190 likes | 357 Views
Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José – SC Ouça nossa rádio on-line: http://www.adsaojose.com.br/site/videos/radio-vida-plena-98-3-fm. FILADÉLFIA, A IGREJA DO AMOR PERFEITO. Lição 8 – 20/05/2012. Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 8856-0625 (Claro) ou 9999-1980 (TIM)
E N D
Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José – SC Ouça nossa rádio on-line: http://www.adsaojose.com.br/site/videos/radio-vida-plena-98-3-fm FILADÉLFIA, A IGREJA DO AMOR PERFEITO Lição 8 – 20/05/2012 Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 8856-0625 (Claro) ou 9999-1980 (TIM) E-mail: sergio.joinville@gmail.com MSN: sergiolenz@hotmail.com
“Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele”.(I João 2:5). Texto áureo VERDADE PRÁTICA Amar não é suficiente. É urgente que o nosso amor seja perfeito como perfeito é o amor com que Deus nos amou.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Apocalipse 3:7-13 7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: 8 Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. 9 Eis que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não o são, mas mentem, eis que farei que venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo. 10 Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra. 11 Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. 12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome. 13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
INTRODUÇÃO Quem ama demonstra em atitudes! Essa era a máxima que norteava a igreja em Filadélfia. Pobreza, riqueza, saúde, doença, perseguição ou paz são situações circunstanciais… o que precisa ser estabelecido são os valores eternos. Filadélfia era amorosa. Deus a universalizou. E nós?
TESTE SEUS CONHECIMENTOS 1 – Como a igreja de Filadélfia passou para a história?
II – A IDENTIFICAÇÃO DO MISSIVISTA 2.1 – Jesus, o Santo de Deus (Ap 3:7): De acordo com o uso original da palavra, santidade em todas suas formas (isto é, quando aplicada a qualquer pessoa, lugar, ocasião ou objeto) implica o ser separado do uso comum secular para o propósito de ser devotado a Deus. • Santidade significa ser separado. Mas o que significa o ser separado? Duas coisas. • O sentido negativo de ser separado é o chamado da santidade para nos separarmos do pecado. • O sentido positivo de ser separado é o chamado da santidade para nos consagrarmos a Deus.
II – A IDENTIFICAÇÃO DO MISSIVISTA 2.2 – Verdadeiro (Ap 3:7): Uma igreja verdadeira: Ensina as Escrituras. Vive o amor fraternal. Disciplina o pecador. Treina seus líderes. Evangeliza o mundo. Não descuida da santidade.
II – A IDENTIFICAÇÃO DO MISSIVISTA 2.3 – A chave da Casa de Davi: Jesus é o representante oficial da casa de Davi. Ele reune em si o sacerdócio, reinado e ministério profético. Logo, surge uma pergunta: Que porta pode estar fechada para a igreja que vive a realidade de ser o Corpo de Cristo na Terra?
TESTE SEUS CONHECIMENTOS 2 – Segundo a lição, qual é um dos principais atributos de Cristo?
III – UMA IGREJA AMOROSA, PACIENTE E CONFESSANTE 3.1 – Amar é a maior das obras: • A marca da comunidade cristã do NT foi a comunhão. • Jesus implantou em palavras e atos essa marca. • Paulo ratificou em seus escritos essa marca, inclusive repreendendo duramente as igrejas que assim não faziam. • Tiago relembra que as obras devem confirmar a graça. • Por fim, João realça que se amamos só de palavra, o amor de Deus nunca esteve em nós. • No apagar das luzes canônicas, o Cristo ressurreto envia, através de João, uma mensagem contra a igreja de Éfeso: tenho contra ti que deixaste o primeiro amor…
III – UMA IGREJA AMOROSA, PACIENTE E CONFESSANTE 3.2 – Força na fraqueza:
III – UMA IGREJA AMOROSA, PACIENTE E CONFESSANTE 3.3 – Amorosa perseverança: Filadélfia não negou o nome de Cristo em meio as perseguições. Seu segredo: manter-se aos pés da cruz. Perseguições externas e heresias internas só serão vencidas com amor devotado ao Cristo vivo...
TESTE SEUS CONHECIMENTOS 3 – Como Filadélfia sabia tirar força da fraqueza?
IV – FILADÉLFIA NOS ÚLTIMOS DIAS 4.1 – A iminência da volta de Jesus: Amar a Cristo é ter seus olhos voltados ao céu para aguardar ansiosamente a Sua volta. Filadélfia alegrou-se pelo teor da carta... E você? Suspira pelo arrebatamento da igreja?
IV – FILADÉLFIA NOS ÚLTIMOS DIAS 4.2 – A grande tribulação: x
IV – FILADÉLFIA NOS ÚLTIMOS DIAS 4.3 – A coroa de glória: Está você também a vigiar e cuidar de sua vida espiritual? O diabo rouba (se puder): Seu tempo. Seus bens. Sua saúde. Sua santidade. Seu galardão. Sua vida eterna. C U I D A D O !
TESTE SEUS CONHECIMENTOS 4 – O que Jesus alertou em sua carta à igreja de Filadélfia? 5 – Você ama a volta do SENHOR?
CONCLUSÃO Mantenhamo-nos fiéis. O SENHOR Jesus não tarda. “Em seu inconfundível amor, promete-nos: a quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome” (Ap 3:12) Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas.