1 / 6

SHANTALA: Massagem para bebés

SHANTALA: Massagem para bebés. Schantala é uma técnica de massagens para bebés trazida da India e introduzida no Ocidente pelo médico obstetra F. Leboyer nos anos 70.

Download Presentation

SHANTALA: Massagem para bebés

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SHANTALA: Massagem para bebés

  2. Schantala é uma técnica de massagens para bebés trazida da India e introduzida no Ocidente pelo médico obstetra F. Leboyer nos anos 70. A técnica foi batizada de “Schantala” em homenagem à Indiana que lhe ensinou a técnica e se deixou fotografar massageando seu filho.

  3. Na India esta prática não tem nome especifico, pois trata-se de uma actividade que faz parte da rotina de cuidados com o bebé. Foi essa interacção, vinculação mãe/filho que encantou Leboyer e que no Ocidente vem a ser uma forma dos pais aprofundarem o vinculo afectivo com seus bebés. A técnica consiste em massajar a criança nua sobre as pernas da mãe, que deve estar sentada no chão mas não em contacto directo com o solo. É uma sequência de movimentos, deslizamentos feitos através das mãos. Para realizar as massagens é necessário que a mãe esteja numa posição confortável, com as costas direitas, ombros relaxados e pernas esticadas. Os movimentos são feitos de dentro para fora do centro para as extremidades, ou de baixo para cima . É essencial que as duas mãos estejam relaxadas , devem estar livres de qualquer tensão, só assim irão trabalhar em harmonia, é executada num ritmo lento, constante e firme. Começa –se pelo lado esquerdo e termina-se pelo lado direito, segundo a medicina oriental este é o sentido da energia no corpo humano

  4. Durante as massagens é necessário usar somente óleos naturais como por exemplo: òleo de amêndoas ou de camomila, um fundo musical suave e uma iluminação mais branda para manter o ambiente aconchegante. O ambiente deve ser aquecido com uma temperatura agradável, pois o bebé não deve sentir frio. É aconselhável que seja realizada diariamente de manhã , poderá ser repetida á tarde antes do sono. A criança deve estar em jejum e caso esteja com febre, constipada , com a pele sensível ou com sono esta deve ser evitada. A massagem será seguida pelo banho que completara a sensação de profundo relaxamento. Shantala até que idade: Pelo menos nos quatro primeiros meses, até a criança não conseguir mudar de lugar.

  5. BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DO BEBÉ • Benefícios da massagem: • Fortalece o sistema imunitário • Desenvolvimento emocional principalmente o reforço do vinculo e da segurança através do toque da pele • Tonifica os músculos e articulações • Melhora o sistema digestivo do bebé • Melhora o sistema respiratório, ajudando o organismo a expelir toxinas • Promove um sono tranquilo • Ajuda a acalmar as cólicas e prisão de ventre • Activa a circulação sanguínea • Estimula o sistema gastrointestinal e cardiovascular, aumentando a coordenação o autoconhecimento, facilitando a comunicação e o vínculo com os pais.

  6. Porquê Massajar o bebé? Não tem a ver com condição social e económica, massajar um bebé é um acto de amor que fortalece e reforça o elo maternal e ajuda a criança a crescer feliz e com maior auto –estima. Resumindo: Shantala é um carinho com sequência técnica, direcção que deve ser repetida no bebé diariamente a partir do 1º mês de idade. As suas características são o silêncio, a concentração e o amor. Desenvolve outros tipos de diálogo entre a mãe e o bebé não verbais (com os olhos e com as mãos). “A massagem de bebés é uma arte tão antiga quanto profunda. Simples, mas difícil por ser simples como tudo o que é profundo” F. Leboyer

More Related