230 likes | 318 Views
LÁ NAS REMOTAS REGIÕES DA SIBÉRIA, POR ENTRE A ESTEPE, AS MONTANHAS E AS FLORESTAS IMPENETRÁVEIS, ENCONTRA-SE AQUI E ALÉM UM POVOADO. (AVANÇAR C/O MOUSE). MAL TÊM UMAS 2 MIL ALMAS, CONSTANDO CADA UM APENAS DE FEIAS CASINHOLAS DE MADEIRA,.
E N D
LÁ NAS REMOTAS REGIÕES DA SIBÉRIA, POR ENTRE A ESTEPE, AS MONTANHAS E AS FLORESTAS IMPENETRÁVEIS, ENCONTRA-SE AQUI E ALÉM UM POVOADO. (AVANÇAR C/O MOUSE)
MAL TÊM UMAS 2 MIL ALMAS, CONSTANDO CADA UM APENAS DE FEIAS CASINHOLAS DE MADEIRA,
EM GERAL, É BEM SORTIDA DE POLICIAIS, ASSESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS SUBALTERNOS. POR FRIA QUE SEJA A SIBÉRIA, O SERVIÇO PÚBLICO SEMPRE NOS AQUECE BEM NO SEU REGAÇO. (típico chalé siberiano)
OS HABITANTES SÃO ALMAS SINGELAS E BEM INTENCIONADAS, SEUS COSTUMES SÃO PATRIARCAIS,
CONSAGRADOSPOR SÉCULOS DE TRADIÇÃO (CATEDRAL DE KRASNOIARSK)
OS FUNCIONÁRIOS QUE, COM RAZÃO, REPRESENTAM REALMENTE A NOBREZA LOCAL, OU SÃO SIBERIANOS DA GEMA, OU RUSSOS QUE, NA MAIORIA, VÊM DIRETAMENTE DAS CAPITAIS, ATRAÍDOS PELOS ALTOS SALÁRIOS, PELAS GENEROSAS AJUDAS DE CUSTO PARA DESPESAS DE VIAGEM, OU POR BELAS PERSPECTIVAS DE FUTURO.
ENTRE ESTES ÚLTIMOS, OS MAIS ESPERTOS, OS QUE SABEM RESOLVER OS PROBLEMAS DA VIDA, AGRADAM-SE DA TERRA E NELA SE FIXAM DEFINITIVAMENTE. (O KREMLIN DA CIDADE DE TOBOLSK “O KREMLIN SIBERIANO”)
DEPRESSA CONSEGUEM FORTUNA E POSIÇÃO. (“O KREMLIN SIBERIANO” DE OUTRO ÂNGULO)
MAS OS OUTROS, OS ESTOUVADOS QUE NADA ENTENDEM DO ENIGMA DA EXISTÊNCIA, MOEM-SE DE NOSTALGIA, E VIVEM A PERGUNTAR, DESDE A CHEGADA:
E CUMPREM COM PACIÊNCIA OS 3 ANOS OBRIGATÓRIOS DO SERVIÇO E VOLTAM À CASA DIZENDO COBRAS E LAGARTOS DA SIBÉRIA (RODOVIA TRANS-SIBERIANA VISTA DO ESPAÇO – 9250 KM)
TODOS LABORAM EM ERRO. POIS, EXCLUINDO-SE MESMO AS VANTAGENS QUE TRAZ À CARREIRA FUNCIONAL, A SIBÉRIA É, SOB TODOS OS ASPECTOS A TERRA DA PROMISSÃO. (Lago Baikal)
LÁ SE ENCONTRAM COMERCIANTES RIQUÍSSIMOS, NOTÁVEIS PELA BOA HOSPITALIDADE;
AS RAPARIGAS SÃO CORADAS COMO ROSAS E HONRADAS COMO VESTAIS (bailarinas do grupo “Cossacos Siberianos”)
O TRIGO EM CERTAS ZONAS DÁ COLHEITA DE 15 POR 1... (IGREJA EM IRKUTSK)
1ª PÁG. DO LIVRO “RECORDAÇÕES DA CASA DOS MORTOS” DO ESCRITOR RUSSO FIODOR DOSTOIEVSKI (1821/1881) O ESCRITOR FOI CONDENADO A 4 ANOS DE RECLUSÃO EM UM CAMPO DE TRABALHOS FORÇADOS NA SIBÉRIA, POR ATIVIDADES POLÍTICAS SUSPEITAS, SEGUNDO O GOVERNO DO TSAR. DEPOIS DE CUMPRIDA A PENA NO PRESÍDIO, AINDA SERVIU 5 ANOS COMO SOLDADO NO CAZAQUISTÃO ATÉ FICAR TOTALMENTE LIVRE. NO LIVRO, RELATA A SUA DOLOROSA EXPERIÊNCIA NA PRISÃO, MAS NA 1ª PÁGINA, NA VOZ DO NARRADOR, FAZ ESTE CURIOSÍSSIMO ELOGIO À SIBÉRIA, TERRA ONDE TANTO SOFREU, DISTANTE DE SUA FAMÍLIA E DE SUA CIDADE, SÃO PETERSBURGO.
FORMATAÇÃO: CLAUDIA MADEIRA ENTRE NO SITE: http://slidescoreoesia.com TEXTO: DOSTOIEVSKY IMAGENS: GOOGLE SOM: “TEMA DE LARA” (ORIGINAL DO FILME) QUEM DESEJAR RECEBER E-MAILS EM SUA CAIXA POSTAL ESCREVA PARA clmadeira22@yahoo.com.br COLOCANDO EM ASSUNTO: RECEBER SLIDES