1.66k likes | 2.16k Views
O TABERNÁCULO DE MOISÉS. E O ADORADOR. “E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.” ( Ex. 25: 8 - 9 ).
E N D
O TABERNÁCULO DE MOISÉS E O ADORADOR
“E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.” ( Ex. 25: 8 - 9 )
“os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou.” ( Hb. 8: 5 )
“E esta é a oferta alçada que tomareis deles: ouro, prata, bronze, estofo azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabras, peles de carneiros tintas de vermelho, peles de golfinhos,...
...madeira de acácia, azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático, pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.” ( Ex. 25: 3 - 7 )
Ouro – Ele é divino; • Prata – Ele é o Redentor; • Bronze – Ele veio e sofreu.
“Azul” a cor do céu - representa Jesus, o Filho de Deus;
“Púrpura” a cor da realeza representa Jesus, o Rei;
“Carmesim” a cor do sangue representa Jesus, o Salvador do mundo;
“Linho fino” branco a cor da pureza representa Jesus, o Homem Perfeito
O Azul, fala da divindade de Jesus, Ele é o Filho de Deus apresentado no Evangelho de João
Púrpura, fala da realeza de Jesus, Ele é o Rei apresentado no Evangelho de Mateus.
Vermelho carmesim, fala de Jesus como o nosso Redentor apresentado no Evangelho de Lucas
Branco linho fino fala de Jesus como Homem Perfeito apresentado no Evangelho de Marcos
Pelo de cabra – o profeta Pele de carneiro tingida de vermelho - o sangue do cordeiro derramado Pele de texugos – ausência de beleza - Is. 53 Madeira de Acácia – carne incorruptível Sl. 16: 10
Azeite - Ele é o Ungido “ Especiarias para o azeite da unção e para o incenso aromático ...” Isto fala de adoração
A BÍBLIA DIZ: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; ( 1Pe. 2: 9 )
Deus mandou Moisés construir o tabernáculo para que aprendêssemos como entrar em Sua presença.
Deus mostrou tudo a Moisés, começando de dentro para fora. Exatamente da mesma maneira que Ele trabalha em nossas vidas.
Para uma melhor compreensão, precisamos ver o tabernáculo como os judeus o viam :De fora para dentro.
Quando o judeu se aproximava do tabernáculo, a primeira coisa que ele via era a porta chamada :“O Caminho”
Ninguém jamais irá ao Pai sem primeiro passar pela porta chamada:“O Caminho”
“pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne,” Hb. 10:20
Adoração é fruto de um relacionamento íntimo. Não se pode adorar aquele a quem não se conhece. Só podemos adorar àquele a quem amamos.
Mas, segundo a Palavra, é pré-requisito do amor a Deus o amor ao próximo. • “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. 21 E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão.” 1Jo. 4: 20 - 21
É impossível adorar aquele com quem não se tenha um relacionamento íntimo. A adoração é fruto de lábios que confessam o Nome de Jesus. ( Hb. 13: 15 )
A primeira reação de alguém que conheceu ao Senhor Jesus é adorá-Lo pelo que Ele faz! • O chefe da sinagoga – Mt. 9: 18 • A mulher curada de fluxo de sangue Mc. 5: 33
A mulher cuja filha era endemoninhada – Mc. 7: 25 • Simão ao ser chamado por Jesus Lc. 5: 8 • O leproso – Lc. 5: 12 • O cego de nascença curado – • Jo. 9: 38
Agora começamos a perceber como realmente somos. Deus nos criou almas viventes ( Gn. 2: 7 ). Nós saímos de dentro Dele. Quando Ele soprou em Adão o fôlego da vida, Ele estava dando a Adão da Sua própria essência, do Seu Espírito. Por isso somos seres espirituais. Mas, Ele nos deu uma alma e um corpo. ( 1Ts. 5: 23 )
À partir desse momento começamos a visualizar as diferentes formas que utilizamos para adorar a Deus desde que O conhecemos: a esfera do corpo, a esfera da alma e a esfera do espírito.
A esfera do corpo: serviço A esfera da alma: mente, vontade e emoções A esfera do espírito: entrega total
Este é o primeiro momento na adoração Cânticos de Comunhão
“O Caminho”tinha aproximadamente dois metros e meio de altura, de tal maneira que não se podia ver o que estava do lado de dentro. Porque a adoração é o resultado do meu relacionamento com Ele.
Logo que entramos no convívio com Ele, Ele começa a revelar-se a nós.
O relacionamento começa a crescer e conforme a necessidade que temos Dele, Ele se revela. Assim, em determinados momentos Ele será El Shamah – o Deus presente; em outros momentos, Ele será Adonai - o Senhor dos exércitos;
já naqueles momentos difíceis Ele se manifestará como Jeová Shalom, o Deus da paz; quando das nossas necessidades básicas, Ele se revelará como Jeová Jireh – o Deus que tudo provê.
Nossa adoração passa a um outro momento, passamos ao momento da gratidão. Segundo momento na adoração Cânticos de Gratidão
Ao olharmos para as estacas feitas de Acácia, cobertas de prata, amarradas com pele de cabra a uma estaca menor feita de bronze metade enterrada no chão, precisamos entender a simbologia.
Acácia - incorruptibilidade; esse era um tipo de madeira que só podia ser encontrada nas regiões desérticas. Era um tipo de madeira que resistia ao frio e ao calor do deserto, resistia à falta de chuvas, à sequidão, não apodrecia.
“Pois não deixarás a minha alma no Sheol, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.” Sl. 16:10 Ao compor esta canção messiânica, Davi se referia à alegria de Jesus no relacionamento com o Pai e à certeza de que Ele não O deixaria nos abismos da morte. Davi já profetizava a morte e ressurreição do Messias, mostrada através do Tabernáculo.
Prata Fez-Se a nossa redenção; A prata era a moeda corrente no mercado de escravos. José foi vendido por vinte moedas de prata aos midianitas que o levaram para ser vendido como escravo no Egito. Jesus foi vendido por trinta moedas de prata aos oficiais do Templo para ser morto na cruz, onde nos redimiu.
Pele de cabra - Ele assumiu a nossa culpa • Estaca de bronze metade enterrada - Ele morreu e ressuscitou.