190 likes | 420 Views
Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC. A VISÃO DO CRISTO GLORIFICADO. Lição 2 – 08/04/2012. Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 8856-0625 E-mail : sergio.joinville@gmail.com MSN : sergiolenz@hotmail.com.
E N D
Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC A VISÃO DO CRISTO GLORIFICADO Lição 2 – 08/04/2012 Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 8856-0625 E-mail: sergio.joinville@gmail.com MSN: sergiolenz@hotmail.com
“Não temas; eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno” (Ap 1:17,18). Texto áureo VERDADE PRÁTICA Embora humilhado e ferido de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou e, gloriosamente, voltará como Rei dos reis e Senhor dos senhores.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Apocalipse 1:9-18 9 Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. 10 Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, 11 que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia. 12 E voltei-me para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro, 13 e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro; 14 e a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve; e os seus olhos como chama de fogo; 15 e os seus pés, semelhantes a latão reluzente que fora refinado numa fornalha; e a sua voz como a voz de muitas águas. 16 Tinha ele na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força. 17 Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último. 18 Eu sou o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre! e tenho as chaves da morte e do inferno.
I N T R O D U Ç Ã O Quem se apresentou a João em Patmos não foi qualquer um… foi o próprio Cristo glorificado. Mas… Qual o verdadeiro significado da glorificação de Cristo? Necessitamos compreender a encarnação para entender a glorificação. Vamos a lição.besta? O que são os 1000 anos do capítulo 20?
Principais Heresias Acerca da Cristologia: HOUSE, H. Wayne. Teologia cristã em quadros. São Paulo: Vida, 2000, p. 61-3.
I – O CRISTO ENCARNADO 1.1 – A encarnação: Jesus foi formado no ventre de Maria, porém não era uma semente de Maria, não era um óvulo proveniente de uma mulher. Seu corpo foi formado pela Palavra e pelo Espírito Santo. O anjo declarou a Maria: "você terá um filho, dará a luz um filho", e Maria creu nessa Palavra, recebeu essa Palavra, abriu sua vida e disse: "cumpra-se na serva do Senhor conforme a Sua Palavra." A Palavra de Deus, proferida pelo anjo, foi a semente e em seguida Maria manifestou sua dúvida e o anjo completou: "o Espírito Santo te envolverá"; da união da Palavra e do Espírito Santo é que o corpo de Jesus foi gerado no útero de Maria. Quando Maria no final falou: "cumpra-se na serva do Senhor conforme a Sua Palavra", ela estava acolhendo, aceitando, crendo na Palavra de Deus; então o Espírito Santo germinou a semente e o corpo de Jesus foi gerado. À partir daí, Deus pôde entrar nesse mundo, encarnado no corpo recém formado no ventre de Maria, a fim de ser 100% Deus e 100% homem.
I – O CRISTO ENCARNADO 1.1 – A encarnação: • Jesus veio ao mundo • Assumiu nossa natureza • Suportou nossas tentações • Foi amigo de marginalizados • Tocou intocáveis • Identificou-se totalmente • Foi totalmente humano sem deixar de ser Deus • Missão exige encarnação • Ingressar num mundo alheio sem perder convicções, valores e padrões cristãos
I – O CRISTO ENCARNADO 1.2 – O objetivo da encarnação: 1 - Revelar Deus aos homens (Jo. 1:18). 2 - Prover um exemplo de vida (1 Pe. 2:21). 3 - Prover um sacrifício pelo pecado (Hb. 10:1-10). 4 - Destruir as obras do diabo (1 Jo. 3:8). 5 - Ser um sumo Sacerdote misericordioso (Hb. 5:1-2). 6 - Cumprir a aliança davídica (Lc. 1:31-33). 7 - Ser sobremaneira exaltado (Fp. 2:9).
TESTE SEUS CONHECIMENTOS 1 – Por que a encarnação de Cristo é o grande mistério da piedade? 2 – Qual a importância da encarnação de Cristo?
III – O CRISTO GLORIFICADO João vê e descreve dez características de Jesus: 1) Suas Vestes (v. 13) - Falam de Cristo como Sacerdote e Rei. Ele nos conduz a Deus e reina sobre nós. 2) Sua Cabeça (v. 14) - Falam da sua divindade, da sua santidade e da sua eternidade. 3) Seus Olhos (v. 14) - Falam da sua onisciência que a tudo vê e perscruta. Ele é o juiz diante de quem tudo se desnuda. 4) Seus Pés (y.,1.5) - Isso fala da sua onipotência para julgar os seus inimigos. Convém que ele reine até que ponha todos os seus inimigos debaixo dos seus pés (1 Co 15:23). Lopes, Hernandes Dias. Estudos no Livro do Apocalipse. Editora Hagnos (Apostila que deu origem ao Livro: "Apocalipse: o Futuro Chegou, as Coisas que em Breve Devem Acontecer“)
III – O CRISTO GLORIFICADO João vê e descreve dez características de Jesus: 5) Sua Voz (v. 15) - Isso fala do poder irresistível da sua Palavra, do seu julgamento. No seu juízo desfalecem palavras humanas. A voz de Cristo detém a última palavra e é a única a ter razão. 6) Sua Mão (v. 16) - A mão direita é a mão de ação, com a qual age e governa. Isso mostra o seu cuidado com a igreja. Ninguém pode arrebatar você das mãos de Cristo (Jo 10:28). 7) Sua Boca (v. 16) - Essa Palavra aqui não é o Evangelho, mas a Palavra do juízo. A única arma de guerra usada pelo Cristo conquistador no capítulo 19 é a Espada que saía da sua boca (19:5). Essa é a cena do tribunal, onde é proferida a sentença judicial, e precisamente sem contestação. Lopes, Hernandes Dias. Estudos no Livro do Apocalipse. Editora Hagnos (Apostila que deu origem ao Livro: "Apocalipse: o Futuro Chegou, as Coisas que em Breve Devem Acontecer“)
III – O CRISTO GLORIFICADO João vê e descreve dez características de Jesus: 8) Seu Rosto (v. 16) - A visão agora não é mais de um Cristo servo, perseguido, preso, esbofeteado, com o rosto cuspido, mas do Cristo cheio de glória. A luz do “sol” supera o brilho dos candeeiros. 9) Sua Perenidade - O Primeiro e o Último (v. 17) - Ele é o criador, sustentador e consumador de todas as coisas. Ele cria, controla, julga e plenifica todas as coisas. Cristo aqui é enaltecido como vitorioso sobre o último inimigo, a morte. Lopes, Hernandes Dias. Estudos no Livro do Apocalipse. Editora Hagnos (Apostila que deu origem ao Livro: "Apocalipse: o Futuro Chegou, as Coisas que em Breve Devem Acontecer“)
III – O CRISTO GLORIFICADO João vê e descreve dez características de Jesus: 10) Sua Vitória Triunfal (v. 18) - João está diante do Cristo da cruz, que venceu a morte. Ele não apenas está vivo, mas está vivo para sempre. Ele não só ressuscitou, ele venceu a morte e tem as chaves da morte e do inferno. Quem tem as chaves tem autoridade. Jesus recebeu do Pai toda autoridade no céu e na terra (Mt 28:18). Jesus tem não apenas a chave do céu (3:7), mas também a chave da morte (túmulo). Agora a morte não pode mais infligir terror, porque Cristo está com as chaves, podendo abrir os túmulos e levar os mortos à vida eterna. Lopes, Hernandes Dias. Estudos no Livro do Apocalipse. Editora Hagnos (Apostila que deu origem ao Livro: "Apocalipse: o Futuro Chegou, as Coisas que em Breve Devem Acontecer“)
III – O CRISTO GLORIFICADO 3.1 – Ressurreição: A ressurreição do corpo: Seu significado: Sl 16:10 “Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.” Jesus retornou, falou, andou, comeu, deixou-se tocar (inclusive incentivou que o tocassem) somente para provar-lhes que não era uma visão nem uma simples aparição. No passado: era apenas voltar a viver para morrer dali alguns anos... De Cristo: envolvia, além de tornar a viver, ser exaltado e glorificado como Deus, tornando-o o primogênito dentre os mortos e o irmão mais velho de todos os que nele crerem.
III – O CRISTO GLORIFICADO 3.2 – Ascensão aos céus:
III – O CRISTO GLORIFICADO 3.3 – A Segunda Vinda: • A consolação deixada por Cristo foi a Sua volta. • A confirmação de Sua volta seria a colheita de almas operada pela Igreja. • O ápice de sua volta seria a feliz reunião de todos os salvos com o seu Salvador.
TESTE SEUS CONHECIMENTOS 3 – Por que a nossa fé seria vã se Cristo não tivesse ressuscitado? 4 – Segundo a lição, quando de fato teve início a glorificação de Nosso Senhor? 5 – Descreva, com suas palavras, o Cristo glorificado conforme visto pelo apóstolo João em Patmos.
CONCLUSÃO • Isaíasviu o Cristo humilhado e ferido de Deus (Is 53:4). • Jesus porém, ressuscitou. Acha-se, agora, à destra do Pai Celeste. E logo virábuscar-nos. • Estávocêpreparado para estemomento? • Járecebeu a Jesus como o seu Salvador? • Tem convicção da vida eterna? • Como Ezequiel, enalteçamos a glória do Cordeiro de Deus: “Benditaseja a glória do SENHOR” (Ez 3:12).