1 / 6

EFFICIENT CONSUMER RESPONSE(ECR) OU RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR

Unidade 5. EFFICIENT CONSUMER RESPONSE(ECR) OU RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR. Introdução eficiente de novos produtos( Efficient Product Introduction ) Sortimento eficiente da loja ( Efficient Store Assortment) Promoção eficiente ( Efficient Promotion )

elke
Download Presentation

EFFICIENT CONSUMER RESPONSE(ECR) OU RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Unidade 5 EFFICIENT CONSUMER RESPONSE(ECR)OU RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Introdução eficiente de novos produtos( Efficient Product Introduction) Sortimento eficiente da loja ( Efficient Store Assortment) Promoção eficiente (Efficient Promotion ) Reposição eficiente (Efficient Replenishment) O ECR é uma iniciativa em que os integrantes da logística trabalham em conjunto para reduzir custos dessa cadeia integrada e trazer maior valor ao consumidor do setor analisado. Estratégicas para responder os “desejos” do cliente :

  2. Ferramentas que dão suporte à visão global do ECR e ás estratégicas: • Gerenciamento de categoria: forma de os varejistas gerenciarem categorias de produtos para maximizar a eficiência e a lucratividade • Reposição contínua: metodologia just in time para esse segmento. • Custeio baseado em atividade: forma de entender os custos e a rentabilidade associadas aos produtos, serviços, canais, clientes e processos da empresa. • Benchmark das melhores práticas: maneira de as empresas compararem suas performances em certas áreas com as melhores práticas da indústria. • Pedido acompanhado por computador: automação da emissão de pedido por computador e movimentação de mercadorias realizada por leitura óptica e recebimento eletrônico.

  3. Cadeia de Distribuição Integrada A figura 1 mostra a cadeia integrada ; nela os desperdícios e as redundâncias nas interfaces são eliminados, e o custo total da cadeia de distribuição é reduzido • A relação entre fornecedor e cliente no ECR deve evoluir do tipo parceria para o tipo simbiótico marcado por relacionamento de confiança e unidade.Já não se discutem preço, volume e descontos de que devem agregar valor ao consumidor

  4. Quatro estratégicas do ECR • Introdução de novos produtos : A empresa deve ter critérios para colocação de produtos utilizando metodologias e que o distribuidor esteja envolvido, a fim de, unir fornecedor e cliente. 2.Sortimento eficiente da loja: Essa estratégia é definida como um processo colaborativo entre o fornecedor e o distribuidor, com objetivo de determinar o nível de oferta ótima de um produto, dentro de uma categoria, que atinja o objetivo de satisfação do consumidor e melhore os resultados do negócio. 3. Promoção eficiente: Essa estratégica visa simplificar os acordos promocionais entre os integrantes da cadeia de distribuição e negociar um preço, chamado de desconto contínuo. 4. Reposição eficiente: A ligação de toda cadeia de distribuição do ECR em um único fluxo por meio, principalmente, de um sistema digitalizado e computadorizado .

  5. Considerações finais do ECR Dificuldades para implantação rápida das práticas de ECR • falta de comprometimento da cúpula das empresas em estimular mudanças nas práticas de negócios; • falta de conhecimento dos parceiros e integrantes em potencial a respeito de oportunidades, benefícios e princípios do ECR; • necessidade de investimento de tempo e recursos para levar cada novo parceiro á curva de aprendizado • tempo e custos altos para desenvolver e/ou adaptar versões de sistemas de informação; • Falta de gente com especialização técnica; • Sistemas de contabilidade e custos utilizados nas empresas que não medem os benefícios das práticas ECR.

More Related