250 likes | 883 Views
A Arte Romana. O espírito romano era essencialmente técnico e prático. Estavam mais interessados em resolver um problema e não em especular sobre ele. Construíam obras públicas robustas, duradouras e tecnicamente muito avançadas. Ponte de Alcântara.
E N D
O espírito romano era essencialmente técnico e prático. Estavam mais interessados em resolver um problema e não em especular sobre ele.
Construíam obras públicas robustas, duradouras e tecnicamente muito avançadas. Ponte de Alcântara
Construíam edifícios úteis à vida em comunidade. Emerita Augusta
Os sistemas construtivos tomavam por base o arco e as construções derivadas: abóbadas, cúpulas e arcadas. Aqueduto de Segóvia
Termas de Caracala Roma Séc. III
Termas de Caracala reconstituição
Basílica era um edifício público que servia para funções judiciais, políticas e económicas. Basílica de Maxêncio
Anfiteatro Flávio [Coliseu]: a construção iniciou-se no tempo de Vespasiano (séc. I d. C.), ficando o edifício concluído em 82 d.C.
Évora Templo dito de Diana Consagrado ao culto imperial Também construíam templos.
O Panteão de Roma chegou praticamente intacto aos nossos dias.
A enorme cúpula do Panteão demonstra a preferência da arquitectura romana pelos espaços interiores. Trata-se de um enorme edifício com 43,2 m de altura e diâmetro.
Também erguiam monumentos comemorativos para glorificar as grandezas de Roma, como este Arco do Triunfo.
Ou esta enorme coluna de homenagem ao imperador Trajano que narra, em baixo-relevo, as vitórias militares deste imperador nas lutas contra os Dácios.
A arte romana sofreu grande influência, além dos gregos, dos etruscos. Os Etruscos habitaram o Norte e Centro da Península Itálica até serem absorvidos pelos romanos. Sarcófago dos Esposos de Cerveteri Museo Nazionale Etrusco di Villa Giulia; Roma séc. VI a. C.Terracota pintada.
A escultura romana caracterizava-se pelo seu grande realismo. Catão e Pórcia Museu Pio Clementino; Roma
Esta imagem ilustra um dos costumes mais característicos da civilização etrusca que deixou fortíssima marca na cultura e na arte romanas. Trata-se de um patrício transportando os bustos dos seus antepassados falecidos. Patrício romano com bustos de antepassados MuseusCapitolinos; Roma c. 30 a. C.
Retrato Séc. I a. C. Metropolitan Museum of ArtNY
É possível, através dos retratos acompanhar a moda dos penteados na antiga Roma e a partir daí datá-los. A Dama da Permanente
O imperador Claúdio é aqui representado como o deus Júpiter, com a águia aos pés, seminu e com uma coroa de louros. [Museu do Vaticano]
Utilizavam com fins propagandísticos e celebrativos as estátuas equestres. Das várias que surgiram em Roma, desde Júlio César, só chegou à actualidade a de Marco Aurélio. Original no Museu Capitolino Cópia na Piazza del Campidoglio
… e os mosaicos que revestiam o interior das casas mais luxuosas.