1 / 48

PASSOS

12. PASSOS. Uma caminhada espiritual de restauração. HISTÓRIAS . 1. ALCOÓLICOS ANÔNIMOS 2. CELEBRANDO A RESTAURAÇÃO. BILL WILSON e EBBY THATCHER. 1935. ALCOÓLICOS ANÔNIMOS. JOHN E CHERYL BAKER . EM 1990 NASCE O “CELEBRATE RECOVERY” EM LOS ANGELES - EUA.

evita
Download Presentation

PASSOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 12 PASSOS Uma caminhada espiritual de restauração

  2. HISTÓRIAS... 1. ALCOÓLICOS ANÔNIMOS 2. CELEBRANDO A RESTAURAÇÃO

  3. BILL WILSON e EBBY THATCHER

  4. 1935 ALCOÓLICOSANÔNIMOS

  5. JOHN E CHERYL BAKER

  6. EM 1990 NASCE O “CELEBRATE RECOVERY” EM LOS ANGELES - EUA

  7. EM MAIO DE 2003 COMEÇA O CELEBRANDO RESTAURAÇÃO EM FORTALEZA

  8. Será que eu preciso de restauração?

  9. Tentar ajudar as pessoas a viver e acredita que elas não sabem viver sem nosso apoio, conselhos, determinações. Estar sempre tentando controlar as pessoas dizendo o que elas podem ou não fazer. Comer para fugir de aborrecimentos ou dificuldades, ou por sentir ansiedade, e depois sentir remorso e culpa. Perder a paciência e ter explosões de ira, acompanhadas de agressões físicas ou verbais. .

  10. Ter histórico de abuso físico ou emocional. Viver tentando agradar os outros, buscando provar que é uma pessoa boa, desejando aprovação Sentir-se aprisionado em algum relacionamento, com medo de ficar só. Lutar com vícios e compulsões que lhe dominam, dos quais não consegue se libertar apesar de todos os seus esforços? (comida, sexo, jogo, internet, atividade física, trabalho, remédio...)

  11. Guardar mágoas e rancor de ofensas e injustiças sofridas que ainda hoje machucam. Sentir culpa, vergonha, medo em relação a algum aspecto da sua vida. Sentir com frequência tristeza e abatimento acentuado, acompanhados de sentimentos de desamparo, perdendo o prazer de viver?

  12. Passo 1 Admitimos ser impotentes diante de nossos vícios e comportamentos compulsivos e que nossas vidas se tornaram ingovernáveis.

  13. PASSO DA REALIDADE Sair da negação e enfrentar nossa dor. Que áreas da nossa vida temos tentado manter sob controle, sem sucesso?

  14. “Eles tratam do ferimento do meu povo como se fossem uma coisa sem importância. E dizem: “Vai tudo bem”, quando na verdade tudo vai mal.”Jeremias 6:14

  15. Passo 2 Viemos a acreditar que um poder superior a nós mesmos poderia restituir nossa sanidade.

  16. PASSO DA ESPERANÇA Quando assumimos nossa impotência, encontramos a esperança. Onde temos buscado esperança?

  17. “Porque Deus está operando em vocês, ajudando-os a desejar obedecer-Lhe, e depois ajudando-os a fazer aquilo que Ele quer.” Filipenses 2:13

  18. Passo 3 Decidimos entregar nossas vidas e nossas vontades aos cuidados de Deus.

  19. PASSO DA ENTREGA Confiar somente em nosso próprio entendimento foi a razão pela qual a maioria de nós precisou de restauração. O que nos impede de entregar nossa vida e vontade?

  20. Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Mateus 11:28

  21. Passo 4 Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

  22. PASSO DA LIMPEZA Não há restauração sem uma análise honesta do nosso passado. Exame da nossa história, identificando as mágoas e quem nos feriu, e os erros que cometemos e a quem machucamos.

  23. “Examinemos seriamente o que temos feito e voltemos para o Senhor.” Lamentações 3:40

  24. Passo 5 Admitimos para Deus, para nós Mesmos e para outro ser humano a natureza exata dos nossos erros.

  25. PASSO DA LIBERDADE Feito o inventário, devemos lidar com o que escrevemos. Que falhas, erros cometemos e que ressentimentos nos afligem? Que benefícios obtemos ao confessar nosso passado e em nos livrar da sujeira dele?

  26. “Confessem suas faltas uns aos outros e orem uns pelos outros, a fim de que vocês possam ser curados.” • Tiago 5.16

  27. Passo 6 Dispusemos-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.

  28. PASSO DA TRANSFORMAÇÃO Neste passo permitimos que Deus substitua nossas compulsões por hábitos saudáveis e as falhas de caráter por atitudes íntegras. Que mudanças positivas seriam desejáveis na nossa vida?

  29. E então, quando vocês sentirem a sua indignidade diante do Senhor, Ele levantará, animará e ajudará vocês. Tiago 4:10

  30. Passo 7 Humildemente pedimos a Deus que removesse todas as nossas imperfeições.

  31. PASSO DA AÇÃO Uma mudança bem sucedida exige um plano de mudanças e disciplina para cumpri-lo O que precisamos parar de fazer? O que precisamos começar a fazer?

  32. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. 1 João 1:9

  33. Passo 8 Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem prejudicamos e dispusemo-nos a fazer reparações a todas elas.

  34. PASSO DA REPARAÇÃO Chegou a hora de perdoar as pessoas que nos magoaram e pedir perdão para aquelas a quem magoamos. Quem são as pessoas que magoamos e às quais você devemos pedir perdão? Quem são as pessoas que nos ofenderam e magoaram a quem precisamos perdoar?

  35. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. Lucas 6:31

  36. Passo 9 Fizemos reparações diretas a tais pessoas sempre que possível, exceto quando fazê-lo implicasse prejudicá-las ou a terceiros.

  37. PASSO DA GRAÇA Fazer nossas reparações, recebendo e transmitindo a GRAÇA de Jesus Cristo, sem esperar nada em troca. Como podemos seguir o exemplo de aceitação de Jesus com aqueles a quem precisamos pedir e liberar perdão?

  38. Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados. Lucas 6:37

  39. Passo 10 Continuamos a fazer o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.

  40. PASSO DA MANUTENÇÃO Precisamos aplicar o que descobrimos nos nove primeiros passos,fugindo da negação e buscando crescer diariamente em nosso relacionamento com Deus e com os outros. Que áreas de nossa vida e caráter ainda precisam ser melhor trabalhadas?

  41. “Portanto, tenham cuidado. Se você está pensando: “Eu nunca faria uma coisa dessas”, que isso lhe sirva de advertência. Porque você também pode cair em pecado.” 1 Coríntios 10:12

  42. Passo 11 Procuramos, através da oração e da meditação, melhorar o nosso contato consciente com Deus, pedindo apenas para conhecer a Sua vontade para nossas vidas e força para realizá-la.

  43. PASSO DO CUIDADO COM RECAÍDAS Precisamos manter o ritmo de nossa restauração, prevenindo as recaídas nos vícios e maus hábitos antigos. O que pode nos fazer recair? O que podemos fazer para prevenir as recaídas?

  44. Que a mensagem de Cristo, com toda sua riqueza, viva no coração de vocês. Colossenses 3:16

  45. Tendo experimentado um despertar espiritual como resultado destes passos, procuramos levar esta mensagem a outros e praticar esses princípios em todos os aspectos de nossas vidas.

  46. PASSO DO SERVIÇO A restauração só é completa se compartilharmos nossas experiências e vitórias. De que forma podemos servir, colocando recuperação a serviço de outros?

  47. ... Vocês receberam de graça; deem também de graça. Mateus 10:8

  48. Deus, Conceda-me a serenidade para aceitar aquilo que não posso mudar, a coragem para mudar o que me for possível e a sabedoria para saber discernir entre as duas. Vivendo um dia de cada vez,apreciando um momento de cada vez,recebendo as dificuldades como um caminho para a paz, aceitando este mundo cheio de pecados como ele é,assim como fez Jesus, e não como gostaria que ele fosse;confiando que o Senhor fará tudo dar certo se eu me entregar a Sua vontade; pois assim poderei ser razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz ao Seu lado na outra. Amém.

More Related