste chamar pelo teunome?