1 / 15

Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 E-mail : sergio.joinville@gmail

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Penha - SC. Quem é o Espírito Santo. Li ç ão 1 – 03 de Abril de 2011. Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 E-mail : sergio.joinville@gmail.com BLOG :http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN : sergiolenz@hotmail.com. Lição 1

emiko
Download Presentation

Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 E-mail : sergio.joinville@gmail

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Igreja Evangélica Assembléia de Deus Penha - SC Quem é o Espírito Santo Lição 1– 03 de Abril de 2011 Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 ou 9221-4433 E-mail: sergio.joinville@gmail.com BLOG:http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN: sergiolenz@hotmail.com

  2. Lição 1 03 de Abril de 2011 E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre (Jo 14:16). Quem é o Espírito Santo Texto Áureo VERDADE PRÁTICA O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade Santíssima e, à semelhança do Pai e do Filho, é Deus.

  3. Esboço da Lição: 1 – A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO 2– A ASEIDADE DO ESPÍRITO SANTO 3 – A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO

  4. I N T R O D U Ç Ã O

  5. I - A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO 1.1 – A doutrina do Espírito Santo:

  6. I - A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO 1.2 – O Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento: • NO AT • Na criação, planejamento e construção do universo. • Na formação do homem. • Agiu por meio dos juízes, reis, sacerdotes e profetas. • NO NT • Presente no nascimento e vida terrena de Jesus. • Inspirou, capacitou e guiou os hagiógrafos. • Atuou soberanamente conforme registra Atos na vida da Igreja iniciante.

  7. I - A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO 1.3 – O Espírito Santo na atualidade Seria, porventura, histeria coletiva ou loucura geral a forte e impactante presença divina na vida de milhares e milhares de pessoas ao redor do globo em todas as épocas que se tem registro, ou realmente o Espírito Santo tem salvado, curado, batizado e preparado um povo para morar no céu com Jesus?

  8. II - A ASEIDADE DO ESPÍRITO SANTO 2.1 – A aseidade e existência do Espírito Santo: Tem personalidade distinta e separada de Deus, isto é, procede de Deus, é enviado por Deus e é dom dado aos homens, mas não é independente de Deus, representando o único Deus nas esferas do pensamento, da vontade e da atividade.

  9. II - A ASEIDADE DO ESPÍRITO SANTO 2.2 – Atributos incomunicáveis – Onipresença: A palavra Onipresença deriva-se de dois vocábulos latinos: OMNIS – que significa “tudo” e PRAESUM – que significa “estar próximo ou presente”. O Espírito Santo perscruta e penetra em todas as esferas de nossos pensamentos e sentimentos, pois está presente em toda parte. Ele não se divide em várias manifestações, porque sua presença é total em cada lugar onde estiver.

  10. II - A ASEIDADE DO ESPÍRITO SANTO 2.2 – Atributos incomunicáveis – Onisciência: A onisciência é um atributo natural de DEUS, 1Co 2:9-11. Os atributos não são declarados nominalmente, porém as idéias são claríssimas. Comparemos a passagem BÍBLICA de Is 6:8-10 com At 28:25-27. Na passagem de Isaías quem fala é DEUS porém, na passagem de Atos, Paulo atribui o que está escrito ao ESPÍRITO SANTO, sem distinção alguma. Em Jr 31:33-34 e Hb 10:15-17, constatamos a mesma situação. Na passagem de Jeremias quem está falando é DEUS, já na passagem da carta aos Hebreus é o ESPIRITO SANTO que fala, também sem nenhuma distinção.

  11. II - A ASEIDADE DO ESPÍRITO SANTO 2.2 – Atributos incomunicáveis – Onipotência: Onipotência (ou poder, e soberania) - Sl 24.8 Ele é Deus. Não há impossíveis para o Espírito Santo. O homem é limitado, mas o Consolador tudo pode fazer. Ele sustenta todas as coisas (Hb 1:3). O maior milagre que Ele opera é o novo nascimento (Jo 3:3).

  12. III - A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO 3.1 – O Espírito Santo tem personalidade: X Inteligência: está relacionado ao intelecto. Pensa, raciocina, reflete e analisa. Sentimento: tem haver com emoções, sentido, alegria, amor, paz, tristeza e saudade. Volição: é o livre arbítrio, poder escolher ou decidir. O ES faz o que quer como quiser.

  13. III - A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO 3.2 – O Espírito Santo tem emoções: Afeição conforme o minidicionário Aurélio, é: 01= Afeto, amor. 02= Inclinação, pendor. Para inclinação, temos: 01= Disposição, tendência; 02= Simpatia. Para pendor: 01= Propensão, tendência. Desta forma, a afeição do ESPÍRITO SANTO é sua capacidade, inclinação e ou tendência para o amor. A afeição do ESPÍRITO SANTO é demonstrada, até pela sua tristeza quando o crente em JESUS CRISTO desobedece a DEUS, Ef 4:30. Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. MINIDICIONÁRIO AURÉLIO. Editora Nova Fronteira. 1a Edição, 6a Impressão RJ, Brasil.

  14. III - A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO 3.3 – O Espírito Santo tem vontade: • Sobre vontade, vejamos o que nos diz o minidicionário Aurélio: • Faculdade de representar mentalmente um ato que pode ser ou não praticado em obediência a um impulso ou a motivos ditados pela razão. • Sentimento que incita alguém a atingir o fim que essa faculdade propõe. • Capacidade de escolha, de decisão. • Firmeza. • Capricho. • Desejo ou determinação expressa. • A vontade do ESPÍRITO SANTO abrange todas estas características. • Podemos verificar a vontade do ESPÍRITO SANTO em ação em At 13:1-4.

  15. C O N C L U S Ã O Precisamos conhecer melhor o Espírito Santo, pela nossa total e contínua rendição e comunhão com Ele para entendermos devidamente suas manifestações. Ele não é um mero símbolo ou uma energia celestial. É a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele é Deus. Como igreja de Cristo, mantenhamos a comunhão com o Espírito Santo, o Espírito de santidade e de vida, a fim de preservar os ensinos e os valores bíblicos que fundamentam a fé pentecostal.

More Related