1 / 32

OXIGENIOTERAPIA

OXIGENIOTERAPIA. Profª ZILDA MOÇATTO. OXIGENIOTERAPIA. É a administração de ar enriquecido de O 2 para prevenir lesões provocadas por hipóxia. OXIGENIOTERAPIA. Podem-se empregar vários sistemas, mas sempre umidificados para evitar que as mucosas se ressequem. OXIGENIOTERAPIA.

felton
Download Presentation

OXIGENIOTERAPIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. OXIGENIOTERAPIA Profª ZILDA MOÇATTO

  2. OXIGENIOTERAPIA • É a administração de ar enriquecido de O2 para prevenir lesões provocadas por hipóxia.

  3. OXIGENIOTERAPIA • Podem-se empregar vários sistemas, mas sempre umidificados para evitar que as mucosas se ressequem

  4. OXIGENIOTERAPIA • Podem –se empregar vários sistemas mas sempre umidificados para evitar que as mucosas ressequem.

  5. CATETER NASAL • Empregam-se cateteres de plástico descartáveis que permitam uma maior higiene e maleáveis para que não lesionem as mucosas nasal e faríngea.

  6. CATETER NASAL • Para a sua colocação lubrifica-se o cateter e mede-se a distância da orelha ao nariz introduzindo com suavidade o referido comprimento na fossa nasal correspondente.

  7. CATETER NASAL • Se o paciente colabora pede-se para que abra a boca observando se a sonda aparece por trás da úvula, sendo a localização correta será imediatamente acima dela.

  8. CATETER NASAL • É preferível que o cateter tenha vários orifícios laterais situados distalmente para que o jorro de oxigênio não atinja apenas um ponto de mucosa e evitando assim a sua irritação.

  9. CATETER NASAL • Este procedimento pode proporcionar ao paciente uma concentração de oxigênio de 40% no ar inspirado com um volume de 6l/min.

  10. Fluxo de O2 Vs. Concentração Ofertada:- 1 L/min = 25%- 2 L/min = 29%- 3 L/min = 33%- 4 L/min = 37%- 5 L/min = 41%- 6 L/min = 45%

  11. ÓCULOS DE OXIGÊNIO • Possui utilidade semelhante

  12. MÁSCARA DE OXIGENIOTERAPIA • Deve-se adaptar-se corretamente ao nariz e boca do paciente.

  13. MÁSCARA DE OXIGENIOTERAPIA • Existem vários modelos, alguns utilizando o sistema de Venturi para mistura de ar-oxigênio.

  14. INTUBAÇÃO ENDOTRAQUEAL • É um procedimento que consiste em substituir durante certo tempo as vias respiratórias superiores do paciente por um tubo de borracha ou plástico provido de um balão que se insufla a partir do exterior permitindo o ajuste do tubo ao trecho que ocupa.

  15. INTUBAÇÃO ENDOTRAQUEALlaminas de laringoscopio

  16. INTUBAÇÃO ENDOTRAQUEALAMBÚ

  17. INTUBAÇÃO ENDOTRAQUEALCANULAS

  18. INTUBAÇÃO ENDOTRAQUEAL

  19. INTUBAÇÃO ENDOTRAQUEAL

  20. PROCEDIMENTO • Informar o paciente. • Lavar as mãos e colocar luvas descartáveis.

  21. PROCEDIMENTO 3. Verificar a saída de oxigênio.

  22. PROCEDIMENTO 4. Colocar água destilada no reservatório do manômetro-fluxômetro.

  23. PROCEDIMENTO 5. Ajustar a concentração de oxigênio.

  24. PROCEDIMENTO 6. Colocar máscara no cateter. 7. Colocar o paciente em posição confortável.

  25. PROCEDIMENTO 8. Recolher o material. 9. Lavar as mãos. 10. Registrar na folha de anotações de enfermagem, aprazar e checar os horários na prescrição médica.

  26. EFEITOS SECUNDÁRIOS DA OXIGENIOTERAPIA A oxigenioterapia pode reduzir o estímulo respiratório do dióxido de carbono produzir uma depressão respiratório.

  27. EFEITOS SECUNDÁRIOS DA OXIGENIOTERAPIA A elevada concentração de oxigênio causa espasmos retinianos podendo provocar cegueira.

  28. EFEITOS SECUNDÁRIOS DA OXIGENIOTERAPIA Quando se administra oxigênio deve-se ter cuidados especiais com a boca; o O2 seca e irrita as mucosas, motivo pelo qual é muito importante aumentar a ingestão de líquidos; não se deve administrar O2 puro não umedecido.

  29. RECOMENDAÇÕES DO SCHIH • Trocar sistemas de umidificadores, névoas, cateter nasal a cada 24 horas. • Trocar nebulizador a cada 12 horas.

  30. OBRIGADA!!

More Related