1 / 1

INTRODUÇÃO E OBJETIVO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. A Monitoria na Informática como ferramenta de Interação com a Sociedade. Fabrício Baptista (1) Anielli Liabilli Coutinho (2) Cristiano Gimenes Goulart Filho (2) 1 – Docente orientador – IFPR – Campus Jacarezinho - fabricio.baptista@ifpr.edu.br

fran
Download Presentation

INTRODUÇÃO E OBJETIVO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO A Monitoria na Informática como ferramenta de Interação com a Sociedade Fabrício Baptista (1) AnielliLiabilliCoutinho (2) Cristiano Gimenes Goulart Filho (2) 1 – Docente orientador – IFPR – Campus Jacarezinho - fabricio.baptista@ifpr.edu.br 2 – Estudantes do Curso Técnico em Informática – IFPR – Campus Jacarezinho INTRODUÇÃO E OBJETIVO O projeto “A monitoria na informática como ferramenta de interação com a sociedade”, teve como proposta inicial o apoio dos estudantes bolsistas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Câmpus Jacarezinho, aos professores da rede municipal de Jacarezinho nos laboratórios de informática. Entretanto o projeto superou os objetivos iniciais e atendeu a outras situações que proporcionaram a melhoria do acesso a informática para crianças de ensino fundamental (1º ao 5º anos). FUNCIONAMENTO DO PROJETO Os bolsistas do projeto se dividiram entre as escolas e a secretaria municipal de educação. Uma parte dos alunos estiveram nos laboratórios das escolas, ajudando no monitoramento dos laboratórios, e também sanaram diversas dúvidas dos alunos e professores, em relação à informática. Em algumas oportunidades os estudantes, atuaram como sujeitos ativos na elaboração de propostas educacionais. O outro grupo atuou na Secretaria de Educação, e deram apoio ao programa E-Proinfo, ensinando os professores dessas mesmas escolas a estarem preparados para utilizarem os recursos computacionais da rede de ensino, principalmente o Linux Educacional, como proposta de melhorar o ensino nas escolas e facilitar para pesquisas e trabalhos. RESULTADOS Conforme citado anteriormente, o projeto foi além das expectativas, que eram introduzir conceitos de bom uso da informática para utilização dos laboratórios de informática, que em sua grande maioria estavam ociosos. O projeto também apresentou outras realidades para os monitores, além de proporcionar a vivência da cidadania, ética e trabalho em equipe, conceitos fundamentais para a formação dos estudantes do IFPR. O sucesso do projeto no decorrer do ano, proporcionou relatos positivos sobre a atuação dos bolsistas e do IFPR, além de uma solicitação de continuidade do projeto E-Proinfo no próximo ano. A ideia principal seria aumentar a rede de atuação para atendimento a outras instituições.

More Related