1 / 9

Escalas termométricas

Escalas termométricas. Atribui-se a invenção do termômetro ao matemático, físico e astrônomo Italiano Galileu Galilei.

fox
Download Presentation

Escalas termométricas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Escalas termométricas

  2. Atribui-se a invenção do termômetro ao matemático, físico e astrônomo Italiano Galileu Galilei. Em 1592 usando um tubo invertido, com água e ar, criou uma espécie de termômetro no qual a elevação da pressão exterior fazia com que o ar dilatasse e, em consequência, elevava o nível da água dentro do tubo.

  3. Assim como o termômetro de Galileu, muitos outros construídos ainda no século XVII eram de pouca confiabilidade, pois diversas causas, particularmente a pressão atmosférica, intervinham na medição. O primeiro a superar essas dificuldades foi, no início do século XVIII, Daniel Gabriel Fahrenheit, que fabricou um termômetro por dilatação de mercúrio e com isso estabeleceu os princípios da termometria. A técnica que adotou para construir seu termômetro é a mesma empregada até hoje e representou o primeiro passo para o estudo científico do calor.

  4. O termômetro de Fahrenheit adotava como referências a temperatura de ebulição da água, a que atribuiu o valor arbitrário de 212oF, e a de uma mistura de água, gelo, sal e amônia, à qual atribuiu o valor de 32ºF. A criação dessa escala arbitrária causou uma série de dúvidas. Por não ser muito prática para nós e que é pouco utilizada com exceção de países de língua inglesa, como os Estados Unidos.

  5. Em 1742, o astrônomo sueco, Anders Celsius sugeriu que se tomasse o zero como ponto de fusão do gelo e 100 como ponto de ebulição da água. Essa escala foi dividida em 100 partes iguais, chamadas de "graus". Essa, chamada ESCALA CELSIUS(oC), é adotada na maioria dos países, inclusive no Brasil.

  6. Em 1832 Lord Kelvin descobre que a descompressão dos gases provoca esfriamento, e cria a escala de temperaturas absolutas, cujo valor da temperatura em graus equivale ao grau Celsius mais 273,16. A escala Kelvin é calibrada em termos da energia e como energia é uma grandeza positiva, não existem temperaturas negativas nessa escala. Então, o zero é a temperatura mais baixa possível, chamado de zero absoluto ou zero kelvin. Essa temperatura corresponde a -273,15oC. Não há um limite superior para a temperatura.

  7. As escalas termométricas mais utilizadas são a Fahrenheit, a Celsius e a Kelvin, sendo que esta última é a escala adotada pelo Sistema Internacional de Unidades (S.I.).

  8. http://www.vidauniversitaria.com.br/blog/?p=85884 http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo2B/Refrigeracao/escala.htm http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/escala.htm

More Related