150 likes | 528 Views
Microeconomia. Aula 5 Prof. Karine R. de Souza. Estrutura de Mercado.
E N D
Microeconomia Aula 5 Prof. Karine R. de Souza
Estrutura de Mercado O preço e a quantidade de equilíbrio nos mercados é a resultado da ação da oferta e demanda. Entretanto, a oferta e a demanda interagem de modo a apresentar resultados distintos em cada mercado, pois cada um tem características específicas de produto, condições tecnológicas, acesso, informação, tributação, regulamentação, participantes, localização no espaço e no tempo que o torna único. As estruturas de mercado são modelos que captam aspectos inerentes de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca alguns aspectos essenciais da interação da oferta e demanda, e se baseia em algumas hipóteses e no realce de características observadas em mercados existentes, tais como: o tamanho da empresas, a diferenciação dos produtos, a transparência do mercado, os objetivos dos empresários, o acesso de novas empresas etc.
Estrutura de Mercados Concorrência Perfeita Um mercado em concorrência perfeita é aquele que se caracteriza por: • Existência de um grande número de vendedores e compradores: cada produtor e cada comprador é tão pequeno em relação ao preço de mercado que suas ações individuais tornam-se imperceptíveis. • O produto transacionado é homogêneo: o sentido de homogeneidade consiste na afirmação de que o produto de cada vendedor, deve ser igual ao produto de qualquer outro vendedor. Isto significa que os compradores são indiferentes quanto a empresa que adquirem seus produtos. • Há perfeita mobilidade de fatores de produção: os fatores de produção: terra, capital e trabalho tem plena mobilidade. Isto significa que as máquinas empregadas na produção de sapatos podem ser empregadas na produção de roupas e assim por diante. • Há livre mobilidade de empresas no mercado: as empresas podem a qualquer momento sair de seu setor e entrar em outro. Isso permite que firmas menos eficientes saiam do mercado e que nele ingressem firmas mais eficientes. • Existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto: esta hipótese também é conhecida como transparência do mercado. Atualmente não existe mercado tipicamente de concorrência perfeita. O mercado dos produtos hortifrutigranjeiros (feira livre) é o exemplo que mais e aproxima a esse tipo de mercado.
Estrutura de Mercado Estas hipóteses justificam os pressupostos, que, na prática, definem a concorrência perfeita. 1) Ao preço de mercado, p, a empresa vende a quantidade de produto que quiser. A um preço superior, a empresa não consegue vender qualquer quantidade. 2) A procura da empresa (qS) é horizontal, ou seja, infinitamente elástica. A procura da indústria (QS) tem a configuração típica.
Estrutura de Mercado Monopólio O mercado monopolista se caracteriza por apresentar condições opostas às da concorrência perfeita. Não há, portanto concorrência, nem produto substituto ou concorrente. Nesse caso, ou os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixaram de consumir o produto. O produtor tem o poder de dimensionar o mercado, fixando o volume de produção e, conseqüentemente, estabelecendo o nível de preços bastante superior, comparativamente, aquele que seria determinado em um mercado de concorrência perfeita. Ex: companhias de água e esgoto em determinadas localidades Existem barreiras, que podem advir das seguintes condições: Monopólio puro, elevado volume de capital, patente e controle de matérias-primas básicas, existem ainda, os monopólios institucionais ou estatais em setores considerados estratégicos ou de segurança nacional (*petróleo, *energia, *comunicação). No Brasil, um exemplo de monopólio coercivo ocorre na exploração de petróleo que era exclusivamente feita pela Petrobrás até 1997. A partir da Emenda Constitucional nº 9, de 1995, o parágrafo primeiro do artigo 177 da Constituição Federal, flexibilizou esse monopólio, admitindo que a União pode contratar com empresas estatais ou privadas a realização das atividades econômicas objeto de monopólio (Pesquisa, lavra, refino, importação exportação e transporte), observadas as condições estabelecidas em lei (Lei do Petróleo nº 9.478/97)
Estrutura de Mercado Oligopólio Éum tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Pode caracterizar-se como um mercado em que há um pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou então onde há um grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como a indústria de bebidas. Exemplos: montadoras de veículos, setor de cosméticos, indústria de papel, indústria farmacêutica etc. Nos oligopólios, tanto as quantidades ofertadas quanto os preços são fixados entre as empresas por meio de cartéis. Podemos caracterizar também tanto oligopólios com produtos diferenciados (como a indústria automobilística) como oligopólios com produtos homogêneos (alumínio, cerveja)
Estrutura de Mercado Concorrência Monopolista Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio, pelas seguintes características: Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem ou prestação de serviços complementares (pós-venda). Margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado. Essas características acabam dando um pequeno poder monopolista sobre o preço de seu produto, embora o mercado seja competitivo (daí o nome concorrência monopolista). Exemplos: - Material de limpeza, bebidas, cigarros, lâminas de barbear, lâmpadas elétricas, pizzaria, lojas de roupas, farmácias e restaurantes.
Estrutura de Mercado Monopsônio Trata-se de uma forma de mercado na qual há somente um comprador para muitos vendedores dos serviços dos insumos. Nesta estrutura de mercado, mesmo quando vários produtores fortes oferecem o produto, os preços não são determinados pelos vendedores, mas, sim, pelo comprador.Imaginemos uma indústria processadora de tomate situada no interior de Goias. Por uma questão de custo de transporte e de perecibilidade do produto, os produtores certamente só poderão vendê-lo a essa empresa, sujeitando-se à sua politica de preços e a seu direcionamento estratégico. EXEMPLO : INDÚSTRIA DE PLÁSTICO. Oligopsônio É um mercado onde existem poucos compradores que dominam o mercado para muitos vendedores. Exemplo: indústria de laticínios. Em cada cidade existem dois ou três laticínios que adquirem a maior parte do leite dos inúmeros produtores rurais locais. A indústria automobilística, além de oligopolista no mercado de bens e serviços, também é oligopsonista na compra de autopeças. Nesta estrutura de mercado , os preços também são determinados pelos compradores. EXEMPLO: INDÚSTRIA DE FÁBRICA : EXISTEM MUITAS EMPRESAS QUE FORNECEM PEÇAS PARA UM ÚNICO COMPRADOR. EX: FORD.
Exercícios de Fixação • O mercado de um bem X se caracteriza por um grande número de produtores e poucos compradores. A denominação técnica de um mercado desse tipo é: • Monopólio • Oligopólio • Oligopsônio • Concorrência Perfeita • 2) No Brasil, qual dos seguintes produtos é produzido numa estrutura de mercado oligopolista? • Milho • Roupas • Café • Automóveis • 3)Quais dos seguintes pares são incompatíveis? • Perfeita competição – muitos vendedores • Concorrência Monopolística – produtos diferenciados • Monopólio – um único vendedor de um bem com substitutos próximos • Monopsônio – um único comprador