E N D
IGREJAS INCOMUNS
Capela Notre-Dame-du-Haut de Ronchamp. Projetada pelo arquiteto Le Corbusier, considerado um dos mais importantes do século XX. As janelas nas paredes espessas e curvas deixam entrar uma luz fraca e indireta. A igreja anterior foi destruída na segunda guerra, mas uma parte das ruínas foi utilizada pelo arquiteto.
Catedral de Nossa Senhora da Glória, em Maringá, no Estado do Paraná, Brasil. Arquitetura moderna e arrojada, idealizada por D.jaime Luiz Coelho e projetada pelo arquiteto José Augusto Bellucci, inspirado no satélite Sputnik. O cone possui uma altura externa de 114 metros, sustentando uma cruz de 10 metros. Tem capacidade para abrigar 4.700 pessoas.
Igreja luterana em Reykjavik, Islândia. Levou 38 anos para ser construída. Leva o nome do padre e poeta islandês Allgrímur Pétursson. Com 74,5 metros de altura, é a quarta estrutura arquitetônica da Islândia.
Igreja de Santo Agostinho, em Paoay, Filipinas. Construída entre 1704 e 1894. Influência oriental e barroca. À prova de terremotos, com paredes de 1,67m de espessura.
Duomo, a Catedral de Milão, Itália. A construção se iniciou em 1386 e levou 200 anos para ser concluída.Uma imensa construção gótica de mármore branco, com 1.577 metros de comprimento, acomoda até 40.000 pessoas no seu interior.
Catedral de Brasília, capital do Brasil. Construção moderna de Oscar Niemeyer, um dos arquitetos mais importantes da atualidade. Tem uma área circular de 70 metros de diâmetro da qual se elevam 16 colunas de concreto, que pesam 90 toneladas. A inauguração de fato foi em 1970, já com vitrais na parte externa. Na área interna, esculturas de três anjos suspensos por cabos de aço. O altar foi doado pelo Papa Paulo VI.
Catedral de São Basílio, localizada na Praça Vermelha, em Moscou. Dizem que, ao ser concluída no século XVI, o Czar Ivã ordenou que cegassem o arquiteto responsável para que nunca mais se pudesse ver algo comparável.
Catedral católica ucraniana de São José, em Chicago, nos Estados Unidos. Suas cúpulas douradas simbolizam os doze apóstolos e Jesus Cristo. Foi concluída em 1956. O interior é inteiramente decorado em estilo bizantino.
Nas localidades de Torpo e Borgund, na Noruega, existem duas unidades dessas igrejas, em madeira-Stawekirks (igrejas Vikings). São de tamanho reduzido e a de Borgund data de 1180. É considerada um dos símbolos da Noruega.
Catedral de Nossa Senhora de Las Lajas, no município de Ipiales, na Colômbia. Construída entre 1916 e 1949 sobre dois arcos, no rio Canyon Guaitara. É considerada uma das maravilhas da Colômbia..
Igreja do Jubileu, em Roma, na Itália. Projetada em 1996, pelo arquiteto Richard Meier.As paredes são de cimento especial com dióxido de titânio que ajuda na despoluição do ar.
Igreja rústica, localizada ao longo da fortaleza kalemegdan, em Belgrado, Sérvia. É uma pequena capela com lustres feitos de cápsulas de balas e espadas. O espaço já foi usado pelos turcos como armazém de pólvora por mais de cem anos. Foi reconstruída em 1920.
Göreme, cidade da Capadócia,Turquia. Igreja rupestre, escavada na rocha (rocha macia derivada de larva). Existem mais de 100 construções semelhantes na região.
A Igreja de Paraportianí fica em MyKonos, na Grécia. Seu nome significa "portão secundário" porque foi construída no local de um dos portões das paredes de pedra medievais. Sua construção foi iniciada em 1425.
Catedral do Rio de Janeiro, Brasil. Construída entre 1964 e 1979. Estilo moderno, formato cônico, com 96 metros de diâmetro interno. O projeto e a execução foram coordenados pelo Monsenhor Ivo Antonio Calliari. Sua beleza está nos vitrais coloridos. Abriga um acervo de grande valor histórico, cultural e religioso.
Capela de São Quirino, construída numa ladeira, em Luxemburgo. A construção é de 1355. Numa época anterior, o local foi usado para o culto pagão. Fica próxima a uma fonte rochosa, cuja água dizem que tem efeitos milagrosos, principalmente para doenças dos olhos.
Capela dos Ossos. Está na Igreja de São Francisco, em Évora, Portugal. Construída no século XVII por iniciativa de três monges para transmitir a mensagem da transitoriedade da vida. Suas paredes e oito pilares são decorados com ossos e crânios ligados por um cimento pardo.
Capela de St Michael d Ainguilhe, em Puy Velay, na França. Foi construída no ano de 962 sobre uma pedra vulcânica, pelo Bispo Gothescalk, no retorno de uma peregrinação para Santiago de Compostella. Em 1955, numa reforma, os trabalhadores encontraram muitas relíquias embaixo do altar. Em 1429, a mãe de Joana DArc, Isabella Romee esteve nessa igreja.
Capela de Santa Cruz. Arquitetura moderna, construída diretamente na rocha, no Arizona, Estados Unidos. Foi concluída em 1956. Dizem os visitantes que no seu interior não há quem não sinta uma forte energia espiritual e uma paz muito grande.
Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, na Espanha. A construção começou em 1882. Antoni Gaudí trabalhou no projeto por 40 anos. A altura das torres é de 170 metros.
Localizada em um nicho natural de pedra sobre as casas, na cidade de Idar, Oberstein, na Alemanha. Foi construída entre 1482 e 1484.
Igreja de St. George, Lalibela, na Etiópia. Foi construída na pedra em forma de uma cruz.
Faz parte do convento dos franciscanos. Foi concluída em 1723. É considerada um dos mais extraordinários monumentos do barroco em todo o mundo. É preciosa pela exuberante decoração interna, folhada em ouro, com entalhes em jacarandá, florões, frisos, arcos, figuras de anjos e pássaros espalhados em vários pontos, além de painéis em azulejos portugueses, retratando cenas da vida de São Francisco.
Existem muitas igrejas incomuns que não constam dessa apresentação. Incomuns na arquitetura, na localização, na grandiosidade, na sua história. O interesse, a curiosidade, a vontade de conhecer e a pesquisa nos levam até elas...