190 likes | 347 Views
CENSOS 2001 Evolução da população residente 1991 – 2001 Ana Filipa Jorge. Esc.Secundária S.Pedro da Cova.
E N D
CENSOS 2001 Evolução da população residente 1991 – 2001 Ana Filipa Jorge Esc.Secundária S.Pedro da Cova
Os CENSOS constituem importantes estudos que permi-tem fazer o retrato de um país. Este retrato não só espelha as características do presente, como também possibilita a previsão e a planificação de tarefas futuras. Por isso, um factor importantíssimo para o sucesso dos CENSOS é a adesão da população. Os dados censitários são fundamentais para a análise da estrutura socioeconómica do país e da sua evolução tendencial, permitindo ainda a comparação com as estruturas e o dinamismo social de outros países. Se compararmos os dados do recenseamentos realizados nos anos de 1991 e de 2001, poderemos constatar (entre outras) transformações demográficas, sociais e socioeconómicas.
O trabalho que a seguir se apresenta teve como objectivo a análise da evolução da população residente, com base na recolha e organização de dados censitários de 1991 e 2001. Esta análise teve em conta a ordenação hierárquica: 1. Porto 2. Grande Porto 3. Norte 4. Continente 5. Portugal
Evolução da população residente no Porto(efectivos totais / por sexo)
Evolução da população residente no Porto(efectivos totais por classes etárias)
Os dados relativos à cidade do PORTO permitem verificar que a classe etária dos 25-64 anos é aquela que regista um maior número de efectivos, apesar deste ter diminuído em 2001. O mesmo acontece com as classes etárias dos 0-14 anos e dos 15-24 anos. A diminuição é observada em ambos os sexos. Exceptua-se apenas a classe etária dos 65 anos ou mais, que registou um ligeiro aumento.
Evolução da população residente no Grande Porto(efectivos totais / por sexo)
Evolução da população residente no Grande Porto(efectivos totais por classes etárias)
No que diz respeito à região do GRANDE PORTO a população global aumentou. Contrariamente à cidade do Porto, a faixa etária dos 25-64 anos do Grande Porto registou um aumento bastante significativo, sendo a razão mais provável a residência de muitos efectivos nos subúrbios do Porto. Por outro lado, registaram-se diminuições nas classes etárias mais jovens (0-14 e 15-24 anos) e aumentos dos 25 anos em diante.
Evolução da população residente no Norte(efectivos totais / por sexo)
Evolução da população residente no Norte(efectivos totais por classes etárias)
Relativamente ao NORTEde Portugal, a população total teve um aumento pouco tendencial (cerca de 20000 residentes). A classe dos 0-14 anos teve uma diminuição pouco significativa, o mesmo não se registando na classe dos 15-24, onde a diminuição foi mais acentuada. À semelhança da região anteriormente analisada, as classes mais velhas são aquelas onde se verificam aumentos.
Evolução da população residente no Continente(efectivos totais / por sexo)
Evolução da população residente no Continente(efectivos totais por classes etárias)
Em PORTUGAL CONTINENTAL regista-ram-se alterações muito semelhantes às referidas para a região Norte, apesar da diminuição na faixa dos 15-24 anos ser menos significativa.
Evolução da população residente em Portugal(efectivos totais / por sexo)
Evolução da população residente em Portugal(efectivos totais por classes etárias)
EM CONCLUSÃO A região nortenha de Portugal poderá servir de modelo à evolução da população residente entre 1991 e 2001, pois as alterações aí observadas correspondem às alterações verificadas globalmente no País. A população residente registou um aumen-to progressivo entre 1991 e 2001, mais acentuado na classe dos 25 aos 64 anos –apontando-se assim para a tendência de envelhecimento da população.
Bibliografia http://alea-estp.ine.pt/