210 likes | 230 Views
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO III SEMINÁRIO DEMOCRACIA, DIREITO E GESTÃO PÚBLICA UMA BREVE ANÁLISE DA GESTÃO DO INSTITUTO PRÓPRIO DE PREVIDENCIA DO MUNICIPIO DE SANTA HELENA – PB, NO ANO DE 2010. Autora: Gislany Assis da Silva Co-autores : Joseilma Dantas Ageu e Heriano Azevedo de Lucena.
E N D
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTOIII SEMINÁRIO DEMOCRACIA, DIREITO E GESTÃO PÚBLICAUMA BREVE ANÁLISE DA GESTÃO DO INSTITUTO PRÓPRIO DE PREVIDENCIA DO MUNICIPIO DE SANTA HELENA – PB, NO ANO DE 2010 Autora:Gislany Assis da Silva Co-autores: Joseilma Dantas Ageu e Heriano Azevedo de Lucena
UMA BREVE ANÁLISE DA GESTÃO DO INSTITUTO PRÓPRIO DE PREVIDENCIA DO MUNICIPIO DE SANTA HELENA – PB, NO ANO DE 2010 A Previdência Social é um seguro que o trabalhador faz durante o período em que está exercendo suas atividades para que possa usufruir de benefícios futuros. No Brasil está dividida em três regimes distintos: • Regime Geral de Previdência Social - RGPS • Regime de Previdência Complementar – RPC • Regime Próprio de Previdência Social – RPPS
UMA BREVE ANÁLISE DA GESTÃO DO INSTITUTO PRÓPRIO DE PREVIDENCIA DO MUNICIPIO DE SANTA HELENA – PB, NO ANO DE 2010 • Lei de Instituição da Previdência no Brasil; Lei Eloy Chaves, emanada do Decreto Legislativo n° 4.682, de 24 de janeiro de 1923. • Lei de Instituição da Previdência Própria no Brasil; Lei 9.717/98, de 27 de novembro de 1998. • Lei de criação do IPAM-Instituto Próprio de Previdência do Município de Santa Helena-PB. Lei Municipal 272 de 15 de setembro de 1993.
UMA BREVE ANÁLISE DA GESTÃO DO INSTITUTO PRÓPRIO DE PREVIDENCIA DO MUNICIPIO DE SANTA HELENA – PB, NO ANO DE 2010 • Descritiva – Analisar os principais atos da gestão • Pesquisas Bibliográficas – Busca na legislação • Pesquisas Documentais – Levantamento preciso em documentos do órgão.
REPASSE DAS CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS Contribuintes: Prefeitura Municipal Câmara Municipal 19% Servidores efetivos (Ativos) 11% Aposentados (inativos) pensionistas
Demonstração das contribuições ao IPAM realizadas pela Câmara Municipal no período de 03/2010 a 13/2010. Fonte: Dados extraídos das folhas de pagamentos dos servidores efetivos da Câmara Municipal.
A Câmara Municipal repassou integralmente as contribuições previdenciárias no período de março ao 13º salário de 2010. Porém nos meses de janeiro e fevereiro não houve total atenção com tais obrigações.
Demonstração das contribuições da Câmara Municipal pendentes a regularizar. Fonte: Dados extraídos das folhas de pagamentos dos servidores efetivos da Câmara Municipal.
A Câmara Municipal nos meses de janeiro e fevereiro repassou as contribuições previdenciárias ao INSS de forma equívoca, uma vez que os servidores são efetivos desde 2002.
Demonstração dos repasses da Prefeitura Municipal ao RPPS em 2010. Fonte: Dados extraídos das folhas de pagamentos dos servidores efetivos da Prefeitura Municipal.
A Prefeitura Municipal não repassou integralmente todas as contribuições previdenciárias, ficando ao final do ano de 2010, com um déficit de R$ 11.870,84.
UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS COM DESPESA ADMINISTRATIVA Fonte: Notificação de Auditoria Fiscal nº 076/2011 – emitida pelo MPAS em 15-04-2011. Fonte: Dados extraídos dos balancetes de despesa de 2010.
As despesas administrativas no ano de 2010 excederam em 6,4%. Ou seja, R$ 36.702,40
Não cumprimento na sua totalidade dos critérios e exigências estabelecidos em Lei pelo MPS; • Posição das entidade diante das irregularidade; • Efetivação dos servidores X aumento da arrecadação; • Transparência da gestão do instituto próprio de Santa Helena;
"Talvez não tenhamos conseguido fazer o melhor, mas lutamos para que o melhor fosse feito, não somos o que deveríamos ser e não somos o que iremos ser, mas graças a Deus não somos o que éramos.“ Martin Luther King
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTOIII SEMINÁRIO DEMOCRACIA, DIREITO E GESTÃO PÚBLICAUMA BREVE ANÁLISE DA GESTÃO DO INSTITUTO PRÓPRIO DE PREVIDENCIA DO MUNICIPIO DE SANTA HELENA – PB, NO ANO DE 2010 • Gislany Silva • gislany3@hotmail.com