210 likes | 552 Views
Ray Charles canta sua lembrança do Estado da Geórgia. A CANÇÃO “GEORGIA ON MY MIND” FOI TRANSFORMADA EM HINO DO ESTADO DA GEORGIA, EUA, (paisagens locais aqui retratadas) EM 1979. . (avançar com o mouse). A INTERPRETAÇÃO DE RAY CHARLES, É INIGUALÁVEL, INESQUECÍVEL.
E N D
Ray Charles canta sua lembrança do Estado da Geórgia A CANÇÃO “GEORGIA ON MY MIND” FOI TRANSFORMADA EM HINO DO ESTADO DA GEORGIA, EUA, (paisagens locais aqui retratadas) EM 1979. (avançar com o mouse)
A INTERPRETAÇÃO DE RAY CHARLES, É INIGUALÁVEL, INESQUECÍVEL.
Ray Charles (Albany, 23 de Setembro de 1930 — Los Angeles, 10 de Junho de 2004) foi um pianista pioneiro e cantor de música “soul”.
Ele ajudou a definir o seu formato ainda no fim dos anos 50, além de ser um inovador intérprete do Rythm and Blues.
Seu nome de nascimento era Raymond Charles Robinson, mas ele o encurtou quando entrou na indústria do entretenimento para evitar confusão com o famoso boxeador Sugar Ray Robinson.
Considerado um dos maiores gênios da música negra americana, Ray Charles também foi um dos responsáveis pela introdução do ritmo gospel nas músicas de Rythm and Blues.
Cego aos sete anos de idade em razão de um glaucoma, e órfão na adolescência, Ray Charles iniciou sua carreira tocando piano e cantando em grupos de gospel, no final dos anos 40.
A princípio, influenciado por Nat King Cole, trocou o gospel por baladas profanas e, após assinar com a Atlantic Records em 1952, enveredou pelo Rythm and Blues.
Quando o rock & roll estourou com Elvis Presley em 1955, e cantores negros como Chuck Berry e Little Richard foram promovidos, Ray Charles aproveitou o espaço aberto na mídia e lançou sucessos como "I got woman" (gravada depois por Elvis), "Talkin about you", "What I'd say", "Litle girl of Mine" ,"Hit The Road Jack", entre outros.
Reuniu elementos do Rythm and Blues e do gospel nas músicas, de uma forma que abriu caminho para a “soul music” dos anos 60, e tornou-se um astro reverenciado do pop negro.
A partir de então, embora sempre ligado ao soul, não se ateve a nenhum gênero musical negro específico: flertou com o jazz, gravou baladas românticas chorosas e convencionais da canção americana.
Entre seus sucessos históricos desta fase estão canções como "Unchain my heart", "Ruby", "Cry me a river", "Georgia on my mind" e baladas country tais como "Sweet memories", e seu maior sucesso comercial, "I can't stop loving you", de 1962.
Apesar dos problemas com drogas que lhe prejudicaram a carreira, as interpretações de Ray Charles sempre foram apreciadas, não importando as músicas que cantasse.
Uma "aura" de genialidade reconhecida acompanhou-o até o fim da vida.
Porém mais do que nos últimos álbuns que gravou, era nas suas apresentações ao vivo que o seu talento único podia ser apreciado.
Um notório mulherengo, Ray Charles casou-se duas vezes e foi pai de doze crianças com sete diferentes mulheres.
Sua primeira esposa foi Eileen Williams (casado em 1951, divorciado em 1952) deu-lhe um filho.
Outros três filhos são de seu segundo casamento, em 1955, com Della Beatrice Howard (divorciaram-se em 1977).
Faleceu com 73 anos, no dia 10 de junho de 2004 em sua casa na California. Seus restos se encontram no cemitério de Inglewood Park, em Los Ángeles, California.
Georgia, Georgia, the whole day through Georgia, Georgia, durante o dia inteiro Just an old sweet song keeps Georgia on my mind. Apenas uma antiga e doce canção te mantém viva na minha alma Georgia, Georgia, a song of you Georgia, Georgia, uma canção sobre você Comes as sweet and clear as Me chega doce e clara moonlight through the pines. Como o luar através dos galhos de pinheiros Other arms reach out to me Outros braços se estendem para mim Other eyes smile tenderly Outros olhos me sorriem com ternura Still in peaceful dreams I see Ainda assim, em sonhos tranqüilos eu vejo The road leads back to you. A estrada que leva de volta até você Georgia, Georgia, no peace I find Georgia, Georgia, eu não encontro paz Just an old sweet song Apenas uma antiga e doce canção keeps Georgia on my mind. Mantém Georgia viva na minha alma.
FORMATAÇÃO: CLAUDIA MADEIRA ENTRE NO SITE: http://slidescorepoesia.com TEXTO E IMAGENS DO CANTOR E DO ESTADO DA GEÓRGIA: GOOGLE SOM: “GEORGIA ON MY MIND” DE GORRELL E CARMICHAEL NA VOZ DE RAY CHARLES