1 / 32

CICLO I DOM LEI DE ADORAÇÃO PRECE E EVANGELHO NO LAR ROSANA DE ROSA 2013-06-02

CICLO I DOM LEI DE ADORAÇÃO PRECE E EVANGELHO NO LAR ROSANA DE ROSA 2013-06-02. ROTEIRO DO ESTUDO. Lei de Adoração : Dizer em que consiste a adoração . Explicar a maneira de adorar a Deus segundo o Espiritismo .

emil
Download Presentation

CICLO I DOM LEI DE ADORAÇÃO PRECE E EVANGELHO NO LAR ROSANA DE ROSA 2013-06-02

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CICLO I DOM LEI DE ADORAÇÃO PRECE E EVANGELHO NO LAR ROSANA DE ROSA 2013-06-02

  2. ROTEIRO DO ESTUDO Lei de Adoração: Dizeremqueconsiste a adoração. Explicar a maneira de adorar a Deus segundo o Espiritismo. Prece: Conceituarprece. Justificara importânciadaprece. Explicara eficáciae a açãodaprece. Envagelho No Lar: Ato de adoração a Deus. Importância. Como se faz.

  3. LEI DE ADORAÇÃO Década de 60: oshomensestavamtãoinebriados com o progressocientíficoque, emdiversosjornais e revistas, forampublicadosartigosquedecretavam a morte de Deus. Crença e Adoração a DEUS Avanço Científico Nosdiasatuais: a Ciência é incapaz de atender as necessidadescrescentes do homemsejamfísicas, emocionais, afetivas, sociaisouespirituais LEIS NATURAIS

  4. LEI DE ADORAÇÃO LE 650. A adoraçãoresulta de um sentimentoinatoou é produto do ensino? - “É sentimentoinato, como o daDivindade. O homem é levadopelaconsciência de sua fraqueza a curva-se ante Aqueleque o podeproteger.” LE 651. Houvepovosdesprovidos de qualquersentimento de adoração? • “Não. Jamaishouverampovosateus. • Todoscompreendem a existência de um ser • supremo, acima deles próprios.”

  5. LEI DE ADORAÇÃO LE 652. Podeconsiderar-se a adoraçãocomotendosuafontena lei natural? “Elaestána lei natural pois é resultado de um sentimentoinato no homen. Poristo a encontraisemtodosospovos, postoque sob formasdiferentes. ” deuses vingativos; deuses guerreiros; deuses que necessitavam de agrados; - animais ferozes; fenômenos da natureza, etc.

  6. LEI DE ADORAÇÃO O processo de adoraçãoacompanha a evoluçãodacriaturahumana, umavezque, como o homemevoluiintelecto e moralmente, aperfeiçoatambémsuaconcepção de Deus e a sua forma de adorá-lo.

  7. LEI DE ADORAÇÃO Dicionário Houaiss: culto que se rende a alguém ou a algo considerado divindade Segundo o espiritismo: consiste na elevação do pensamento a Deus. Os Espíritossuperioresnosesclarecemqueadoraçãoverdadeira é do coração. Emtodas as vossasações, lembrai-vossempre de que o Senhor tem sobrevós o olhar. (LE 653) INTENÇÃO Todososhomenssãoirmãos e filhos de Deus. Deus chama a sitodosqueseguemsua lei sejaqual for a forma sob a qualesta é expressa.

  8. LEI DE ADORAÇÃO IDÉIA DE DEUS NA HUMANIDADE • Politeísmo Oriente • Monoteísmo Cristianismo • 653 A adoração tem necessidade de manifestaçõesexteriores? • A verdadeiraadoração é a do coração.

  9. A palavra “deus” tinha uma acepção muito ampla, uma qualificação genérica, que se dava a todo ser existente fora das condições humanas; Tudo que representasse um poder maior que o do ser humano, era adorado como um “deus”. Antiguidade

  10. PRECE • LE - 659 - Qual é o carátergeraldaprece? – A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensarn’Ele; é se aproximard’Ele; é se colocaremcomunicação com Ele. • Louvar PRECE • AGRADECER • PEDIR Prece de louvor a Deus pela beleza, pela natureza, pela perfeição, por puro amor ao pai, é uma mensagem de carinho, de afeto e de ternura, por entender o que é amar a Deus sobre todas as coisas • é necessário saber o que pedir, o que se deve e o • que não se deve pedir; • é muito importante perceber a resposta, que muitas vezes não é a que nós queremos, mas é a que nós necessitamos. • Agradecer aquilo que temos, que recebemos, as oportunidades, os talentos, as bênçãos.

  11. O PaiNossorepresenta o maisperfeitomodelo de concisão, verdadeiraobra-prima de sublimidade e simplicidade. PaiNosso • Jesus (Mateus 6:9-13) LOUVOR AGRADECIMENTO PEDIDO

  12. “(…) a precedeve ser umaexpansãoíntimada alma para com Deus, um colóquiosolitário,umameditaçãosempreútil, muitasvezesfecunda. É porexcelência o refúgio dos aflitos, dos coraçõesmagoados…” (Léon Denis – DepoisdaMorte – 5a. Parte cap. LI (A prece) Conceito de Prece(cont.)

  13. Pedido: por nós ou por outra pessoa é necessário saber o que pedir, o que se deve e o que não se deve pedir; é muito importante perceber a resposta, que muitas vezes não é a que nós queremos, mas é a que nós necessitamos. Reconhecimento ou agradecimento agradecer àquilo que temos, que recebemos, as oportunidades, os talentos, as bênçãos. Louvor, Contemplação ou Glorificação prece de louvor a Deus pela beleza, pela natureza, pela perfeição, por puro amor ao pai, é uma mensagem de carinho, de afeto e de ternura, por entender o que é amar a Deus sobre todas as coisas FINALIDADES DA PRECE

  14. . • É VÁLIDO ORAR PARA OUTRA PESSOA? • – O Espíritodaquelequeora age pelasuavontade de fazer o bem. Pelaprece, atraibonsEspíritosque se associamaobemquequerfazer. LE 662 PRECE

  15. Energias Elevadas Estado de Prece V i g i l â n c i a O r a ç ã o METABOLIZAÇÃO

  16. MECANISMO DA PRECE O Espiritismo torna compreensível a ação da prece, explicando o modo de transmissão do pensamento. Todos nos estamos mergulhados no fluido universal, que ocupa o espaço todos os seres, encarnados e desencarnados, tal qual nos achamos, neste mundo, dentro da atmosfera. Esse fluido recebe da vontade uma impulsão; ele é o veículo do pensamento, como o ar o é do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, ao passo que as do fluido universal se estendem ao infinito

  17. MECANISMO DA PRECE “(...) A ENERGIA DA CORRENTE GUARDA PROPORÇÃO COM A DO PENSAMENTO E DA VONTADE. É ASSIM, QUE OS ESPÍRITOS OUVEM A PRECE QUE LHE É DIRIGIDA, QUALQUER QUE SEJA O LUGAR ONDE SE ENCONTREM (...)” “(...) Dirigindo, pois, o pensamento para um ser qualquer, na terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado, ou vice versa, uma corrente fluidica se estabelece entre um e outro, transmitindo de um ao outro o pensamento, como o ar transmite o som (...)”

  18. MECANISMO DA PRECE • “(...) O HOMEM SE ACHA ENTÃO NA POSIÇÃO DE ALGUÉM QUE SOLICITA BONS CONSELHOS E OS PÕE EM PRÁTICA, MAS CONSERVANDO A LIBERDADE DE SEGUI-LOS OU NÃO (...)” ESE (Allan Kardec) - Cap. XXVII § 12 ESTÍMULO DO ESPÍRITO DE LUZ ENCARNADO, ENTÃO, CAPTA O ESTÍMULO

  19. LUGAR ESPECIAL PARA SE FAZER A PRECE O templo fundamental da cada ser humano é o seu coração. A prece sentida não exige locais. • Ninguémpodeimaginar, enquantona • Terra, o valor, a extensão e a eficácia • de umaprecenascidanafonte viva • do sentimento • Emmanuel - (Reformador - 6/953)  [55 - página151]

  20. ATITUDE PERANTE A PRECE

  21. ImportânciadaPrece- Distinção entre Orar & Rezar ORAR REZAR Rezar é repetirpalavrassegundofórmulasdeterminadas. É produzir eco que a brisadissipa, comosucede à voz do sinoque no espaço se espraia e morre. Orar é sentir. O sentimento é intraduzível. Nãohápalavraque o defina com absolutaprecisão. O maisricovocabulário do mundo é pobreparatraduzir a grandeza de um sentimento.

  22. O QUE É EVANGELHO NO LAR • CONCEITO • Éumareunião da famíliaemdia e horacertos, paraestudo do Evangelho e oraçãoemconjunto. • É umareunião familiar de estudo e reflexão dos ensinamentos de Jesus, interpretadas à luzdaDoutrinaEspírita, naqual se utiliza a prececomoinstrumento de ligação com o Senhorda Vida.” (Missionáriosda Luz – André Luiz, Cap. 6)

  23. IMPORTÂNCIA DO EVANGELHO NO LAR A família é o núcleo básico da sociedade e onde reencarnam os espíritos a fim de continuar seu processo de evolução. É nela onde se processam os encontros de antigos afetos e desafetos para o necessário crescimento espiritual.

  24. IMPORTÂNCIA DO EVANGELHO NO LAR • “Nãoésomente a moradia dos corpos, mas, acima de tudo, a residência das almas. • santuáriodomésticoqueencontrecriaturasamantes da oração e dos sentimentoelevados, converte-se em campo sublime das maisbelasflorações e colheitasespirituais” • (Missionários da Luz – André Luiz, Cap. 6) No Larquerealiza o Evangelho :

  25. “O culto familiar do Evangelhonão é somente um curso de iluminação interior , mas tambémprocessoavançado de defesa exterior, pelasclaridadesespirituaisqueacendeemtorno. O homemqueoratrazconsigoinalienávelcouraça. O larquecultiva a precetransforma-se emfortaleza” Os Mensageiros– André Luiz, Cap. 37) Evangelho No Lar - LarnaVisãoEspírita

  26. QUEM PARTICIPA DO EVANGELHO NO LAR ? A presença deve ser sempre espontânea e jamais imposta. Se um membro da família se recusar a participar, a decisão deve ser, da mesma forma que se ora pelos ausentes. Ainda que seja uma única pessoa, esta deve contar com a participação de seu anjo da guarda –no mínimo.

  27. ROTEIRO PARA A REALIZAÇÃO DO EVANGELHO NO LAR • Desenvolvimento: • Preceinicial • Leitura e comentário de Uma paágina do evangelho,com participação de todosospresentes. A reuniãopode ser enriquecida, conforme o caso, com poesia, históriaounarrativa de fatosreais • Prece de encerramento(ocasiãoemque se podeorarpelosquenãopuderamestarpresentes: parentes, amigos, vizinhos, etc..

  28. RECOMENDAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO EVANGELHO NO LAR • Nãoultrapasseumahora de duração; • Abster-se de manifestações de Espíritos; • Pode-se colocaráguarparaquesejamagnetizadapelosBenfeitoresEspirituais; • Realizar a reuniãosemanalmenteemdia e horáriocerto;

  29. EVANGELHO NO LAR • Nuncapoderemosenumerartodososbenefícios da oração.

  30. O dia tem 24 horas. A semana tem 168 horas. Façamos um esforcoparatirar 30 minutospara realizar o Evangelho no Lar.

  31. BIBLIOGRAFIA -Quemtem Medo da Morte, Richard Simonetti -EvangelhoSegundo o Espiritismo, Alan Kardec(cap. XVII) -Apostila do ESDE Módulo IX – Lei de Adoração -OsMissionários da Luz- André Luiz - Cap. 6 A Oração -OsMensageiros– André Luiz – Cap. 25 e Cap. 37 -Conhecendo o Espiritismo - Adenáuer Novaes –Cap. 18

  32. HAVE A GREAT SUNDAY

More Related