1 / 21

Espiritualidade Cristã

Espiritualidade Cristã. Autor : Pe. Fernando Gonçalves Comunidade Canção Nova – Aliança.

geona
Download Presentation

Espiritualidade Cristã

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Espiritualidade Cristã Autor : Pe. Fernando Gonçalves Comunidade Canção Nova – Aliança

  2. O processo de vida Espiritual supõe um momento de encontro consigo mesmo em primeiro lugare depois com Deus, isto é, se eu não me conhecer, pra viver bem a minha Espiritualidade, como poderei conhecer a Deus: “CONHECE-TE A TI MESMO”. Sócrates É o caso de Elias que, no deserto, sentiu a presença de Deus na brisa leve que tocava o seu rosto (1 Rs 19, 1-17). A Espiritualidade é uma profunda experiência de encontro e aceitação com Deus e com os irmãos, é saber “fazer a vontade do Pai” (Hb 10,7)

  3. A Espiritualidade do cristão é marcada pela experiência profunda do amor, como bem lembra Jeremias: “Amo-te com amor eterno e, por isso, dei-te uma missão” (Jr 31,3). Esta mesma dimensão da Espiritualidade do cristão impregna uma responsabilidade, pois o convite de Jesus é que: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos!” (Mt 9,37).

  4. A Espiritualidade cristã consiste "no modo de viver característico de um cristão que trata de conseguir sua perfeição sobrenatural. O programa fundamental desta Espiritualidade cristã é chegar à plena configuraçãocom Cristo - na medida e graça predestinadas a cada um. Todos somos chamados à Santidade, ou seja, à perfeição na caridade, no amor a Deus, ao próximo, ao mundo e a nós mesmos. A santidade cristã não é um ideal para alguns privilegiados. Deus nos quer Santos a todos: “Sede Santo porqueEU SOU SANTO”. Lv 11,41 Como diz São Josemaría Escrivá: "Tens obrigação de santificar-te. - Tu também. - Alguém pensa, por acaso, que é tarefa exclusiva de Sacerdotes e Religiosos? A todos, sem exceção, disse o Senhor: “Sede perfeitos, como meu Pai Celestial é perfeito". 5,48

  5. Toda essa busca se origina-se na nossa conduta e expressões vitais. Pois, quando queremos viver uma Espiritualidade cristã é necessário Espiritualizar todas as áreas na nossa vida: Sem reconhecer essa realidade torna-se impossível uma vivência madura da Espiritualidade.

  6. Também, é necessário uma Espiritualização do: “Que o próprio Deus da paz vos santifique inteiramente, e que todo o vosso ser – Espírito, Alma e Corpo – seja guardado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1Tss 5, 23-24 Conseqüentemente, trabalhando todo esse conjunto que compõe o ser Humano, as expressões vitais ajudarão a cada um amadurecer na sua Espiritualidade pessoal, que é sem dúvida nenhuma um meio mais eficaz para atingir uma intimidade com Deus. Toda essa experiência é fruto de confiança no CHAMADO de Deus, que criou o Homem para ser um SER ESPIRITUAL a fim de trabalhar na sua VINHA (Mt 21) . Veja:

  7. A maior experiência de vida do cristão é ter a alegria de ser “trabalhador” e não simples “operário”, pois nisto se confirma a constante expressão das potências vitais motivadoras do nosso ser que é a ESPIRITUALIDADE: Algumas pessoas que pelo semblante conseguiram expressar uma ESPIRITUALIDADE cujo o Silêncio já dizia algo

  8. A nossa Espiritualidade é marcada por expressão das potências vitais

  9. Desta forma, percebemos que a verdadeira prática Espiritual do cristão é aquela cuja a expressão das potências vitais se aprofundam no sentido do amor: “Devemos amar o nosso próximo, ou porque ele é bom, ou para que ele se torne bom” (Santo Agostinho).

  10. Ou então, como entender a ESPIRITUALIDADE do Homem rico? Nesta passagem podemos diagnosticar que o Homem rico era muito Espiritual, pois vivia os mandamentos. Mesmo tendo dificuldade de seguir Jesus, por causa da sua riqueza, continuou sendo amado e valorizado por Jesus que o admirava. (Mat 19,18-30; Lc 18, 18-30) Por isso, com simplicidade, podemos apresentar algumas características essenciais que formam o hemisfério da Espiritualidade do cristão. Veja os 10 passos:

  11. 1 - Seguimento a Jesus Cristo: Como os Apóstolos (Mc 1,16-18) que largaram as redes e seguiram o Mestre. “Avancem para as águas mais profundas” (Lc 5,4). Como o cego Bartimeu que é curado (Mc 19, 46-52): ele largou o manto e foi atrás de Jesus, sem ser chamado. Como a proposta de Jesus feita aTomé: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jô 14, 6), exigindo o profundo amor. 2 - Exemplo do Samaritano e da Samaritana: Não liga para os preconceitos e aceita seguir os passos ensinados por Jesus. “Ele curou suas feridas”... “Ela aceitou a água viva” (Mc 10, 25-36; Jo 4, 1-40). 3 - Amor Incondicional: “Se me amais, guardais os meus mandamentos” (Jo 14, 15), tal como a certeza de que é preciso ser um dom do amor de Deus, pois devemos “nos deixar amar por Aquele que nos amou primeiro” (1 Jo 4,4-16).

  12. 4 - Entusiasta: Como ilustrou Santo Tomás ao afirmar que “Dizer que a experiência da oração em nossa vida é algo inútil, é o mesmo que pensar que podemos chegar em algum lugar sem caminhar”. 5 - Eclesial: Pois acontece dentro da comunidade orante (At 12,12) e, ao mesmo tempo, exigindo a perseverança apostólica (At 2,42) 6 - Inspirada na Santíssima Trindade: Expressando o sentido daverdadeira comunhão à luz da Trindade e entre os membros da comunidade através de uma Espiritualidade inserida na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

  13. 7 - Contemplativa: Com o infinito desejo de “contemplar o rosto de Cristo” e suas atitudes, Paulo declara: “para mim viver é Cristo” (Fil 1,21), “já não sou eu que vivo é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20) e ciente de que, mesmo que não queiramos, Cristo nos alcança (Fil 3,12). 8 - Vivência da Caridade e da Correção Fraterna: Nesta dimensão, compreende-se o valor das virtudes da fé, da esperança e da caridade, sabendo que “a fé sem obras é morta” (Tg 2,20), tal como a certeza de que a “fé e a esperança estejam em Deus” (1 Pd 1,21) e “nossos atos sejam feitos por amor” (1 Cor 16,14), pois aí reside o “cumprimento da lei, baseada no amor” (Rm 13,10). Bem sintetizou este conselho o grande Santo Agostinho ao meditar que: “A unidade é essencial; a liberdade é secundária: em tudo, a caridade.”.

  14. 9 - Mariana: lembrar-se que “O devoto de Maria jamais se perde” (São Bernardo) e, deste modo, suplicamos na Ave Maria: “rogai por nós agora e na hora de nossa morte”. A Espiritualidade Mariana é fundamental para uma intimidade com Jesus. Ela não é alienante como muitos pensam, mas é fruto da força do Espírito Santo: “Ave cheia de graça o Senhor é contigo” , Lc 1,29ss 10 - Alegre e Comprometida: O compromisso do cristão é expressar a sua mística por meio da alegria (Jo 15,11: “Para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”; Fil 4,4: “Alegrai-vos sempre no Senhor”). Busquemos, pois, “renovar o dom de Deus que há em nós” (2 Tm 1,6) e saber compreender que “trazemos um grande tesouro em vasos de barro” (2 Cor 4,7) e, deste modo, não podemos ficar parados. Urge ir para a vinha (Mt 20,4) onde colocaremos a espiritualidade cristã em prática a partir das comunidades da qual estamos inseridos.

  15. É mister recordar que existem alguns PERIGOS A SEREM EVITADOS NA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ, tais como a formação de: CRISTÃO PESSIMISTAS: Ah! Não consigo rezar! CRISTÃO CONFORMISTAS: Reza você! Você que sabe! Deixa que eu rezo! Deixa e depois a gente reza! Reza uma Ave Maria que é mais rápida! CRISTÃO ATIVISTAS: CRISTÃO ANGUSTIADOS: Ah! Ninguém liga para minha oração! Nem Deus quer ouvir e atender a minha prece! CRISTÃODISPERSAMENTE APOSTÓLICOS: Ah! Vamos rezar rápido e só o que interessa! CRISTÃO PROFUNDAMENTE APOSTÓLICOS: Vamos rezar para nos salvar!

  16. A Espiritualidade cristã exige de nós uma grande atenção, recordando que é preciso ter os olhos fixos em Cristoe compreender que Deus nos trata como filhos (Hb 12, 1-13) e, ao mesmo tempo, que devemos rejeitar toda mentira, desejar o leite não adulterado, dedicar-se a uma vida de santidade comprometida e buscar ter bons comportamentos (1 Pd 2,1-12). “Muitas vezes olhar para o horizonte sem expressar nenhuma palavra torna a Espiritualidade Cristã um meio eficaz para sentir a presença de Deus. Não obstante, é precisa deixar Deus falar e permitir que o CORAÇÃO escute para depois, sim, viver uma Espiritualidade Profunda” (Pe. Fernando)

  17. Portanto, a busca da Espiritualidade do cristão poderá ser, muito rapidamente, expressa pelo exemplo de Paulo ao afirmar que devemos: “IMITAR A DEUS COMO FILHOS QUERIDOS; AGINDO COM AMOR, COMO CRISTO NOS AMOU ATÉ ENTREGAR-SE POR NÓS A DEUS” (Ef 5,1-2). Esta afirmação de Paulo nos revela que é possível viver uma Espiritualidade Cristã só pelo fato de Deus desejarpara cada filho esta VOCAÇÃO. Para isso, Deus nos envia o Espírito Santo: “O Espírito Santo vem em auxílio nas nossas fraquezas”. Rm 8,26

  18. Conduto, o mundo precisa redescobrir a verdadeira Espiritualidade Cristã; não as falsas espiritualidades que anulam a presença de Deus, colocando o HOMEM como centro de tudo, tais como: Outros... Não! É preciso ser HUMILDE como São João Batista para crescermos Espiritualmente: “ É necessário que ELE cresça, e eu DIMINUA”. Jo 3,30

  19. É necessário também aceitar “morrer” para ressuscitar com Cristo, isto porque uma vida Espiritual requer uma entrega total: “faça-se em mim segundo a tua Palavra” Lc 1, 37 - a fim de suscitar em nós uma nova CRIATURA: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto” . Jo 12,24 “É necessário para vós nascer do ALTO”. Jo 3,7 Jo 3, 1-8

  20. “Senhor Jesus, conceda-me uma Espiritualidade onde eu possa olhar para mim e enxergar minhas fraquezas e minhas qualidades com intuito de amar mais as pessoas e, ter a capacidade de compreendê-las, assim como eu quero que me compreenda. Senhor, tomando posse da minha Espiritualidade poderei aperfeiçoar a Santidade, que já está em mim, para transparecer a tua Imagem. Senhor, com isso faço, hoje, da minha vida uma constante oração e intimidade na Adoração, a fim de alcançar as graças necessárias para testemunhar uma NOVA VIDA ESPIRITUAL”. AMÉM!!!!!!

  21. DEUS ABENÇÔE FIM

More Related