350 likes | 637 Views
RECONSTRUIR. DESCONSTRUIR A ARTE. L u i s R u i v o 2 0 0 8. Existem manifestações de arte desde que há indícios do ser humano. Podemos observar obras de arte nas mais variadas áreas: pintura, escultura, arquitectura, artesanato, música, literatura, fotografia, cinema, banda desenhada….
E N D
RECONSTRUIR DESCONSTRUIR A ARTE L u i s R u i v o 2 0 0 8
Existem manifestações de arte desde que há indícios do ser humano. Podemos observar obras de arte nas mais variadas áreas: pintura, escultura, arquitectura, artesanato, música, literatura, fotografia, cinema, banda desenhada…
A que época podemos associar estas obras de arte? Arte rupestre Podemos concluir que a arte pode determinar uma época histórica.
A que tipo de cultura podes associar estas obras? Será o artista europeu? Será asiático? Ou será índio? Máscaras indígenas aztecas. Podemos então concluir que a arte também pode espelhar a origem cultural do artista.
Que tipo de sentimentos te transmite esta obra? Em que pensava o artista? Como se sentiria? Estaria alegre? Triste? Podemos então dizer que a arte pode representar o estado de espírito do artista. Picasso - Fille sur un oreiller
Se quisesses representar o sofrimento, será que o representarias desta forma? Será que pintarias o quadro como Picasso o pintou? Será que organizarias os elementos da mesma forma que ele? Picasso - Fille sur un oreiller
Apesar da arte abranger várias áreas, neste trabalho iremos apenas focar a PINTURA. Luis Ruivo - Medos Luis Ruivo – Mio cuore...
Várias são as escolas de arte que experimentam aquilo a que chamam DESCONSTRUÇÃO DA ARTE. desconstruir(des+construir) -Desfazer a construção de; destruir; desmontar. Vamos lá ver o que é desconstruiruma obra de arte! Vejamos alguns exemplos
Comecemos por um a pintura de PIET MONDRIAN, pintor holandês modernista. Como podem verificar esta obra é composta por vários elementos: quadrados e rectângulos vermelhos, amarelos, pretos e azul, definidos por linhas grossas pretas. Vamos então desconstruir esta obra.
E aqui temos os vários elementos em separado! Aquilo que fizemos foi DESCONSTRUIR a pintura. Vamos reorganizá-los de forma diferente.
Dispostos de forma diferente, reconstruímos a pintura. Vejamos outros exemplos de RECONSTRUÇÃO da obra de Mondrian.
Vamos ver agora outro exemplo de DESCONSTRUÇÃOeRECONSTRUÇÃO de uma pintura de um dos grandes mestres do século XX, um artista espanhol chamado PABLO PICASSO. “Mulher com flor”
Aquilo que te propomos agora é a realização de dois exercícios onde poderás fazer a RECONSTRUÇÃO de uma pintura à tua escolha. Vamos ao trabalho!