1 / 22

FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO Aula 3 – Parte 3

FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO Aula 3 – Parte 3. Instrutor.: Frank S. Fernandes Bastos (frank.bastos@gmail.com) Foco.: Adiquirir conhecimento preparatório para Concurso referente itens complementares sobre fundamentos Público.: Estudantes de concurso específico

Download Presentation

FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO Aula 3 – Parte 3

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO Aula 3 – Parte 3 Instrutor.: Frank S. Fernandes Bastos (frank.bastos@gmail.com) Foco.: Adiquirir conhecimento preparatório para Concurso referente itens complementares sobre fundamentos Público.: Estudantes de concurso específico Local.: Sala de aula - Obcursos Número Slides.: 20 (incluindo este)

  2. OBJETIVOS Adquirir conhecimentos complementares sobre os fundamentos relativo a arquitetura de computadores.

  3. Serial ATA Serial Advanced Technology Attachment É o sucessor da tecnologia ATA (acrônimo de Advanced Technology Attachment também conhecido como IDE ou Integrated Drive Electronics) que foi renomeada para PATA (Parallel ATA) para se diferenciar de SATA. O serial ATA vem sendo desenvolvido e evoluído pela Intel e é um barramento semelhante ao Fireware, porém destinado à conexão de HDs. As interfaces IDE evoluíram assustadoramente em velocidade na última década, saltaram os 3.3 MB/s permitidos por uma interface Pio Mode 1, para os 100 MB do UDMA 100 além de outros ainda mais rápidos atualmente, porém, poucos acreditam que o padrão possa continuar evoluindo devido a forte tendência de utilizações de memórias como meio de armazenamento definitivo.

  4. Serial ATA O serial ATA seria então o sucessor do UDMA 100, permitindo transferências de dados a até 800 MB/s, muito mais do que o necessário para qualquer HD que venha a ser lançado nos próximos anos, quem sabe até na próxima década. Teoricamente, as interfaces e HDs do novo padrão, poderiam ser até mesmo mais baratos que os atuais, pois por ser uma interface serial, o Serial ATA é mais simples que as interfaces atuais, podendo ser bem mais barato caso a produção seja grande. Ao invés dos cabos de 80 vias usados pelas interfaces UDMA 66 e UDMA 100, o serial ATA utiliza cabos com apenas dois pares de fios, o primeiro par é destinado à transmissão dos dados e o segundo para alimentação elétrica.

  5. Serial ATA A primeira geração Serial-ATA, também conhecida como SATA/150 ou mesmo SATA I, roda a 1,5 gigahertz. A transferência de dados é de 1,2 gigabits por segundo ou 150 megabytes por segundo, o que permite cabos mais longos do que os antigos cabos IDE ou ATA/133. Com o lançamento do chipset NVIDIA nForce4 em 2004 a taxa de clock dos Discos Rígidos SATA foi duplicada chegando a 3.0GHz com uma transferência máxima de 300 MB/s. SATA II é geralmente compatível com SATA I, tanto de SATA II para SATA I quanto ao contrário, o que permite usar os mesmos plugs e os mesmos cabos. No entando alguns sistemas não suportam a velocidade SATA II e a velocidade do clock deve ser limitada manualmente para 150 Mb/s por meio de um jumper. A tecnologia SATA II também é conhecida como SATA/300.

  6. Serial ATA - Características • O padrão Serial ATA usa o esquema de codificação conhecido como 8B/10B (cada grupo de oito bits é codificado em um sinal de 10 bits), também usado na Fast Ethernet. • Hot Swappable - pode ser trocado a "quente", ou seja, enquanto está ligado. • Capacidade de reconhecer os dispositivos de imediato após serem conectados. (Plug and Play) • Ligação de dispositivos externos.

  7. Vantagens x desvantagens A porta IDE tradicional transfere dados de forma paralela. A vantagem da transmissão paralela é que ela é mais rápida do que a transmissão em série, pois transmite vários bits por vez. Sua grande desvantagem, porém, é em relação ao ruído. Como terão de existir muitos fios (pelo menos um para cada bit a ser transmitido por vez), um fio gera interferência no outro. É por esse motivo que os discos rígidos ATA-66 e superiores precisam de um cabo especial, de 80 vias. A diferença entre esse cabo de 80 vias e o cabo IDE comum de 40 vias é que ele possui um fio de terra entre cada fio original, funcionando como uma blindagem contra interferências.

  8. Vantagens x desvantagens No Serial ATA, por outro lado, a transmissão dos dados é feita de modo serial, ou seja, transmitindo um bit por vez. A maioria das pessoas pensa que a transmissão serial é mais lenta que a transmissão em paralelo. Ocorre que isto só é verdade se compararmos os dois tipos de transmissão usando a mesma taxa de clock. Neste caso a transmissão paralela será pelo menos oito vezes mais rápida, já que pelo menos oito bits (um byte) serão transmitidos por pulso de clock, enquanto que na transmissão serial apenas um bit será transmitido por pulso de clock. No entanto, se um clock maior for usado na transmissão serial, ela pode ser mais rápida do que a transmissão paralela. Isto é exatamente o que acontece com o Serial ATA.

  9. NCQ - Native Command Queuing Este recurso aumenta o desempenho do disco rígido reordenando os comandos de leitura enviados pelo computador. Todo dispositivo de acesso a dados precisa possuir um gerenciador de fila de requisições, este recurso será responsável pelo gerenciamento do meio lógico partindo para o acesso ao meio físico. Este recurso aumenta o desempenho do disco rígido quando uma série de comandos de leitura de pontos distantes um do outro é enviada pelo computador. O disco rígido pega esses comandos e os reordena, de forma que ele consiga ler o máximo de dados do disco rígido com apenas uma rotação do disco.

  10. NCQ - Native Command Queuing

  11. Questões enviadas por alunos Analista do TSE/2006 Julgue os seguintes itens acerca das arquiteturas de computadores.: I O projeto de um RISC não procura minimizar o tempo gasto nas chamadas a procedimentos, pois programas escritos para esse tipo de processador têm menos chamadas do que os escritos para um CISC. II Uma técnica para simplificar o conjunto de instruções em um RISC é não prover instruções com modos de endereçamento variados e complexos. Podem também ser reduzidas as instruções que acessam a memória. III Na arquitetura PC, o front-side-bus (FSB) interliga o processador à memória cache, mas não à memória principal. A freqüência do clock da unidade central de processamento tem que ser a do seu FSB. IV Os termos IDE, SCSI e SATA designam tipos de interfaces usadas para comunicação com unidades de disco rígido. A SATA é uma interface paralela para comunicação com unidades de disco. V O projeto de uma memória cache visa aumentar a chance de se encontrar o dado na cache, minimizar o atraso resultante de um dado não estar na cache e minimizar o custo de atualizar a memória principal. A quantidade de itens certos é igual a.:

  12. Questões enviadas por alunos Prova desconhecida Sobre as arquiteturas modernas de computadores, é correto afirmar: a O processamento em pipeline divide a execução das instruções em várias partes (estágios), cada uma das quais tratada por um hardware dedicado exclusivamente a ela. (Cada parte possui um hardware? Pode comentar?) b O processamento superescalar utiliza vários processadores em paralelo para diminuir o tempo de execução de um programa. c Os processadores da linha x86 fabricados pela Intel, a partir do 80486, são considerados processadores CISC (Complex Instruction Set Computer) puros. d A arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computer) busca aumentar a performance de execução dos programas simplificando o conjunto de instruções. Como esse é menor, um processador RISC tem menos registradores que um processador CISC. e Sistemas de armazenamento RAID (Redundant Array of Independent Disks) compostos por vários discos rígidos de menor tamanho são uma alternativa mais rápida, mais confiável e mais barata do que apenas um disco rígido de grande capacidade.

  13. Questões enviadas por alunos Prova desconhecida Qual o erro na seguinte afirmação? A placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que compõem o computador. O HD, a memória, o teclado, o mouse, a placa de vídeo, enfim, praticamente todos os dispositivos, precisam nela ser conectados para formar o computador. A arquitetura atual dos computadores utiliza placas-mãe que oferecem dispositivos de interconexão, tais como, slots para encaixe de memórias SDRAM, slots AGP, PCI e ISA para conexão de placas de vídeo, som, rede, modems, etc, slot para conexão de HDs padrão SATA e outros.

  14. Questões enviadas por alunos Prova desconhecida Como é essa (na afirmação a seguir) determinação de dispositivo? Quando o processador trabalha com a memória, faz uso de um "barramento de endereços", pois, através de um “endereço" é que ele localizará os dados que precisa e que estão armazenados na memória do computador. É também por este barramento que o processador consegue determinar para qual dispositivo serão enviados os dados tratados

  15. Questões enviadas por alunos Prova desconhecida A maneira fundamental para realizar operações de E/S, com buffer para armazenamento temporário, se dá utilizando o método de E/S: a usando DMA, somente. b orientada à interrupção, somente. c programada ou usando DMA. d programada ou orientada à interrupção. e usando DMA ou orientada à interrupção.

  16. Questões enviadas por alunos ESAF/CGU 2006 I. ADSL (Assimetric Digital Subscriber Line) é uma tecnologia de acesso rápido que usa as LANs para permitir acesso à Internet. Em geral, as velocidades variam de 256 kbps a 2 Mbps, dependendo da velocidade do adaptador de rede utilizado no computador. A principal vantagem é usar apenas a LAN, não sendo necessário o uso do sistema telefônico. II. O overclock é uma técnica que permite aumentar a freqüência de operação do processador alterando-se a freqüência de barramento da placa-mãe ou, em alguns casos, o multiplicador. III. O AGP 8X é uma versão recente do barramento AGP, que apesar de manter a freqüência de operação de 66 MHz passou a ser capaz de realizar 8 transferências por ciclo, atingindo uma taxa de 2133 MB/s. Tem uma característica especial que é a utilização da memória RAM compartilhada como memória de vídeo. IV. ALU (Arithmetic Logic Unit ou Unidade Lógica e Aritmética) é a parte do processador principal, denominada co-processador aritmético, encarregada de controlar os cálculos de números inteiros. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.: a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

  17. Questões enviadas por alunos ESAF/CGU 2006 Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos de hardware: I. A fonte ATX tem os mesmos fios de alimentação de 3,3V e power-on existentes nas fontes AT. Por conta deste último, o comando de ligar ou desligar a fonte passou a ser enviado pela placa-mãe e não mais por uma chave liga-desliga conectada diretamente à fonte. Da mesma forma que a fonte AT, a fonte de alimentação ATX usa um plug de 20 pinos, sendo que a grande diferença entre os dois tipos de fonte é a inovação do tipo ATX que permite programar o PC a se desligar sozinho. Devido à compatibilidade entre estes dois tipos de fontes, a instalação de uma fonte ATX em uma placa-mãe AT, ou vice-versa, apenas deixa desabilitada a funcionalidade power-off. II. As memórias DDR e DDR2 transferem dois dados por pulso de clock. Por conta disso, para obter o clock real, deve-se dividir, por dois, o clock nominal indicado para estas memórias. Por exemplo, a memória DDR2-667 na realidade trabalha a 333 MHz. III. Nas memórias DDR a terminação resistiva necessária para a memória funcionar está localizada na placa-mãe. Já na DDR2 este circuito está localizado dentro do chip de memória. É por este motivo que não é possível instalar memórias DDR2 em soquetes de memória DDR e vice-versa. IV. O único componente que pode acessar a memória RAM da máquina é o processador. O recurso DMA impede que outros componentes, exceto adaptadores AGP, também acessem a memória RAM diretamente. Este controle resulta em um aumento do desempenho na transferência de grande quantidade de dados. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I e II b) I e III c) III e IV d) II e III e) II e IV

  18. Questões enviadas por alunos CESPE/TSE 2006 - Analista I A interface entre o processador e a memória pode se tornar um fator limitante em um computador, mas um RISC não precisa minimizar os acessos à memória uma vez que as suas instruções são pequenas. II Quando uma memória cache está cheia e os dados desejados não estão na cache, é preciso escolher os dados da cache que serão substituídos. O algoritmo Least Recently Used (LRU) pode ser usado para essa escolha. III Em um processador, as execuções das instruções podem ser aceleradas via o princípio de linha de montagem, que possibilita a execução de várias sub operações em um dado instante. IV No espelhamento de disco, são usadas duas unidades de discos diferentes para armazenar dados redundantes. O espelhamento provê tolerância a falhas e aumenta a quantidade do espaço de armazenamento. V Parte de um sistema de gerência de memória virtual pode ser implementado em hardware através de uma unidade de gerência de memória. Essa unidade pode ser implementada no chip da unidade central de processamento. Estão certos apenas os itens.: A I, II e III. B I, IV e V. C II, III e V. D III, IV e V.

  19. Questões enviadas por alunos CESPE/TSE 2006 – Programador • Acerca de processadores Pentium IV, assinale a opção correta. • A) O uso de instruções matemáticas associado ao uso do sistema de cache L2 permite a redução de consumo de energia por parte da bateria do sistema. • B) O uso de dissipador de calor nesse tipo de processador auxilia no aumento da vida útil do processador, evitando seu superaquecimento. • C) A quantidade de cache L2 nesse processador é definida pela quantidade de memória RAM previamente instalada. • D) O Pentium IV possui arquitetura nativa de 64 bits e, por questões de compatibilidade, emula, para o sistema operacional, o mapeamento de 32 bits.

  20. Questões enviadas por alunos ESAF/ Auditor Fiscal – 2005 Analise as seguintes afirmações relacionadas aos componentes funcionais (hardware) de um computador: I. Em uma placa-mãe, as entradas padrão PCI servem para se encaixar os cabos que ligam unidades de CD/DVD. Esses cabos, chamados de flat cables, podem ser de 40 ou 80 vias. Cada cabo pode suportar até duas unidades de CD/DVD. II. O endereçamento consiste na capacidade do processador de acessar um número máximo de células da memória. Para acessar uma célula, o processador precisa saber o endereço dela. Cada célula armazena um byte. Assim, um processador com o barramento de dados com 16 bits pode acessar duas células por vez. III. O clock interno indica a freqüência na qual o processador trabalha. Portanto, num Pentium 4 de 2,6 GHz, o “2,6 GHz” indica o clock interno, geralmente obtido por meio de um multiplicador do clock externo. O clock externo é o que indica a freqüência de trabalho do barramento de comunicação com a placa-mãe. IV. O setor de BOOT de um HD contém um pequeno software chamado Post, que é responsável por controlar o uso do hardware do computador, manter as informações relativas à hora e data e testar os componentes de hardware após o computador ser ligado. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I e II b) II e IV c) III e IV d) I e III e) II e III

  21. Questões enviadas por alunos ESAF/ Auditor Fiscal – 2005 Analise as seguintes afirmações relacionadas à organização, à arquitetura e aos componentes funcionais de computadores: I. O termo SCSI (Small Computer System Interface) é usado para definir uma interface paralela padrão de alta velocidade utilizada para conectar microcomputadores a dispositivos periféricos, como discos rígidos e impressoras. II. A IDE (Integrated Device Eletronics) é um tipo de interface de unidade de disco na qual os circuitos eletrônicos do controlador residem na própria unidade, eliminando a necessidade de uma placa adaptadora separada. III. Um driverde rede é uma placa de circuito que fornece a interface física, isto é, um conector e o hardware para permitir que um computador acesse uma rede. IV. Usando conexão serial RS-232 é possível conectar e desconectar dispositivos sem desligar ou reiniciar o computador. É possível usar uma única porta RS-232 para conectar vários dispositivos periféricos, incluindo gravadoras de CD, joysticks, unidades de fi ta, teclados, scanners e câmeras digitais. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I e III b) II e III c) III e IV d) I e II e) II e IV

  22. Contato Frank S. F. Bastos E-MAIL.: Frank.bastos@gmail.com MSN.: frankbastos@hotmail.com Skype.: frankbastos

More Related