1 / 38

LIDERANÇA CRISTÃ

LIDERANÇA CRISTÃ. Liderança cristã. OBJETIVO Provocar uma reflexão sobre os conceitos de líder, liderança e responsabilidades de um líder cristão em relação a seus liderados e a si próprio. Liderança cristã. LÍDERES. Líderes. Líderes. Líderes. Líderes. Líderes. Líderes. Líderes.

evita
Download Presentation

LIDERANÇA CRISTÃ

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. LIDERANÇA CRISTÃ

  2. Liderança cristã OBJETIVO • Provocar uma reflexão sobre os conceitos de líder, liderança e responsabilidades de um líder cristão em relação a seus liderados e a si próprio.

  3. Liderança cristã LÍDERES

  4. Líderes

  5. Líderes

  6. Líderes

  7. Líderes

  8. Líderes

  9. Líderes

  10. Líderes

  11. Líderes

  12. Líderes • Líderes

  13. Liderança cristã OS INSTRUMENTOS E MEIOS DE ATUAÇÃO DE UM LÍDER CRISTÃO

  14. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão LIDERANÇA Poder ou Autoridade?

  15. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão Poder ou Autoridade? Exercício que leva geralmente a destruir relacionamentos, impedir diálogos construtivos Definições: PODER: faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição de força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. AUTORIDADE: habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer, por causa de sua influência pessoal. Ser hábil, ter aptidão, ser competente, capaz, esperto, ágil, etc.

  16. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão Poder ou Autoridade? Liderança: habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando a atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. Objetivo do líder: ter o poder exercendo, também autoridade sobre as pessoas.

  17. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão LIDERANÇA Os Paradigmas Poder ou Autoridade?

  18. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão Os paradigmas Definição de Paradigma: Padrão psicológico, modelo ou mapa que usamos para navegar na vida. Os paradigmas são valiosos quando usados adequadamente; podem se tornar perigosos se os tomarmos como verdades absolutas, sem aceitar quaisquer possibilidades de mudanças que acontecem no decorrer da vida. Palavra chave no conceito de paradigma

  19. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão Os paradigmas

  20. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão O Serviço e o Sacrifício LIDERANÇA Os Paradigmas Poder ou Autoridade?

  21. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão O serviço e o sacrifício O líder não se coloca acima das regras. É cumpridor delas. Uma frase reveladora: “amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam” (Lc 6, 27-28) A autoridade, que é uma característica da liderança, sempre se constrói sobre o serviço e o sacrifício.

  22. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão O Amor O Serviço e o Sacrifício LIDERANÇA Os Paradigmas Poder ou Autoridade?

  23. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão O amor Amor não é sentimento, é comportamento e está sempre fundamentado na vontade. Só quando nossas ações estiverem de acordo com nossas intenções é que nos tornaremos pessoas harmoniosas, líderes coerentes. O líder manifesta suas qualidades no exercício do amor. Intenções – Ações = Nada Intenções + Ações = Vontade

  24. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão O amor

  25. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão O amor Como fica o nosso modelo de liderança: Autoridade Serviço e Sacrifício Amor Vontade

  26. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão O Amor O Serviço e o Sacrifício Criar o Ambiente LIDERANÇA Os Paradigmas Poder ou Autoridade?

  27. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão Criar o ambiente Criar um ambiente saudável para as pessoas crescerem e ter sucesso é requisito essencial para que o líder possa exercer sua capacidade de envolver seus liderados e fazê-los trabalhar entusiasticamente. Criar um ambiente saudável evita intranqüilidade e insegurança. Discutir códigos de conduta que facilitem a tomada de decisões amadurecidas e compartilhadas com aqueles que têm responsabilidade no grupo (ex.Pastoral dos Faltosos)

  28. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão O Amor O Serviço e o Sacrifício Criar o Ambiente LIDERANÇA Os Paradigmas Fazer a Escolha Poder ou Autoridade?

  29. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão Fazer a escolha Pensamentos e sentimentos dirigem nosso comportamento Pensamento tradicional mas ... Práxis Comportamentos podem gerar sentimentos

  30. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão Fazer a escolha A liderança começa com uma escolha. Algumas escolhas incluem encarar tremendas responsabilidades que nos dispomos a assumir e alinhar nossas ações com as boas intenções. Pensamento oposto: Seres humanos não fazem escolhas; livre-arbítrio é ilusão Determinismo Freudiano: relações de causa e efeito

  31. Os 4 estágios para adquirir novos hábitos ou habilidades: Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão Fazer a escolha ESTÁGIO UM Inconsciente e sem habilidade Você ignora o comportamento e o hábito. Está inconsciente ou desinteressado em aprender e, portanto, despreparado. ESTÁGIO DOIS Consciente e sem habilidade Você toma conhecimento do novo comportamento, mas ainda não desenvolveu a prática. ESTÁGIO TRÊS Consciente e habilidoso Você está se tornando cada vez mais experiente e se sente confortável com o novo comportamento ou prática. ESTÁGIO QUATRO Inconsciente e habilidoso Você já não tem que pensar no comportamento adquirido. Sua prática se torna rotina. Este é o estágio em que os líderes não precisam tentar ser bons, porque já são bons.

  32. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão O Amor O Serviço e o Sacrifício Criar o Ambiente LIDERANÇA Os Paradigmas Fazer a Escolha Poder ou Autoridade? A Recompensa

  33. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão A recompensa • Arriscar-se mais, refletir mais, realizar mais coisas que permanecem são anseios daqueles que viveram muito e procuraram aperfeiçoar e aprofundar sua visão real. Este é o preço a pagar por tais comportamento, mas também é uma verdadeira recompensa para aqueles que lideraram. • Vida de harmonia espiritual. O líder, com certeza, estará em sintonia com Deus. • Doar-se aos outros não é “natural”. Disciplinar-se para a doação ao próximo é aprender a fazer o que não é “natural”. A alegria é uma conseqüência dessa doação.

  34. Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão Os instrumentos e meios de atuação de um líder cristão O Amor O Serviço e o Sacrifício Criar o Ambiente LIDERANÇA Os Paradigmas Fazer a Escolha Poder ou Autoridade? A Recompensa

  35. ...e você, meu irmão, minha irmã, que tem a dizer sobre isso?

  36. Fonte de consulta: • O Monge e o Executivo, Uma História Sobre a Essência da Liderança, Sextante, 2004.

  37. PAZ E BEM!

More Related