240 likes | 325 Views
Financeiro – Despesas Fixas e Variáveis. Objetivos.
E N D
Objetivos A principal vantagem de cadastrar as despesas fixas e variáveis no sistema é realizar o controle financeiro e ter o conhecimento das despesas do estabelecimento. Quanto mais informações importantes o gestor possuir do estabelecimento, mais eficiente será a sua gestão. O objetivo do texto é definir as despesas fixas e variáveis e explicar como realizar o cadastro no sistema de automação comercial.
Despesa Fixa Não varia proporcionalmente ao volume produzido (na indústria), ou ao volume de vendas (comércio e serviço), ou seja, existem despesas a serem pagas independente da quantidade produzida ou do valor de vendas.
Exemplos de Despesas Fixas • Aluguel; • Honorários de contador; • Seguro da empresa; • Salário dos funcionários;
Despesas Fixas No módulo Financeiro, clique sobre o menu Conta Corrente e clique sobre a tela Cadastro de Conta Contábil.
Um plano de contas já está registrado no sistema. Note que o código contábil de todas as despesas iniciam –se pelo dígito 4.
No campo Código, pressione F2 e digite parte do nome da conta contábil que será alterada. Neste exemplo, pesquisarei a conta Aluguéis. Pressione o botão Alterar.
Para que essa conta seja utilizada no cadastro de lançamentos financeiros, selecione a opção Analítico. No campo Origem selecione a opção Despesa e no campo Custo selecione a opção Fixo.
Ao realizar a registro de uma conta a pagar referente a uma despesa fixa, informe uma conta contábil configurada para despesa fixa. Financeiro > Conta a Pagar > Cadastro de Conta a Pagar
Despesa Variável Despesas Variáveis, são aquelas que variam proporcionalmente ao volume produzido ou ao volume vendido, ou seja, só haverá despesa se houver venda ou unidades produzidas.
Exemplos de Despesas Variáveis • Comissão sobre vendas; • Impostos; • Frete;
Despesas Variáveis • Abra novamente a tela Cadastro de Conta Contábil. Módulo Financeiro > Conta Corrente > Cadastro de Conta Contábil
Despesas Variáveis Neste exemplo iremos cadastrar uma nova conta contábil e configurá-la para despesas variáveis.
Informe o código contábil de acordo com o último código contábil do grupo em que a conta será inclusa. Neste exemplo registraremos uma conta referente ao pagamento de IPI, então temos que verificar o último código do grupo Despesas Tributárias.
Informe o Código Contábil da conta, digite a descrição da mesma e selecione a opção analítico.
No campo Origem selecione a opção Despesa, e no campo Custo selecione a opção Variável. Pressione o botão Gravar.
Ao realizar a registro de uma conta a pagar referente a uma despesa variável, informe uma conta contábil configurada para despesa variável. Módulo Financeiro > Conta a Pagar > Cadastro de Conta a Pagar
Marque como Despesas Outros, contas contábeis que serão utilizadas para designar despesas ocorridas eventualmente e que não dependem do fluxo de vendas ou produção. Exemplo: Serviço de Terceiros.
EXERCÍCIO Repita os procedimentos exibidos anteriormente para alterar e registrar todas as contas fixas e variáveis da empresa.
Dúvidas?Acesse o site www.jnmoura.com.bre conecte-se ao suporte on-line. 28/03/2012