2.69k likes | 2.87k Views
SEBRAE – AMBIENTE DE NEGÓCIOS EM MARINGÁ. 1 – INTRODUÇÃO. Cenário, Objetivos, Sequência Metodológica, Apresentação do Estudo. Cenário.
E N D
1 – INTRODUÇÃO Cenário, Objetivos, Sequência Metodológica, Apresentação do Estudo
Cenário O empreendedorismo é um fator determinante para o progresso econômico de uma região. Percebe-se um número cada vez maior de pessoas com o desejo de abrir seu próprio negócio, contudo nem todos podem ser chamados de “empreendedores”. Não basta ter apenas vontade, ou mesmo capital para investir, mas é preciso combinar estes recursos com a habilidade em avaliar as demandas existentes. O presente estudo pretende auxiliar empreendedores e empresários, individualmente ou em grupos, que atuem em Maringá neste sentido, apontando diversas possibilidades de negócios para aquelas pessoas que desejam investir seus recursos em um novo negócio ou queiram aprimorar sua atuação. São possibilidades detectadas através de um estudo que reúne coleta e tratamento de dados existentes, abordagem exploratória com lideranças e uma pesquisa específica com consumidores e empresas, que tem como objetivo identificar as principais tendências de consumo da região. A pesquisa mostra necessidades, da população em geral e das empresas, não supridas atualmente na cidade e que sob a análise de alguns parâmetros e indicadores mostraram-se boas possibilidades de negócios para novos empreendedores e para empresários já atuantes. Esta apresentação dá origem a fichas de oportunidades que detalham as possibilidades de negócios sugeridas, que ficarão à disposição do público que consulta o SEBRAE Maringá em busca destas informações.
Cenário Como em todo processo de investigação de novos negócios, a sinalização de uma demanda não pode ser tomada como garantia do sucesso. Muitas vezes as possibilidades de negócios originadas destas demandas podem não obter o êxito esperado por uma série de variáveis que influenciam no decorrer da implementação e administração do negócio. Fatores como a má administração, falta de direcionamento de comunicação e problemas com atendimento são apenas alguns exemplos de motivos que podem levar uma empresa ao fracasso. Neste contexto, este estudo visa fornecer elementos para que os empreendedores possam tomar decisões baseadas em informações mais consistentes. Isto não quer dizer, necessariamente, que estas sugestões apontadas irão gerar o sucesso do negócio, pois este está relacionado também a outros fatores.
Validade Temporal do Estudo As pesquisas, de modo geral, são fotografias obtidas do momento em que são realizadas. Sem fugir a esta regra, a Pesquisa SEBRAE – Ambiente de Negócios em Maringá aponta para a realidade atual, do ano de 2010, em que foi realizada, indicando tendências e demandas da população local dentro deste contexto. Não se trata de afirmar que a pesquisa perde a sua validade, mas posteriormente, quando houver necessidade de utilizar as informações aqui contidas, é relevante que estes dados passem por uma checagem e desta forma possam ser “atualizados”.
Objetivos do Estudo • Analisar o ambiente econômico e mercadológico de Maringá; • Detectar demandas não atendidas na cidade, que possam gerar possibilidades de negócios para empresários e empreendedores dentro deste ambiente; • Analisar as possibilidades de negócios detectadas sob a luz de indicadores mercadológicos e de outros parâmetros estabelecidos para cada segmento.
Sequência Metodológica O estudo percorrerá as seguintes etapas: Análise de dados econômicos e de desenvolvimento Hipóteses: principais demandas levantadas na etapa inicial Análise exploratória, entrevistas em profundidade com lideranças e profissionais ligados ao tema 1 Teste de Atratividade das Hipóteses Iniciais e Levantamento de Novas Demandas 2 Pesquisa com Consumidores Finais Pesquisa com Empresas Estudos de casos, benchmarking 3 Apresentação com Rol de Possibilidades de Negócios e suas defesas prévias Análise das possibilidades de negócios e contribuições do SEBRAE Maringá 4 Produção de fichas de Possibilidades de Negócios
Sequência Metodológica Análise de dados econômicos e de desenvolvimento Hipóteses: principais demandas levantadas na etapa inicial Análise exploratória, entrevistas em profundidade com lideranças e profissionais ligados ao tema 1 • Fontes: • IBGE • IPARDES • RAIS • TARGET • DENATRAN • Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil • PRVL (Programa de Redução de Violência Letal Contra Adolescentes e Jovens) • Fontes: • 20 entrevistas com credenciados do SEBRAE , lideranças da cidade e grandes empresas (nestas, junto aos decisores de compras e contratações) • 40 entrevistas exploratórias com a população
Sequência Metodológica Teste de Atratividade das Hipóteses Iniciais e Levantamento de Novas Demandas 2 Pesquisa com Consumidores Finais Pesquisa com Empresas Estudos de casos, benchmarking 1.141 entrevistas distribuídas em 7 regiões (próximo slide) 386 entrevistas com os responsáveis por compras e contratação de fornecedores Foram entrevistados adicionalmente 70 estudantes universitários para complementar a amostra inicial e formar um núcleo de pelo menos 120 estudantes para análises específicas
7 6 3 5 4 2 1 Regiões Definidas para a Pesquisa com a População 1 – Zona 20, próximo a Rua Nildo Ribeiro 2– Zonas 6 e 5, Maringá Velho 3 – Zona 14 – Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e suas imediações 4 – Novo Centro 5 – Jardim Alvorada, incluindo Av. Pedro Taques 6 – Região entre Zona 24 e Zona 46, abrangendo Av. Morangueira 7– Região das Zonas 30 e 31, abrangendo a Av. Kakogawa
Regiões Definidas para a Pesquisa com a População Distribuição de Entrevistas por Região Foi incluída uma amostra específica de estudantes universitários Total: 1.141 entrevistas com a população. (margem de erro de 3% considerando um universo infinito) * Zona 14 – Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e sua imediações.
Pesquisa com Empresas Quantidade de Entrevistas por Ramo de Atividade Total: 386 entrevistas com empresas (margem de erro de 5% considerando um universo infinito)
2 – CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E ECONÔMICAS DE MARINGÁ
2.1 – Dados Demográficos, Econômicos e de Desenvolvimento Oriundos de Órgãos Oficiais Características Sociodemográficas e Econômicas de Maringá
Dados Demográficos O município de Maringá está localizado no norte do estado do Paraná.
Maringá Paiçandu População Dados Demográficos Municípios Pertencentes à Microrregião de Maringá Além de Maringá, sua microrregião é composta por quatro municípios, Paiçandu, Sarandi, Marialva e Mandaguari. Para referência, os dados apresentados neste capítulo serão, em sua maioria, comparados com outras grandes cidades do estado. Em alguns momentos a microrregião será apresentada considerando apenas as quatro cidades.
Dados Demográficos População Geral e Evolução - Maringá e Microrregião 16% 8% Atualmente 64% da população desta microrregião está em Maringá. 15% 15% Fonte: IBGE - Cidades e BDE - IPARDES (IBGE - Censo)
Dados Demográficos Densidade Demográfica (hab/km2) – 2000 a 2009 Maringá: 2000: 593 2009: 690 Londrina: 2000: 270 2009: 308 Cascavel: 2000: 117 2009: 142 Curitiba: 2000: 3.645 2009: 4.251 Ponta Grossa: 2000: 135 2009: 155 Foz do Iguaçu: 2000: 424 2009: 533 Fonte: IBGE-IPARDES
Dados Demográficos Faixas etárias – 1996 a 2007 Fonte: IBGE-IPARDES
Dados Demográficos Idade Média da População 15% 14% 11% 11% 9% Variação 1996-2007 15% Fonte: IBGE - Cidades e BDE - IPARDES (IBGE - Censo)
Dados Demográficos Envelhecimento da População Percentual da População com mais de 60 anos 38% 38% 25% 17% 50% Variação 1996-2007 Fonte: IBGE - Cidades e BDE - IPARDES (IBGE - Censo)
Dados Demográficos Alguns Aspectos da População Crescimento da população Em termos populacionais, Maringá representa 64% da Microrregião. No entanto, as demais cidades apresentaram um crescimento de 2000 para 2009 tão dinâmico quanto grandes cidades do estado, como Londrina, Ponta Grossa e a própria Maringá, e superior ao Estado do Paraná. Densidade Demográfica Considerando as cidades comparadas, Maringá é a 2ª menor em espaço geográfico, mas a 2ª maior em densidade demográfica. Este fato indica a tendência de verticalização na cidade, como acontece na Capital.
Dados Demográficos População Economicamente Ativa* - 2009 PEA Relação População e PEA O dado significa que, em Maringá por exemplo, existem 1,90 habitantes para cada cidadão economicamente ativo. Para as demais cidades da sua microrregião são 1,99. Fonte: BDE-IPARDES e IBGE * PEA é a soma das pessoas a partir de 10 anos de idade que estão trabalhando com as pessoas que estão desempregadas e estão procurando emprego. A PEA de 2009 foi estimada com base no crescimento da população de 2000 para 2009. Por exemplo, Maringá teve um crescimento populacional de 16%. Assim, foi considerado o crescimento da PEA.
Dados Demográficos Empregos Formais e PEA – 2008 PEA e Empregos Formais Empregos Formais Em Maringá existem 1,4 potenciais candidatos para cada emprego formal. No entanto, nas demais cidades da sua microrregião são 3,6. Fonte: BDE-IPARDES (IBGE), RAIS-MTE
Dados Demográficos População, Empregos Formais e PEA (População Economicamente Ativa) A relação entre população e população economicamente ativa mostra o quanto existem geradores de renda para apenas consumidores de renda. Quanto menor a relação, mais dinâmica é a economia da área analisada. Neste sentido, Maringá (1,4 potenciais candidatos para cada emprego formal) apresenta um desempenho melhor que o estado do Paraná (2,1) e muito próximo ao de Curitiba (1,2). População PEA A relação entre a PEA e os empregos formais mostra o quanto a população economicamente ativa conta com empregos formais ou empregos de carteira assinada para sua subsistência. Quanto menor esta relação, mais emprego existe para cada potencial trabalhador, e consequentemente mais renda a cidade pode gerar. Por este indicador, nota-se que Maringá também apresenta desempenho melhor do que o Paraná, ficando logo atrás de Curitiba. Empregos Formais
Nas demais cidades da microrregião de Maringá o número de domicílios cresceu11%, passando de50.173 domicílios em 2002, para 55.658 em 2008. Dados Demográficos Número de Domicílios – 2002-2008 14% 17% 15% 24% Variação 2002-2008 19% Fonte: TARGET.
Dados Demográficos Habitantes por Domicílios Fonte: TARGET
Dados Demográficos Percentual de Domicílios Urbanos por Classe Econômica – 2007 41% 46% 33% 40% 35% 36% 34% 26% Fonte: Target – 2007
Dados Demográficos Frota de Veículos – 2005 a 2009 (em milhares) Automóveis* 22% 33% 32% 32% Variação 2005-2009 27% Fonte: DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito * Inclui somente carros
Dados Demográficos Frota de Veículos – 2005 a 2009 (em milhares) Motos* 43% 52% 78% 51% 94% Variação 2005-2009 Fonte: DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito * Inclui ciclomotor, motocicleta e motoneta.
Dados Demográficos Comparação de Motos e Veículos nas Principais Cidades e Estado do Paraná – Valores em Milhares Fonte: DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito
Dados Demográficos Frota de Veículos – 2005 a 2009 (em milhares) Caminhonetes* 30% 38% 36% 36% Variação 2005-2009 20% Fonte: DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito * Caminhonetes, caminhonetas e utilitários.
Dados Demográficos Frota de Veículos – 2005 a 2009 (em milhares) Demais Cidades da Microrregião de Maringá 42% 84% A frota de veículos das demais cidades da Microrregião de Maringá apresenta crescimento expressivo comparada a Maringá e outras grandes cidades do Estado. 42% Variação 2005-2009 Fonte: DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito
Dados Demográficos Habitantes por veículo* – 2005 a 2009 (em milhares) Habitantes por veículo 16% Para as demais cidades da microrregião de Maringá a variação de 2005 para 2009 é de 36%, passando de 4,2 para 2,7 habitantes por veículo. 24% 27% 17% Variação 2005-2009 23% Fonte: DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito *Automóveis, ciclomotor, motocicleta, motoneta, caminhonetes, caminhonetas e utilitários.
Dados Econômicos PIB per capita e Evolução PIB per capita (em mil R$) 45% 87% 64% 70% 75% Variação 2002-2007 Fonte: BDE-IPARDES
Dados Econômicos Potencial de Consumo (em R$ milhões) – 2007 Ranking Estadual Ranking Nacional No ranking Nacional Curitiba está em5º Ranking Estadual CURITIBA LONDRINA MARINGÁ Fonte: TARGET-2007
Dados Econômicos Potencial de Consumo Urbano e Rural – 2007 Microrregião de Maringá Urbano: 96% Rural: 4% Fonte: TARGET-2007
Dados de Desenvolvimento Taxa de Alfabetização– 2002 e 2007 Variação 2002-2007 3% 2% 2% 2% 2% Fonte: TARGET
Dados de Desenvolvimento Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – 1991 e 2000 Variação 1991-2000 10% 8% 11% 11% 9% Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil
Dados de Desenvolvimento IHA – Índice de Homicídios na Adolescência • Tem como objetivo estimar o risco de mortalidade por homicídio de adolescentes que residem em um determinado território. O Índice representa o número esperado de vidas perdidas por homicídio entre os 12 e 18 anos, para cada grupo de 1.000 adolescentes, ou seja, de cada 1.000 adolescentes que completam 12 anos, quantos serão vítimas de homicídio antes de completar 19 anos. O valor médio do IHA para os 267 municípios considerados é de 2,03 adolescentes mortos por homicídio antes de completar os 19 anos, para cada grupo de 1.000 adolescentes de 12 anos, pode ser considerado elevado, partindo do princípio que uma sociedade não violenta deveria apresentar valores próximos de zero. O índice foi divulgado em 2009 com dados de 2006, sendo calculado para todos os municípios com mais de 100.000 habitantes no Brasil.
Dados de Desenvolvimento IHA – Índice de Homicídios na Adolescência PRVL (Programa de Redução de Violência Letal Contra Adolescentes e Jovens)
2.2 – Características da População nas Regiões Pesquisadas
Região Norte Região Central Região Oeste Região Leste Região Sul Bairros Onde as Pessoas Moram Divisão da Cidade Por Regiões Divisão de Maringá por Regiões Com o objetivo de determinar o fluxo das pessoas em Maringá, e também para poder fazer a análise de algumas demandas, a Diferencial optou por dividir a cidade em 5 Regiões: Central, Norte, Sul, Leste e Oeste, conforme ilustração ao lado.
Zonas 30 e 31 Zonas 24 e 46 Jardim Alvorada Zona 14* Novo Centro Zonas 5 e 6 Zona 20 Regiões e Bairros Pesquisados Divisão de Maringá por Bairros e Zonas Onde Foi Realizada a Pesquisa Divisão de Maringá por Regiões E combinou com a localidade da abordagem realizada com a população, determinando os fluxos mais intensos de pessoas ao trabalho ou estudo FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 * Zona 14 – Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e sua imediações.
Regiões que Alimentam as Zonas Entrevistadas Origens e Destinos FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 Base: 1095* *Entrevistados que informaram onde moram. **Zona 14 – Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e sua imediações.
Região Norte Região Central Região Oeste 12% Região Leste 9% Zona 20 69% Região Sul Regiões que Alimentam as Zonas Entrevistadas Principais Regiões que Alimentam a Zona 20 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010
Região Norte 11% Zonas 5 e 6 Região Central Região Oeste 74% Região Leste 6% Região Sul Regiões que Alimentam as Zonas Entrevistadas Principais Regiões que Alimentam a Região das Zonas 5 e 6 FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010
Região Norte 88% Zona 14 5% Região Central Região Oeste Região Leste Região Sul Regiões que Alimentam as Zonas Entrevistadas Principais Regiões que Alimentam a Zona 14* FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010 * Zona 14 – Av. Mandacaru, Rua Paranaguá e sua imediações.
Região Norte 22% 55% Novo Centro Região Central 9% Região Oeste Região Leste Região Sul Regiões que Alimentam as Zonas Entrevistadas Principais Regiões que Alimentam o Novo Centro FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010
Região Norte 89% Jardim Alvorada 5% Região Central Região Oeste Região Leste Região Sul Regiões que Alimentam as Zonas Entrevistadas Principais Regiões que Alimentam o Jardim Alvorada FONTE: Pesquisa SEBRAE Ambiente de Negócios em Maringá - 2010