270 likes | 654 Views
9.“Comunhão com Deus, é necessária para que o testemunho seja coerente e verdadeiro .”
E N D
9.“Comunhão com Deus, é necessáriapara que o testemunhosejacoerente e verdadeiro.” 10. “Ser instrumento. O missionário em suamissãoprecisareconhecersempre a grandeza de Deus, visto que não é ele que evangeliza é Deus. Alegrar-se semprepelos dons que recebeu do Pai.” OS DEZ MANDAMENTOS DO MISSIONÁRIO “VINDE TODOS À MISSÃO”“IDE E EVANGELIZAI A TODOS OS POVOS” Paróquia de São Cristóvão Santana do Ipanema - AL OS DEZ MANDAMENTOS DO MISSIONÁRIO 9º E 10º MANDAMENTOS
9º e 10º Mandamentos Missionário 9. Comunhão com Deus, é necessária para que o testemunho seja coerente e verdadeiro. 10. Ser instrumento. O missionário em sua missão precisa reconhecer sempre a grandeza de Deus. Visto que não é ele que evangeliza, é Deus. Alegrar-se sempre pelos dons que recebeu do pai.
TEXTOS BASE 1. Jo 15,4-5 “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”
TEXTOS BASE 2. Lc 10,17-21 “Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: ‘Senhor, até os demônios nos obedecerampor causa do teu nome’. Jesus respondeu: ‘Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu’”
O 9º e o 10º Mandamentos do Missionário refere-se a UNIÃO VITAL dos discípulos com o Ressuscitado. Eles devem "permanecer" em comunhão de vida com Cristo e com a Comunidade.
- Na Bíblia, a imagem da "Vinha" é freqüente: Israel era considerado uma vinha plantada pelo próprio Deus, mas que não produziu os frutos esperados. - E Deus, o vinhateiro, foi “obrigado a abandoná-la”, permitiu que fosse destruída…
- JESUS é a "Videira verdadeira", capaz de produzir frutos que Israel não produziu. - Jesus é o tronco, nós somos os ramos e o Pai é o Agricultor. - Ele cuida da videira, poda os ramos para produzirem mais. Os ramos secos ele corta e joga no fogo.
Para dar FRUTOS, os "Ramos" precisam de DUAS COISAS Da Seiva da Videira, que é Cristo. - Se não "permanecermos” unidos a Cristo, recebendo essa seiva, nos tornaremos ramos secos e estéreis, que serão cortados e excluídos... - Nossos trabalhos não poderão ser eficazes, sem essa seiva e o contato com Jesus, na oração.
+ Da Poda: Durante a poda as gotas parecem lágrimas chorando de dor pela poda dolorosa... mas necessária... "para dar mais fruto". - Sem a poda, poderá ter muita folha e pouco fruto...
Quem são as Tesouras? - Deus se encarrega de podar. A sua Palavra põe às claras as nossas limitações e falhas… PODA a falsidade, a ganância, o egoísmo, o orgulho, a vaidade... - As Pessoas afastadas: com críticas duras e ásperas… * Não poderiam se tornar uma poda salutar, ainda que dolorosa?
- As Pessoas participantes: por motivos pessoais "podam"... * Sabemos aceitar com humildade? - Os Familiares: "Gostaria atuar, mas eles não deixam..."
A Comunhão com Deus, necessária para que o testemunho seja coerente e verdadeiro, exige: Um Apelo: "Produzir frutos…” Uma Condição: "Permanecer unido a Ele". - Para isso, precisa: Gastar tempo com ele. Nenhum trabalho justifica o abandono do encontro pessoal com Cristo, na Oração.
Uma Advertência: - Cristão que não "permanece" com Cristo não dá frutos. - Será um "galho seco" a ser cortado e jogado ao fogo... - Só unidos a ele, teremos acesso à vida verdadeira.
Lc 10,17-21 - Na realização de seus Planos, Deus sempre escolhe, acolhe e ENVIA pessoas. - Quem: Missionários (instrumentos) - Destinatário: Todas as pessoas
Objetivo:"Ir à frente de Jesus, preparando a sua chegada...” - A tarefa dos discípulos não é pregar a sua própria mensagem, mas preparar o caminho de Jesus e dar testemunho dele. - Como João Batista revelar e apontar aquele Jesus, que embora presente no meio dos homens, ainda não é conhecido por eles...
Método: "Enviou-os dois a dois." - O anúncio do evangelho é uma tarefa comunitária, que não é feita por iniciativa pessoal, mas em comunhão com os irmãos.
Qualidadesnecessáriasem seus missionários: - Pessoas que REZAM: "Rogai... A messe é grande..." - Pessoas queANUNCIAM o Reino num mundo hostil: "Estou enviando vocês, como cordeiros em meio a lobos..." - Pessoas POBRES, desprendidas... sem “equipamentos” "Não levem bolsa, nem sacola, sandália..."
- Pessoas SIMPLES que participam da vida do povo, contentando-se com o que há: "Comei e bebei o que oferecerem"... - Pessoas que têm uma grande CONFIANÇA no Pai, mesmo quando os frutos não são visíveis.
Conteúdo da Mensagem: - Anúncio de PAZ: "Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro, a Paz...” • Gestos concretos de LIBERTAÇÃO, que completem o anúncio e mostrem a presença do Reino. • "Quando entrardes numa cidade... curai os doentes... e dizei que o Reino de Deus está próximo...” • O Missionário deve mostrar nos gestos, o que ele anuncia em palavras.
Um Alerta "A quem não vos receber, sacudi o pó de vossas sandálias.” - Deus respeita a liberdade de aceitar ou não, mas quem não o aceita, torna-se responsável pela sua recusa...
- A ALEGRIA DO ÉXITO DA MISSÃO É CONSEQUÊNCIA DA PRESENÇA DE CRISTO EM NÓS! - Quanta alegria em refletir e celebrar juntos as pequenas e grandes conquistas de cada um... - Como é importante encontrar alguém que nos escute...
- Jesus adverte: Não devem se envaidecer com o sucesso... "Alegrem-se antes porque seus nomes estão escritos nos céu..." Jesus não está preocupado com a "Pastoral de resultados".
- A qualidade dos missionários não se mede pelas estatísticas, nem pelas igrejas cheias. - Para Jesus crucificado, abandonado pelos discípulos, porque foi fiel até a morte, a própria Cruz foi um grande momento de glória.
A Conferência de Aparecida, nos envia como "Discípulos e Missionários de Cristo", para a "GRANDE MISSÃO CONTINENTAL", a fim de impulsionar a busca dos católicos afastados ou dos que pouco conhecem Cristo, para formar um continente de Vida, de Amor e de Paz.
Estar em COMUNHÃO com Deus (9º Mandamento) é SER INSTRUMENTO (10º Mandamento) • Ser INSTRUMENTO é ser MISSIONÁRIO... • Ser MISSINÁRIO é está unido a VIDEIRA-CRISTO...
A AUTORIDADE do MISSIONÁRIO está na VIDEIRA-CRISTO presente nele. • Por isso a ALEGRIAMAIOR está no fato de que SEU NOME está ESCRITO NO CÉU...
Hoje: quinta-feira, 2 de abril de 2014 as 09:04:30 Você está convidado a visitar nosso site e saber o que acontece em nossa Paróquia acesse este endereço: http://www.pejnfranca.org.br Pe. José Neto de França