300 likes | 424 Views
ENCONTROS COM S. PAULO (8). Cristo Ressuscitado como primícias. (1 Cor 15,20 e 23).
E N D
ENCONTROS COM S. PAULO (8)
CristoRessuscitado como primícias (1 Cor 15,20 e 23)
«15,35Mas então dirá alguém: como ressuscitam os mortos? Com que corpo vêm? 36Insensato(áphrôn)! O que semeiasnão põe vida, se não morrer. 37E o que semeias, não é o corpo do que será, mas um grão nu, por exemplo, de trigo, ou de outros cereais. 38Depois, Deus dá-lhe um corpo como quer, e a cada uma das sementes o corpo próprio». (1 Cor 15,35-38)
«15,3Transmiti-vos(paradídômi), em primeiro lugar, aquilo que eumesmorecebi(paralambánô): De mãoem mão »»»
que Cristomorreu, foisepultado, foi ressuscitado fez-se ver Segundo as Escrituras
A nossahistória comCristo Uma história de tal modo bela…
Com-crucificadoscom-mortoscom-sepultadoscom-vivificadoscom-crescidoscom-ressuscitadoscom-sentadosnoscéusCom-crucificadoscom-mortoscom-sepultadoscom-vivificadoscom-crescidoscom-ressuscitadoscom-sentadosnoscéus
Os mais beloslugares do mundo Onde estão os mais beloslugares do mundo? Onde mora a esperança? Que língua fala a paz? Que avião tomar para a justiça? Que moeda vigora no amor? Onde estão as fronteiras da alegria? Que cores tem a bandeira da verdade?
O Evangelho evangelizado por mim (Gl 1,11)
O Evangelho (eu-angélion) não pode ser confundido com um livro. Evangelho é, no cristianismo primitivo, não um nome de estado(nomen status), mas um nome de acção(nomen actionis). Significa anunciar a notícia felizda Ressurreição de Jesus. Pecado nosso que tamanha acçãotenha parado na estante!
«1,16O Evangelho é a força(dýnamis) de Deus para a salvação de todos os que crêem». (Rm 1,16)
«1,16Eunãomeenvergonho do Evangelho». (Rm 1,16)
«9,23Tudofaçopor causa do Evangelho». (1 Cor 9,23)
«9,16Se, na verdade, evangelizo, não é glóriaminha, mas uma necessidade que se meimpõedesdefora. Ai de mimse nãoevangelizar!» (1 Cor 9,16)
«24,44Disse-lhes então: “Estas as minhaspalavras que vosfalei, estando ainda convosco: que é necessário (deî) que se cumpram todas as coisas escritas na Lei de Moisés e nos Profetas e nos Salmosacerca de mim”. »»»
45Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras. 46E disse-lhes: “Assim foi escrito que o Cristo havia de sofrer (1) e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, (2) 47e de ser pregada (3) no seunome a conversão para a remissão dos pecados a todas as nações”». (Lc 24,44-47)
«4,5Faz o trabalho de um Evangelista». (2 Tm 4,5)
«Evangelizar constitui, de facto, a graça e a vocação próprias da Igreja, a sua identidade mais profunda. A Igreja existe para evangelizar». (EN, n.º 14)
«A Evangelização é o fundamento de tudo e deve ter o primado sobre tudo; nada a pode substituir e nenhuma outra tarefa se pode antepor-lhe». (QNF, n.º 2)
Perfil Evangelizador dePaulo
Chamado desde o ventre materno(Gl 1,15; cf. Is 49,1; Jr 1,5) agarrado por JesusCristo(Fl 3,12) amado por JesusCristo(Gl 2,20)
«o amor de Cristotomaconta de mim» (syn-échô) (2 Cor 5,14) «para mimviver é Cristo»(Fl 1,21), pois «é Cristo que viveem mim»(Gl 2,20) e «falaem mim»(2 Cor 13,3)
«18,5Pauloestavatomado(syneícheto: imperf. passivo de synéchô)pela Palavrao tempo todo, dando testemunho aos judeusde que Jesus era o Cristo». (Act 18,5) Tomou conta da Palavra, que tomou contadele
«139,5Tu (Deus) atrás de mim, adiante de mim, Tupões atuamãoabertasobremim». (Sl 139,5)
«12,31(…)Voumostrar-vos o caminhopor excelência(kath’ hyperbolên hodón) «13,4O amor é paciente, é amável o amor, não inveja o amor, não se vangloria, não está cheio de si mesmo(physióô), 5não é inconveniente, não procura as próprias coisas, não se irrita, não pensa mal». (1 Cor 13,4-5) Nada Sou «14,1Persegui(diôkô) o amor(agápê) (…)
«8,1(…) Sabemos que todosconhecimento temos. (gnôsis) Mas o conhecimento(gnôsis)incha(physióô); é o amor(agápê) que edifica(oikodoméô). 2Se alguém pensa conhecer(egnôskénai: inf. perf. de ginôskô)alguma coisa, ainda nãoconheceucomosedeveconhecer». (1 Cor 8,1-2)
«3,2A nossacarta sois vós,escrita (eggegramménê: part. perf. pass. de eggráphô) nosnossoscorações, vós sois a cartade Cristoservida por nós, escrita (eggegramménê), não com tinta,mas com o Espírito do Deusvivo, não sobre tábuas de pedra, mas sobre tábuasque sãocoraçõesdecarne».(2 Cor 3,2-3)
vós sois a cartade Cristo… O que diz a tuacarta?
Todos os dias Te encontramos no caminho. Mas muitos reconhecer-Te-ão apenas quando repartires connosco o Teu pão. Quem sabe? Talvez no último entardecer.