230 likes | 376 Views
À descoberta da Europa através do Euro. EB1 nº1 de Elvas. Semana eSchola. A Viagem do Principezinho. Certo dia o Principezinho decidiu viajar pela Europa. Percorreu muitos países... até que chegou a Portugal!
E N D
À descoberta da Europa através do Euro EB1 nº1 de Elvas Semana eSchola
A Viagem do Principezinho Certo dia o Principezinho decidiu viajar pela Europa. Percorreu muitos países... até que chegou a Portugal! Ao consultar o mapa de Portugal ficou com vontade de conhecer o Alentejo. Durante a viagem, a jarra que transportava a sua rosa quebrou-se. Então, para que a sua rosa não murchasse, sentiu necessidade de comprar uma nova jarra.
A Viagem do Principezinho Entrou numa loja da cidade de Elvas e pediram-lhe 4,9 euros por uma bonita jarra de barro de Estremoz. O Principezinho ficou confuso porque ele só tinha escudos e não sabia o que era o euro! Pensativo, saiu da loja, andou um pouco e sentou-se num banco, triste e preocupado com a sua linda rosa.
A Viagem do Principezinho Uma menina chamada Ana passou e perguntou-lhe o que tinha. - Estou muito triste! - Porquê? - Porque só tenho escudos e na loja só recebem euros e eu não conheço nem sei utilizar esta moeda.
A Viagem do Principezinho - Tu não andas na escola? - Escola? O que é isso? - Não sabes? A escola é muito importante! Na escola aprendemos muitas coisas: a ler, a escrever, a resolver problemas, a ser amigos uns dos outros, a desenvolver actividades em colaboração com outras escolas...
A Viagem do Principezinho - Então, explica-me lá porque é que em vez de escudos me pediram euros?
A Viagem do Principezinho - O que é o Euro? - O Euro é a nova moeda. É uma moeda única, o que significa que é comum a doze dos quinze países da União Europeia.
A Viagem do Principezinho - E o que é a União Europeia? - É um conjunto, como na Matemática, de quinze países que, se uniram para melhorar as condições de vida dos seus habitantes, para combinar regras de conservação da Natureza e garantir a paz, etc.
A Viagem do Principezinho - E quais são esses países? - Estou mesmo a ver que ainda tens muitas dificuldades, mas eu estou aqui, como a minha professora, para te ajudar. - Sabes, eu venho de outro Planeta, eu sou um Príncipe.
Portugal Espanha França Bélgica Itália Luxemburgo Dinamarca Inglaterra Finlândia Holanda Alemanha Áustria Irlanda Grécia Suécia A Viagem do Principezinho Os países que fazem parte da União Europeia são:
A Viagem do Principezinho -E todos os países vão utilizar o euro? -Não, só doze, a Inglaterra, a Dinamarca e a Suécia não o vão utilizar ainda.
A Viagem do Principezinho - Eu conheço o símbolo do escudo, mas não conheço o símbolo do euro. - É assim:€
A Viagem do Principezinho - E que representa o símbolo do Euro? - O símbolo do Euro representa o E de Europa e as duas barras significam estabilidade.
A Viagem do Principezinho - Diz-me uma coisa... Posso trocar os meus escudos por euros? • Claro! 200,482 escudos correspondem a um euro. Se quiseres, eu faço a conta para saberes a quantos euros correspondem os teus escudos.
A Viagem do Principezinho - E como se faz a conta? - Todos os países passam a ter uma equivalência entre a sua actual moeda e o novo valor Euro. É a taxa de conversão. PORTUGAL: 1 Euro= 200,482
A Viagem do Principezinho - Está bem! E depois onde podemos ir trocar o dinheiro? - Ao banco. - E ...
A Viagem do Principezinho - Como são as notas e as moedas? • As notas são todas iguais e têm 12 estrelas que simbolizam a União Europeia e uma porta aberta que simboliza a liberdade entre os países.
A Viagem do Principezinho - As moedas têm uma face europeia que é igual em todos os países que aderiram ao euro. A outra face - face nacional - é diferente de país para país. A face nacional da nossa moeda representa o símbolo régio de D.Afonso Henriques, o nosso 1º Rei.
A Viagem do Principezinho - E quantas são? - São 8 moedas e 7 notas.
À descoberta da Europa através do Euro • Trabalho de grupo – alunos do 4º ano de escolaridade. • Pesquisa de informação sobre o Euro na Internet e em diversa documentação de divulgação da nova moeda. • Colaboração das professoras Mª Clara Renga, Fernanda Baptista e Helena Melo