1 / 14

LITERATURA Obras UFSC 2015

LITERATURA Obras UFSC 2015. Prof a . Karen Neves Olivan. FOCO. UFSC – UDESC – ACAFE …. Prof a . Karen Neves Olivan. Obras e autores para o: . Concurso Vestibular/2015. Cronistas do descobrimento Antonio Olivieri e Marcos Villa (orgs.)

eliot
Download Presentation

LITERATURA Obras UFSC 2015

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. LITERATURAObras UFSC 2015 Profa. Karen Neves Olivan

  2. FOCO UFSC – UDESC – ACAFE … Profa. Karen Neves Olivan

  3. Obras e autorespara o: . Concurso Vestibular/2015

  4. Cronistas do descobrimento Antonio Olivieri e Marcos Villa (orgs.) Seleção de obrasquetrazem um panorama abrangente dos primeiroscontatos dos europeus com o territóriobrasileiro e com ospovosindígenas, dando-nosoportunidade de conhecerfatossobre o nascimento do Brasilatravés da palavra de quemviveuosacontecimentos. Ostextos dos cronistas se parecem com umagrandeobra de aventura, quenossurpreende a cadapasso. Tudocomeça com a Cartade Achamentode PeroVaz de Caminha, e encontramos entre outros, trechos de obras de Hans Staden, cartas de jesuítas e outros.

  5. Juiz de paznaroça Martins Pena Consideradaa primeiracomédia de costumes do teatrobrasileiro. Criticaas convençõessociais, o casamento, a família, o governo e satirizarfigurascomo padres, juízes, políticosinescrupulosos e novosricos, em especial do Rio de Janeiro do século XIX.

  6. Váriashistórias Machado de Assis Rico material para um estudo da psicologia do homem e de comoele se comporta no grupoemque vive. Análisedas fraquezashumanas, norteadasmuitasvezespelapreocupação com a opiniãoalheia. Eminúmeroscasos as personagensfazem o mesmoquenós: mentem, usammáscaras, paranãoentraremconflito com o meioemqueestão e, portanto, conviveremsociedade.

  7. Melhorespoemas Joãocabral de MeloNeto Estacoletâneareúnetoda a produção de João Cabral de MeloNeto, desde 'Pedra do sono' (1941) até 'Auto do frade' (1984). Poesiaconcreta. Aproxima-se da literatura de cordel. Questõessociais, em especial do nordeste.

  8. Agosto Rubem Fonseca O grandetemaéa violênciaquepercorre as ruasbrasileiras, numaespécie de guerra civil nãodeclarada entre ricos e pobres. Osprimeirosfatos da obraAgostosãoreais (crime da RuaToneleros e o suicídio de Vargas). Mas, o principal personagem, o ComissárioMattos, éfictício, éo "alter ego" do autor. O autorforneceumaanáliseimparcial dos conflitospolíticos e sociais do contextohistóricoemque a obraestáinserida (1950-1954) e acabadespontandocomo um dos maisimportantesromancistascontemporâneos.

  9. O queéisso, companheiro? Fernando Gabeira O autor, nestaobra, buscoucompreendersuasexperiências - a luta armada, a militâncianumaorganizaçãoclandestina, a prisão, a tortura, o exílio. Traz um retratoautêntico e vertiginoso do Brasil dos anos 60 e 70. A obraé a versão de Fernando Gabeirasobre o sequestrodo embaixadornorte-americano Charles Elbrick, em 4 de setembro de 1969, algunsmesesapós a declaração do AtoInstitucional nº 5, quesuspendeutodososdireitoscivis dos brasileirosem 1968, emumaépocaemque o país se encontravagovernadopormilitares.

  10. Relato de um certooriente Milton Hatoun A obraentrelaçadoisuniversosmnemônicos da protagonista: o exotismo da naturezaamazônica e o orientalismolibanês de suafamília, ambos compondo as múltiplasvozesquepovoavam a infância da personagem, criandodesta forma um "certooriente", quenãoémais o orientelibanês da família, mas um novo oriente, o orienteimaginadopelapersonagem, ondeTrípoli e Manaus sãoanálogasporqueambas se guiam no tempo através da claridade solar e da movimentação do dia.. A obrarecupera a tradição oral das "Mil e umanoites", onde o contador de históriasnarrafatos e experiênciaspassadas.

  11. Fantásticonailha de Santa Catarina Franklin Cascaes Compostopor 24 narrativas, elaboradas entre 1946 e 1975, queresgatamas histórias da tradição oral açoriana e manezinha, relatandocasos de boitatás, lobisomens, negrinho do pastoreio e saci-pererê, mas sobretudo das bruxas da Ilha. Ostextosrefletem a preocupação de Cascaesemobservar e preservar a memória do povo local. Fim da Segunda Guerra Mundial  derrocada da ideologianazi-fascista. Processo de valorização da culturaaçoriana.

  12. http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?id=136498http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?id=136498

  13. “Emtodas as coisas, o sucessodepende de preparaçãoprévia” (Confucio)

  14. LITERATURAObras UFSC 2015 Profa. Karen Neves Olivan

More Related