120 likes | 409 Views
DEUTERONÔMIO. ANÁLISE LITERÁRIA. I – DEUTERONÔMIO COMO DISCURSO Deuteronômio foi por muito tempo compreendido como uma série de três discursos de Moisés ao povo de Israel nas planícies de Moabe . Cada declaração começa especificando o local exato no qual foi proferida:. ANÁLISE LITERÁRIA.
E N D
ANÁLISE LITERÁRIA I – DEUTERONÔMIO COMO DISCURSO • Deuteronômio foi por muito tempo compreendido como uma série de três discursos de Moisés ao povo de Israel nas planícies de Moabe. • Cada declaração começa especificando o local exato no qual foi proferida:
ANÁLISE LITERÁRIA • Além do Jordão na terra de Moabe– (Dt 1.5) • Além do Jordão, no vale defronte de Bete-Peor, na terra de Seom – ( Dt 4.44-49) • Em Moabe – (Dt 29.1)
ANÁLISE LITERÁRIA 3) Primeiro sermão de Moisés (1:1–4:43) a) Moisés retorna ao passado para lembrar ao povo dois fatos inegáveis de sua história: b) o julgamento moral de Deus sobre a descrença de Israel c) E a libertação e provisão dadas por Deus durante os tempos de obediência. A lição é simples: obediência traz bênçãos e desobediência traz punição.
ANÁLISE LITERÁRIA 4) Segundo sermão de Moisés (4:44–28.68) a) Uma seção moral e legal para instruir que o futuro de Israel como nação em Canaã dependerá da correta relação com Deus. Esses capítulos reveem três aspectos da Lei: • Os testemunhos(5–11), em que são abordadas as responsabilidades morais – reafirmação e expansão dos Dez Mandamentos, com exortação à lembrança da graciosa libertação promovida por Deus.
ANÁLISE LITERÁRIA • Os estatutos (12:1–16:17), ou seja, os deveres cerimoniais: sacrifícios, dízimos e festas sagradas. • Asordenanças(16:18–20:20), que são responsabilidades de caráter cívico e social: o sistema de justiça, leis criminais, leis de guerra, normas de propriedade, moralidade pessoal e familiar e justiça social.
ANÁLISE LITERÁRIA 5) Terceiro sermão de Moisés (29–34) a) Moisés prediz o que sobreviria a Israel num futuro próximo (bênçãos e maldições) e num futuro distante (dispersão entre as nações e retorno final). b) Moisés especifica os termos do pacto prestes a ser ratificado pelo povo. Visto que Moisés não entraria em Canaã, ele indica Josué como seu sucessor e se despede do povo.
ANÁLISE LITERÁRIA c) O próprio Deus sepulta Moisés num lugar desconhecido, talvez para evitar idolatria. d) Os últimos três versículos do Pentateuco (34:10-12) são um epitáfio (inscrição tumular ou elogio fúnebre) apropriado ao grande homem que foi Moisés.
ANÁLISE LITERÁRIA II – DEUTERONÔMIO COMO TRATADO