E N D
Reunião Pré-Férias Alunos Dinâmica de Memorização
As grandes produções cinematográficas têm origem na mente das pessoas criativas. E criatividade é algo que deve ser utilizado e manifestado no nosso cotidiano.
E ser criativo significa… • Fazer novas combinações de idéias e de pensamentos conhecidos; • Imaginar e libertar a mente; • Ter inspirações e dar existência a coisas que tenham sentido.
Combinar variados elementos conhecidos, com exageros: nas cores, nos tamanhos, nos movimetos, etc… e criar uma sequência de imagens mentais como se estivesse produzindo um filme é um modo interessante de ativar a criatividade e estudar divertidamente.
Então vamos criar um filme em nossas mentes com o objetivo de memorizar uma série de nomes…
Um filme inusitado com os sete componentes de um famoso sanduíche – o mundialmente conhecido Big Mac, na seguinte situação: De repente o céu fica escuro de nuvens e fatias de queijo começam a cair misteriosamente, quando a “chuva” engrossa, o que cai são grandes e suculentos sanduíches...
Mas lembre-se… Imagine uma série de imagens, exagerando nas cores, nos tamanhose nos movimentos… Para favorecer a memorização dos sete componentes do sanduíche: dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebolas picadas, picles e pão com gergelim.
Como voce imaginou? Eu imaginei assim... Vamos assistir o seguinte vídeo...
Viu como ficou fácil gravar os sete componentes do sanduíche criando um filme em sua mente…
Nos estudos é da mesma forma, ao tentar memorizar algum fato, devemos imaginar: • O cenário do fato, com as cores, as formas, as dimensões e os movimentos; • A voz das pessoas falando, cantando, gritando; • Os sons produzidos por objetos no acontecimento; • O cheiro do local; • A temperatura: quente, amena ou fria… etc., etc.
Quanto mais elaborada e mais nítida for a nossa imaginação, o fato será mais bem arquivado na memória. O cérebro registra como se fosse mesmo uma realidade vivida por nós…
Veja o seguinte exemplo: • Sinta a diferença entre dizer apenas: Fui à praia no último verão e coloquei a leitura em dia… • E dizer: Estive numa praia paradisíaca, cheia de altos coqueiros verdes e suaves ondas brancas. A brisa marítima era refrescante e o desenho imaginário que as gaivotas traçavam cortando a brisa em seus voos, deram asas a minha imaginação. Ao ler o livro “A ILHA PERDIDA” mergulhei em um mundo de mistério e magia…
Ficou mais fácil de memorizar, não é mesmo?! • Portanto a dica é transformar algo meio seco em cenas de filmes mentais com estímulos agradáveis, que fiquem gravadas na memória… “praia paradisíaca, suaves ondas brancas, brisa marítima refrescante, mundo de mistério e magia…”
Deu vontade de ir à praia? Pois, então, estude e vença o que for preciso!
Depois, tire as suas merecidas férias!Mas lembre-se de estudar, todos os dias, 30 minutinhos, seja na praia, na montanha, na fazenda, ou onde você estiver!!! E depois divirta-se!!!