180 likes | 865 Views
Escalas termométricas. Atribui-se a invenção do termômetro ao matemático, físico e astrônomo Italiano Galileu Galilei.
E N D
Atribui-se a invenção do termômetro ao matemático, físico e astrônomo Italiano Galileu Galilei. Em 1592 usando um tubo invertido, com água e ar, criou uma espécie de termômetro no qual a elevação da pressão exterior fazia com que o ar dilatasse e, em consequência, elevava o nível da água dentro do tubo.
Assim como o termômetro de Galileu, muitos outros construídos ainda no século XVII eram de pouca confiabilidade, pois diversas causas, particularmente a pressão atmosférica, intervinham na medição. O primeiro a superar essas dificuldades foi, no início do século XVIII, Daniel Gabriel Fahrenheit, que fabricou um termômetro por dilatação de mercúrio e com isso estabeleceu os princípios da termometria. A técnica que adotou para construir seu termômetro é a mesma empregada até hoje e representou o primeiro passo para o estudo científico do calor.
O termômetro de Fahrenheit adotava como referências a temperatura de ebulição da água, a que atribuiu o valor arbitrário de 212oF, e a de uma mistura de água, gelo, sal e amônia, à qual atribuiu o valor de 32ºF. A criação dessa escala arbitrária causou uma série de dúvidas. Por não ser muito prática para nós e que é pouco utilizada com exceção de países de língua inglesa, como os Estados Unidos.
Em 1742, o astrônomo sueco, Anders Celsius sugeriu que se tomasse o zero como ponto de fusão do gelo e 100 como ponto de ebulição da água. Essa escala foi dividida em 100 partes iguais, chamadas de "graus". Essa, chamada ESCALA CELSIUS(oC), é adotada na maioria dos países, inclusive no Brasil.
Em 1832 Lord Kelvin descobre que a descompressão dos gases provoca esfriamento, e cria a escala de temperaturas absolutas, cujo valor da temperatura em graus equivale ao grau Celsius mais 273,16. A escala Kelvin é calibrada em termos da energia e como energia é uma grandeza positiva, não existem temperaturas negativas nessa escala. Então, o zero é a temperatura mais baixa possível, chamado de zero absoluto ou zero kelvin. Essa temperatura corresponde a -273,15oC. Não há um limite superior para a temperatura.
As escalas termométricas mais utilizadas são a Fahrenheit, a Celsius e a Kelvin, sendo que esta última é a escala adotada pelo Sistema Internacional de Unidades (S.I.).
http://www.vidauniversitaria.com.br/blog/?p=85884 http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo2B/Refrigeracao/escala.htm http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/escala.htm