1 / 25

ROTINAS COMERCIAIS Instrutora: Angélica

ROTINAS COMERCIAIS Instrutora: Angélica. Bem-Vindos!. ANÁLISE E FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES.

gryta
Download Presentation

ROTINAS COMERCIAIS Instrutora: Angélica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ROTINAS COMERCIAIS Instrutora: Angélica

  2. Bem-Vindos!

  3. ANÁLISE E FIDELIZAÇÃO DOSCLIENTES

  4. Cliente interno: é a pessoa ou departamento que se utiliza de nossos serviços ou conhecimentos como meio ou fim para atingir os objetivos dos mesmos.Cliente externo: é um usuário de nossos serviços ou conhecimentos que está em uma outra organização ou segmento do mercado.

  5. Análise de clientes

  6. Em termos globais identificamos 5 categorias de clientes e normalmentecada empresa serve um ou vários destes mercados, que funcionam de formabem diferente e distinta: Mercados de consumidores finais Os produtos acabados ou serviços são vendidos a empresas comerciais. Mercados industriais A indústria transformadora, pode-se vender matérias-primas, subprodutos ou produtos inacabados.

  7. Mercado de revendedores Os retalhistas, apenas são intermediários entre as transações comerciais. Mercado governamental e de organizações não lucrativas O estado como cliente, normalmente são necessários concursos e os prazos de pagamento são algo dilatados. Mercados internacionais Para exportação, terá de ter em conta as especificidades das leis e outros entraves no país receptor dos bens.

  8. Os clientes de um determinado setor apresentam características distintas, de acordo com os seus objetivos, necessidades e padrões de consumo. Uma forma simples de fazer a segmentação dos clientes é a seguinte: Quem: perfil dos compradores O quê: produtos e serviços comprados Para quem: perfil dos utilizadores Quando: ocasião da compra Onde: local da compra Como: modo de comprar Porquê: Razão da compra

  9. Fidelizar é permitir que o cliente seja ouvido, criar um relacionamento onde as mais variadas informações são trocadas e abrir espaço para que o consumidor faça as suas escolhas sem a obrigação imposta pelo tempo de permanência junto a uma empresa.

  10. Tem uma função clara: marcar a diferença em relação a outras empresas que operam no mesmo setor, e evitar perder clientes para a concorrência, com uma série de medidas que dêem um valor acrescentado aos clientes. Qualquer ato de compra ou de consumo transforma-se numa oportunidade para premiar a eleição do consumidor, e a confiança que este deposita na marca escolhida.

  11. Plano de Fidelização

  12. • Identificar clientes; • Guardar informação sobre o cliente: essa informação deve estar disponível para consulta da organização, para que esta a possa analisar e tomar decisões; • Definir como avaliar a fidelidade; • Qualificar clientes; • Criação de Valor: criando ofertas que dêem valor ao cliente . Uma das chaves é dar a entender ao cliente que o premio é gratuito, e que com ele se esta a distingui-lo como um bom cliente;

  13. Os Sete passos da Venda.

  14. 1. Conhecimento do produto — Conheça seu produto, suas características técnicas e funcionais. É muito importante o vendedor conhecer o seu produto como conheçe a si próprio.2. Pesquisa — Mantenha-se informado a quem destina-se o seu produto e as transformações do mercado. Isso vai permitir saber delinear campanhas dirigidas a públicos-alvo. Deixe de atirar em qualquer "pardal" que lhe passe a frente.

  15. 3. Abordagem — Venda a si mesmo, crie clima de simpatia. Antes de vender o que quer que seja, está a vender a sua simpatia, delicadeza, atenção e interesse pelo seu cliente. Tenha em atenção como se veste, como fala, como transmite o conhecimento do produto. Se isto falhar, esqueça a venda já perdeu a venda.

  16. 4. Estabelecer Necessidades — Identifique a real necessidade de seu cliente. Pergunte, pergunte, pergunte, pergunte. Se não conhecer a necessidade do seu cliente, não vai saber o que é que ele deseja. veja-se como um médico que faz toda uma série de perguntas ao paciente antes de diagnosticar o que quer que seja. Nas vendas é assim, que diagnostica a solução antes de conhecer o problema, tem a venda estragada e só aumentará a sua frustração.

  17. 5. Apresentação — Desperte o desejo no cliente em possuir o seu produto ou serviço. Deixe-o testar, segurar na mão, olhar por cima, por baixo, de lado, vestir, sentir, enfim consiga transmitir que ele já possui o que está a querer. É assim que as pessoas compram.

  18. 6. O Fechamento da Venda — Procure o momento adequado. Tentar forçar a venda antes da pessoa ter tomado a decisão de "possuir" o seu produto, levará que ela saia pela porta ou então lhe ponha na rua imediatamente. Falar demais levará que ela fique saturada de ouvir a sua voz. Saiba identificar o momento correto. Não é simples, deverá ter muito poder de atenção e muitas vendas perdidas para saber reconhecer este momento.

  19. 7. O Seguimento da Venda — Para que a venda seja bem feita é necessário que o cliente tenha segurança de um acompanhamento. As objeções poderão ocorrer a qualquer momento, use sua arma — “Seus ouvidos”. Saiba ouvir para poder eliminar as possíveis objeções.

  20. Erros de Marketing

  21. Esquecer de capturar informação sobre os clientes. • Esquecer de criar o Perfil do seu Cliente. • 3. Esquecer de valorizar o Contato com o Cliente. • 4. Esquecer de calcular quanto custa Capturar um Novo Cliente. • 5. Esquecer de calcular o quanto vale um Cliente.

  22. 6. Anunciar no lugar errado. 7. Vender Preço. 8. Esquecer de formatar os diferenciais da empresa. 9. Usar o mesmo método de propaganda ano após ano sem fazer nenhuma alteração. 10. Esquecer de Promover Benefícios.

  23. 11. Negar que precisa fazer marketing. 12. Assumir que os clientes entendem o que você vende. 13. Esquecer de pedir por Recomendações. 14. Fazer o que você acredita que é o melhor para o cliente. 15. Acreditar que os seus funcionários sabem o que você sabe.

  24. Não esqueça que o próprio vendedor é o primeiro produto a ser apresentado a um cliente, sem esquecer ainda que vivemos numa rede de clientes, começando na própria família.a. não se vender ou se apresentar barato. Imponha-se um bom preço!b. não se abater, impor-se limitações ou se habituar à pobreza financeira e mental. Ouse!c. não impedir que a sua mente se perca em sonhos ou desejos. Ajude-a na elaboração de metas!d. não evitar ou dificultar o seu relacionamento com o sucesso e a riqueza. Isto não é pecado!e. não se habituar a receber sem antes dar. Mantenha a sua moral!f. não confundir o que necessita com direitos a receber. Plante antes de colher!g. não acreditar que educação só se faz em academias. Aprenda a se desenvolver por si próprios!h. não desorganizar a sua vida financeira e o uso do tempo. Organize-se por inteiro!i. não esperar que o Governo ou o Padinho Ciço resolvam os seus problemas. Aja!j. não parar de estudar. Leia o máximo que puder. Aprenda a escrever e aprenda a aprender!

  25. Praticar os 5S significa:- Seiri (senso de utilização): separar as coisas necessárias das desnecessárias;- Seiton (senso de organização): ordenar e identificar as coisas, facilitando encontrá-las quando desejado;- Seisou (senso de zelo): criar e manter um ambiente físico agradável;- Seiketsu (senso de higiene): cuidar da saúde física, mental e emocional de forma preventiva;- Shitsuke (senso de disciplina): manter os resultados obtidos através da repetição e da prática.

More Related