120 likes | 271 Views
NACA 0012 BFC. Objetivo. Comparar a análise do perfil NACA 0012 que tem grande aplicação e comparar com ensaios realizados em túnel de vento: Asas de aeronaves acrobáticas Leme de aviação leve Profundor de aviação leve Competição SAE Aerodesign. Caracterização do problema.
E N D
Objetivo Comparar a análise do perfil NACA 0012 que tem grande aplicação e comparar com ensaios realizados em túnel de vento: Asas de aeronaves acrobáticas Leme de aviação leve Profundor de aviação leve Competição SAE Aerodesign
Caracterização do problema Corpo a ser estudado: Aerofólio infinito, sem influencias da ponta da asa. Método: Ao invés do corpo deslocar com velocidade constante, fazer o corpo fixo e fazer o fluido passar pelo objeto com a mesma velocidade. Fluido: Ar em condições normais da atmosfera.
Dominio Fronteiras: INLET com velocidade de 50m/s – média de diversos aviões de aviação leve SIMETRIA no plano da asa para representar perfil infinito. OUTLET nas demais para não bloquear o escoamento do fluido
Malha Utilizou-se o modelo BFC – boddy-fitted-coordinates – que se adequa mais ao escoamento em torno do corpo. O escoamento ao redor de aerofólios infinitos é semelhante ao formato dele. O escoamento do fluido é paralelo à superficie do corpo, desde que não esteja em situações de descolamento da camada limite – stall.
Forças no aerofólio Utilizando um IMBALANCE entre as 2 metades do aerofólio, obtém-se as forças separadamente e após isso é possível determinar a força resultante no aerofólio.
Dados experimentaisObtidos em túnel de ventoTheory of Wings Section – Abbott e von Doenhoff – NASA - 1959