1 / 21

CADASTRO DE LIGAÇÕES E PESQUISA DE LIGAÇÕES CLANDESTINAS

CADASTRO DE LIGAÇÕES E PESQUISA DE LIGAÇÕES CLANDESTINAS. Luiz Gustavo Alievi da Silva Técnico Hidrologia COMUSA Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo. Maio de 2014. INTRODUÇÃO.

eman
Download Presentation

CADASTRO DE LIGAÇÕES E PESQUISA DE LIGAÇÕES CLANDESTINAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CADASTRO DE LIGAÇÕES E PESQUISA DE LIGAÇÕES CLANDESTINAS Luiz Gustavo Alievi da Silva Técnico Hidrologia COMUSA Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo Maio de 2014.

  2. INTRODUÇÃO Buscando ações que possam contribuir para a redução dos índices de perdas no sistema de abastecimento de água e sentindo a necessidade de melhor conhecer as características de cada consumidor do sistema, criamos dentro do setor de controle de perdas um programa para recadastrar todas as residências da cidade, quanto a caracterizar tipo de ligação, a fonte de abastecimento e identificar supostas ligações clandestinas no sistema.

  3. INTRODUÇÃO Esta ação possibilita melhor conhecer o sistema de abastecimento da cidade ajudando a identificar pontos críticos e servindo de ferramenta para ações localizadas devido a característica de cada setor cadastrado. De modo que estas ações servem de subsidio para programas de regularização de ligações e posteriores programas a serem implantados visando a redução de perdas no sistema de abastecimento de água.

  4. METODOLOGIA O setor de controle de perdas executa diversas atividades e programas voltados à redução dos índices de perdas físicas e não físicas. Um dos programas realizados pelo setor de controle de perdas é a pesquisa de vazamentos ocultos. Neste programa, as equipes percorrem toda malha de abastecimento ao longo do ano realizando pesquisas para identificação de vazamentos não aparentes.

  5. METODOLOGIA Visando melhor caracterizar cada subsistema e cada consumidor, está sendo incorporado a rotina de pesquisa de vazamentos ocultos, um programa para cadastramento de informações técnicas de cada ligação. • Fonte de abastecimento; • Acessibilidade; • Tipo de material.

  6. METODOLOGIA Figuras 1 e 2 – Nicho conforme padrão da autarquia

  7. METODOLOGIA Figuras 3 e 4 – Nicho sem acesso com kit cavalete em ferro

  8. METODOLOGIA Encontrando qualquer suspeita de fraude ou outra ocorrência relevante também é identificada e cadastrada para posterior verificação. Todas as informações cadastradas irão constar no cadastro de cada consumidor (matrícula), atualizando o banco de dados já existente.

  9. METODOLOGIA Figuras 5 e 6 – Caracterização de ligações irregulares

  10. METODOLOGIA Hoje o setor disponibiliza para este estudo uma equipe de pesquisa de vazamentos e uma segunda equipe para a verificação das ocorrências de supostas ligações clandestinas, além de auxiliar administrativo para processamento.

  11. METODOLOGIA Vale salientar que anterior a este estudo, a demanda de serviços referente a regularização de ligações dava-se somente por denúncia via atendimento telefônico ou por freqüentes violações de ligação em determinadas matrículas.

  12. RESULTADOS

  13. RESULTADOS Vale ressaltar que os índices descritos alteram-se em função da região trabalhada devido a caracterização de cada bairro. Economias mais antigas tendem a apresentar nichos fora do padrão atual e material do kit cavalete em ferro, e em ligações mais recentes estes nichos tendem a estar padronizados e com kit em PVC.

  14. RESULTADOS Com base nos irregularidades constatadas, calculou-se o ganho relacionado a volumes micromedidos ao longo do programa. Estes dados poderão ser ampliados intensificando o programa de cadastro de ligações e regularização de ligações.

  15. RESULTADOS

  16. DISCUSSÃO Para implantação deste programa, não se fez necessário investimentos além dos já caracterizados antes do mesmo, visto que apenas foram incorporadas novas atividades a equipes já existentes no quadro funcional. Quanto a equipe de regularização de ligações, ouve um aumento na demanda de serviços visto que a mesma só agia em residências onde houvessem denúncias via atendimento telefônico.

  17. DISCUSSÃO Entendemos que este serviço deve ser permanente a fim de manter todas informações atualizadas e constantemente verificadas visto que num sistema dinâmico, não havendo fiscalização, novas ligações clandestinas irão surgir. Estamos buscando uma melhor interface para comunicação entre programas para exportação e importação de informações para o sistema operacional utilizado na autarquia.

  18. CONCLUSÃO O programa, conforme se observou, trouxe resultados positivos para a concessionária. Visamos intensificar o programa durante este ano, ampliando o número de equipes de pesquisa de vazamentos. Além de fornecer subsídios para programas já em andamento, estas ações fornecerão subsídios para criação de futuros programas que virão a contribuir também para redução dos índices de perdas.

  19. CONCLUSÃO Em relação a regularização das ligações, a autarquia passa a faturar sobre consumos antes irregulares. O consumidor, por sua vez, passa a ter maior controle sobre o consumo, e conseqüentemente o diminui, controlando o desperdício, o que aumenta o volume de água disponibilizado.

  20. CONCLUSÃO Como se vê, é um método de fácil aplicação e que traz como conseqüência vários benefícios, contribuindo para a economia e eficiência na prestação do serviços por parte da concessionária.

  21. CADASTRO DE LIGAÇÕES E PESQUISA DE LIGAÇÕES CLANDESTINAS Contato: Luiz Gustavo Alievi da Silva - lalievi@comusa.rs.gov.br COMUSA – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo Av. Coronel Travassos, 287 – Bairro Rondônia – Novo Hamburgo – RS - CEP: 93415-000 – BrasilTel.: +55 (51) 3036-1116 – Setor de Controle de Perdas www.comusa.rs.gov.br

More Related