1 / 15

ANALISANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA TRILHA ECOLÓGICA E ARBORETO DA EMBRAPA FLORESTAS

ANALISANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA TRILHA ECOLÓGICA E ARBORETO DA EMBRAPA FLORESTAS. Ana Carolina Mendes Marcos Rachwal Luiz Henrique Oliveira Withers. Dezembro de 2002. INTRODUÇÃO. Nos dias de hoje, observa-se um desequilíbrio ambiental intenso.

gay-holt
Download Presentation

ANALISANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA TRILHA ECOLÓGICA E ARBORETO DA EMBRAPA FLORESTAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ANALISANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL • NA TRILHA ECOLÓGICA E • ARBORETO DA EMBRAPA FLORESTAS Ana Carolina Mendes Marcos Rachwal Luiz Henrique Oliveira Withers Dezembro de 2002

  2. INTRODUÇÃO Nos dias de hoje, observa-se um desequilíbrio ambiental intenso. Isso deve-se ao fato das pessoas não estarem conscientes do meio a sua volta. É necessário instruir os seres humanos a sentirem parte do meio ambiente, preservando-o . Esta conscientização começa em casa e na escola, como sendo uma questão de postura. A Embrapa Florestas possui uma trilha ecológica e um arboreto onde foi desenvolvido um programa de Educação Ambiental, no qual os visitantes recebem informações sobre a floresta e a sua inter-relação com os demais elementos naturais.

  3. Importância da Aula Ecológica Ao iniciar a aula ecológica, os participantes recebem informações sobre as árvores. A trilha ecológica e arboreto contribuem na conscientização e valorização do meio ambiente ao enfatizar a floresta com suas inter-relações. Para isso utilizam-se a sensibilização, a interatividade, os sentidos e o lúdico para transmitir informações técnicas e ecológicas em linguagem adequada a faixa etária dos alunos visitantes.

  4. TRILHA ECOLÓGICA Para iniciar a trilha, orienta-se que os alunos peçam licença para entrar na floresta. Na trilha ecológica, primeiramente explica-se alguns cuidados que os alunos devem ter em uma floresta. Durante todo o trajeto é enfatizada a importância da preservação da natureza. O aluno é motivado pensar nas questões ambientais.

  5. ARBORETO No arboreto os visitantes têm a oportunidade de conhecer árvores de várias espécies do mundo . E explica-se a diferença de uma árvore exótica de uma nativa, a importância de se saber o nome científico das árvores, um pouco de retrospectiva histórica brasileira é vista na árvore Pau-brasil.

  6. QUESTIONÁRIOS Um primeiro questionário foi aplicado aos professores logo após a “ Aula Ecológica ”.

  7. QUESTIONÁRIOS Para avaliar como os alunos e professores assimilaram o conhecimento adquirido na trilha e arboreto foi desenvolvido um questionário para os estudantes do Colégio Paulo Freire, após 2 meses da aula ecológica “ in loco ”, o questionário foi feito com 49 alunos e 6 professores.

  8. CONCLUSÃO Como pode ser notado o PREA, alcançou os objetivos a que se propôs.

  9. AGRADECIMENTOS Marcos Rachwal Luiz Henrique Oliveira Withers

More Related