260 likes | 398 Views
Universidade Federal de Itajubá. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PRÉ-INCUBAÇÃO. II Workshop de Empreendedorismo e Pré-Incubação. “ O Programa de Pré-Incubação na Universidade Federal de Itajubá ”. Prof. Dr. Elzo Alves Aranha (IEPG) – Coordenador Executivo eaaranha@unifei.edu.br
E N D
Universidade Federal de Itajubá PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PRÉ-INCUBAÇÃO II Workshop de Empreendedorismo e Pré-Incubação “O Programa de Pré-Incubação na Universidade Federal de Itajubá” Prof. Dr. Elzo Alves Aranha (IEPG) – Coordenador Executivo eaaranha@unifei.edu.br Prof. Dr. Robson Moreno (IESTI) – Vice-Coordenador Executivo moreno@unifei.edu.br
Universidade Federal de Itajubá PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PRÉ-INCUBAÇÃO • Gestores em Cada Instituto: • IEPG: Giovanni H. Guimarães • IEM: Necésio Gomes Costa • ISEE: Edson da Costa Bortoni • IRN: Marcelo de Paula Corrêa • ICE: Rossano Gimenes • IESTI: Enio Roberto Ribeiro
Universidade Federal de Itajubá PROGRAMA INSTITUCIONAL DE PRÉ-INCUBAÇÃO Comissão Organizadora do Edital Prof. Rossano Gimenes (coordenador) Profa. Adriana Mattedi Profa. Regina Mambeli Prof. Elzo Alves Aranha Prof. Robson Luiz Moreno
Definição de Pré-incubação “Ambiente Institucional onde as idéias e projetos podem ser validados e testados levando em consideração a viabilidade mercadológica em termos de produtos e serviços” (NDOUNZUAU; PIRNAY; SURLEMONT, 2002)
Universidade: Geração de Idéias Incubadora Universidade Universidade Incubadora Pré-Incubadora Processo de Pré-incubação Dificuldades/Obstáculos Riscos financeiros Falta de conhecimento e competência Desconhecimento do potencial de mercado Medo de riscos Opção atual: Incubadora Desejo de Empreender ? Teste de mercado Assessoramento Treinamento Otimização de recursos Potencialização das atividades acadêmicas
Processo para criação de umspin-off acadêmico (Pipeline) Escopo do novo negócio Geração de idéias Projeto novo negócio Lançamento da spin-off Pacote de Perenidade Escopo Novo Negócio Conclusão Novo Negócio Idéias Spin-off Resultados de Pesquisas Proposição de oferta de valor Instrumentos legais IP protection (contratos) Instrumentos legais de pré-incubação (contratos) Modelo preliminar proposto por Elzo Aranha - Adaptado de NDONZUAU et. al (2002)
Principais objetivos da pré-incubação: • Determinar se há mercado para o produto, serviço ou processo proposto; • Incrementar a capacitação gerencial e de negócios dos proponentes do projeto para, no momento da criação da empresa, as competências necessárias para a fase startup estejam consolidadas. • Criar com este programa uma grande vitrine de projetos inovadores.
A pré-incubação enfatiza a orientação no planejamento, detalhando o gerenciamento estratégico das tecnologias agregadas a protótipos, produtos e serviços, elementos vitais à sustentabilidade futura dos empreendimentos. (CHENG et al., 2003; NDONZUAU; PIRNAY; SURLEMONT, 2002)
Vantagens • Infra-estrutura física: células e módulos individuais para cada projeto, rede lógica e de telecomunicações, etc. • Serviços profissionais: consultorias e assessorias especializadas.
Vantagens • Formação de competências e capacitação: desenvolvimento de produtos, negócios, gerenciamento, marketing, propriedade intelectual.
Vantagens • Suporte institucional e de mercado: • Apoio na formação e desenvolvimento de networking • (abertura, direcionamento e intermediação de contatos, parcerias, alianças estratégicas, acordos de cooperação, acesso a fontes de financiamento e de capital de risco, potenciais clientes e fornecedores, participações em eventos, palestras, seminários, feiras, rodadas de negócios).
Público-alvo Pesquisadores Professores Alunos de graduação e pós-graduação Pessoal Técnico-administrativo
Mecanismos Básicos para o Ambiente de Pré-incubação Indústria/serviços Universidade Mecanismos para geração de idéias de base tecnológica, tradicional, tecnologia social Mecanismos para identificação de problemas Ambiente de Pré-incubação na Universidade Federal de Itajubá Mecanismos de captação e aporte financeiro Mecanismos de Gestão, Acompanhamento e Avaliação Modelo proposto e adaptado a partir de Renato Nunes (2006)
Ambiente de Pré-incubação na Universidade Federal de Itajubá Banco de Problemas (Industria / Serviços) Banco de Idéias (Universidade) Ambiente de Pré-incubação na Universidade Federal de Itajubá Banco de Captação e Aporte Financeiro Banco de Gestão, Acompanhamento e Avaliação Modelo proposto e adaptado a partir de Renato Nunes (2006)
Criar com este programa uma grande vitrine de projetos inovadores.
Principais Ações Gerais do Programa de Pré-Incubação - 2007 Feira de Projetos Inovadores Feira a ser realizada em outubro (Semana de Ciência e Tecnologia) Campeonato/ Olimpíada/Enduro/Maratona do empreendedor Campeonato anual a ser realizado no segundo semestre.
Inscrições deverão ser realizadas através do site do Programa de Pré-Incubação, onde estarão disponíveis as informações sobre o edital.
Os alunos serão protagonistas e atores importantes do processo de pré-incubação. Aluno
Serão realizadas duas oficinas preparatórios para as inscrições no edital: I Oficina do Programa de Pré-Incubação A Dinâmica do programa de Pré-incubação: Concepções e Ações Concretas Data: 20/03/2007 Horário: 16:00hs as 18:30hs Local: Sala Maracanã (B4217)
Serão realizadas duas oficinas preparatórios para as inscrições no edital: II Oficina do Programa de Pré-Incubação Gerando Idéias para o Programa de Pré-Incubação Data: 29/03/2007 Horário: 17:30hs as 18:30hs Local: Auditório da BIM
Serão realizadas duas oficinas preparatórios para as inscrições no edital: III Oficina do Programa de Pré-Incubação Identificando Oportunidades de Negócios Data: 5/04/2007 Horário: 17:30hs as 18:30hs Local: Auditório da Engenharia Elétrica
Informações pela Internet www.preincubacao.unifei.edu.br