1 / 90

BEM-VINDOS À CEBRAÇÃO DAS

BEM-VINDOS À CEBRAÇÃO DAS. Joel 12,12-18 Sl 50 2º Cor 5,20-6,2 Mt 6,1-6.16-18. CANTO DE ENTRADA: Volta, meu povo, ao teu Senhor/ e exultará teu coração./ Ele será teu condutor,/ tua esperança de salvação!

gefen
Download Presentation

BEM-VINDOS À CEBRAÇÃO DAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. BEM-VINDOS À CEBRAÇÃO DAS Joel 12,12-18 Sl 50 2º Cor 5,20-6,2 Mt6,1-6.16-18

  2. CANTO DE ENTRADA: Volta, meu povo, ao teu Senhor/ e exultará teu coração./ Ele será teu condutor,/ tua esperança de salvação! 1- Se confessas teu pecado,/ ele é justo e compassivo./ Cantarás, purificado,/ os louvores do Deus vivo.

  3. Volta, meu povo, ao teu Senhor e exultará teu coração. Ele será teu condutor, tua esperança de salvação! 2- Nossas vidas tão dispersas/ nosso Deus as juntará! E seremos novo povo,/ ele nos renovará! 3- Se voltares ao Senhor,/ ele a ti se voltará,/ pois imenso é seu amor/ e jamais se acabará!

  4. ACOLHIDA: (Boas-Vindas) Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! Amém! PRESIDENTE:O Senhor esteja convosco! TODOS:Ele está no meio de nós!

  5. ORAÇÃO DO DIA: PRESIDENTE:Concedei-nos, ó Deus, Todo-Poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS:Amém!

  6. l i t u r g i a D a P a l a v r a Joel 12,12-18 Salmo 50 2º Coríntios 5,20-6,2 Mateus 6,1-6.16-18

  7. 1ª Leitura: (Joel 2,12-18) Leitura da Profecia de Joel. “Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; Rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus;

  8. Ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. Quem sabe se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus? Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia;

  9. Congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito. Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”.

  10. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?” Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo. Palavra do Senhor. TODOS:Graças a Deus!

  11. salmo responsorial: (50) Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos! (Bis)

  12. salmo responsorial: (50) 1- Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!/ Na imensidão de vosso amor, purificai-me!/ Lavai-me, todo inteiro do pecado/ e apagai completamente a minha culpa. Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!

  13. salmo responsorial: (50) 2- Eu reconheço toda a minha iniquidade,/ o meu pecado está sempre à minha frente./ Foi contra vós, só contra vós que eu pequei,/ e pratiquei o que é mau aos vossos olhos! Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!

  14. salmo responsorial: (50) 3- Criai em mim um coração que seja puro,/ dai-me de novo um espírito decidido./ Ó Senhor, não me afasteis de vossa face/ nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!

  15. salmo responsorial: (50) 4- Dai-me de novo a alegria de ser salvo/ e confirmai-me com espírito generoso!/ Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar/ e minha boca anunciará vosso louvor! Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!

  16. 2ª Leitura: (2º Coríntios 5,20-6,2) Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios. Irmãos, somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós.

  17. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: Deixai-vos reconciliar com Deus. Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus.

  18. Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. Palavra do Senhor. TODOS:Graças a Deus!

  19. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: (Mateus 6,1-6.16-18) Louvor a vós, ó Cristo, Rei da eterna glória! Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os vossos corações!”

  20. EVANGELHO: (Mateus 6,1-6.16-18) PRES.:O Senhor esteja convosco. TODOS:Ele está no meio de nós! PRES.:Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS:Glória a vós, Senhor! Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles.

  21. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.

  22. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens.

  23. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas.

  24. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto.

  25. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. Palavra da Salvação. TODOS:Glória a vós, Senhor!

  26. Tempo favorável Para as três grandes Práticas quaresmais do cristão:

  27. “Convertei-vos e crede no Evangelho!”

  28. DISTRIBUIÇÃO DAS CINZAS: 1- Pecador, agora é tempo de pesar e de temor: Serve a Deus, despreza o mundo, já não sejas pecador! 2- Neste tempo sacrossanto o pecado faz horror: Contemplando a cruz de Cristo, já não sejas pecador!

  29. 3- Vais pecando, vais pecando, vais de horror em mais horror: Filho, acorda dessa morte, já não sejas pecador! 4- Passam meses, passam anos, sem que busques teu Senhor: Como um dia para o outro, assim morre o pecador!

  30. 5- Pecador arrependido, pobrezinho pecador, Vem, abraça-te contrito, com teu Pai, teu Criador! 6- Compaixão, misericórdia, vos pedimos, Redentor: Pela Virgem, Mãe das dores, Perdoai-nos, Deus de amor!

  31. ORAÇÃO DA ASSEMBLEIA: Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito!

  32. 1- Aumentai, Senhor, o número dos que querem seguir mais de perto o vosso caminho de perfeição. Vos pedimos: Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito! 2- Ajudai-nos a praticar a caridade no cotidiano de nossa vida e intensificar a oração diária. Vos pedimos:

  33. Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito! 3- Concedei-nos saber renunciar ao supérfluo, para que possamos socorrer os necessitados. Vos pedimos:

  34. ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE: Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados. Fazei que experimentem a libertação da cruz e a ressurreição de Jesus. Nós vos pedimos pelos que sofrem o flagelo do TRÁFICO HUMANO.

  35. Convertei-nos pela força do vosso Espírito e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos. Comprometidos na superação deste mal, vivamos, como vossos filhos e filhas, na liberdade e na paz. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM!

  36. LITURGIA EUCARÍSTICA

  37. PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS: Escuta, Senhor, a voz do povo teu/ e dá-nos a tua salvação, que Cristo Jesus nos prometeu! 1- Como, outrora, nossos pais conduziste à boa terra,/ vem, conduz a tua Igreja, que caminha e em ti espera./ Tua esperança nós vivemos, pois não é uma quimera.

  38. Escuta, Senhor, a voz do povo teu/ e dá-nos a tua salvação, que Cristo Jesus nos prometeu! 2- Se nos falta tua luz, na penumbra andaremos./ Nossas vidas transformadas por tua Páscoa nós queremos,/ e a morte, o mal e a dor para sempre venceremos.

  39. Escuta, Senhor, a voz do povo teu/ e dá-nos a tua salvação, que Cristo Jesus nos prometeu! 3- À verdade que liberta, vem, conduz ó justiceiro./ O abismo do pecado é o nosso cativeiro,/ mas em tua palavra temos o refúgio verdadeiro.

  40. Escuta, Senhor, a voz do povo teu/ e dá-nos a tua salvação, que Cristo Jesus nos prometeu! 4- Eis que estamos nesses dias de provarmos teu perdão./ Nossas culpas tu apagas e nos tiras da prisão./ Teu amor nós cantaremos em eterna gratidão.

  41. PADRE:Orai, irmãos e irmãs, para que este nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso. TODOS:Receba o Senhor, por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a Santa Igreja!

  42. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS: PADRE:Oferecendo-vos este sacrifício no começo da Quaresma, nós vos suplicamos, ó Deus, a graça de dominar nossos maus desejos pelas obras de penitência e caridade, para que, purificados de nossas faltas, celebremos com fervor a paixão do vosso Filho. Que vive e reina para sempre. TODOS:Amém!

  43. ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) Prefácio: Os frutos do jejum PADRE:O Senhor esteja convosco! TODOS:Ele está no meio de nós! PADRE:Corações ao alto! TODOS:O nosso coração está em Deus! PADRE:Demos graças ao Senhor, nosso Deus! TODOS:É nosso dever e nossa Salvação! PADRE:Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e Salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e Todo-Poderoso.

  44. ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:Pela penitência da Quaresma corrigis nossos vícios, elevais nossos sentimentos, fortificais nosso espírito fraterno e nos garantis uma eterna recompensa, por Cristo, Senhor nosso. Por ele, os anjos celebram vossa grandeza e os Santos proclamam vossa glória. Concedei-nos, também a nós, associar-nos a seus louvores, cantando (dizendo) a uma só voz:

  45. S A N T O: - Santo! Santo! Santo! Senhor Deus do universo! O Céu e a terra proclamam a vossa glória! Hosana na alturas! Hosana! (2x) • Bendito Aquele que vem, em nome do Senhor! (2x) Hosana nas alturas! Hosana! (2x)

  46. ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:Na verdade, ó Pai, vós sois Santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. TODOS:Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

  47. ANAMNESE: PADRE:Eis o Mistério da fé! TODOS:Salvador do mundo, salvai-nos, Vós, que nos libertastes pela Cruz e Ressurreição!

  48. ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE:Celebrando, pois, a memória da Morte e Ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o Pão da vida e o Cálice da Salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui em vossa presença e vos servir. TODOS:Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

  49. ORAÇÃO EUCARÍSTICA: (II) PADRE: E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e do Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo. TODOS:Fazei de nós um só Corpo e um só Espírito!

More Related