1 / 10

Universidade Federal de Mato Grosso Central Analítica - Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais (LPQPN)

Universidade Federal de Mato Grosso Central Analítica - Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais (LPQPN). Ms. Carlos Adriano Parizotto.

gunther
Download Presentation

Universidade Federal de Mato Grosso Central Analítica - Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais (LPQPN)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Universidade Federal de Mato Grosso Central Analítica - Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais (LPQPN). Ms. Carlos Adriano Parizotto.

  2. Programa Nacional de Produção e Uso de BiodieselRede Brasileira de Tecnologia de BiodieselSeminário Temático de Caracterização e Controle de Qualidade A central Analítica é um laboratório vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais (LPQPN) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  3. A central Analítica conta hoje com os seguintes equipamentos: • Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear (Mercury 300 – VARIAN); • Cromatógrafo Gasoso Acoplado a Espectrômetro de Massas (GCMS-QP 5050 A – SHIMADZU), com colunas para óleos, gorduras e ésteres. • Analisador Elementar (CHN – 240C – PERKIN-ELMER) está por ser instalado; • Espectrofotômetro de Infravermelho (MB - Series – BOMEM); • Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (SP – 8800-010 - SPECTRAPHYSICS); • Centrífuga (Labofuge 400R - HERAEUS)

  4. O controle de qualidade do Óleo in natura e do Biodiesel será realizado por técnicas analíticas clássicas, como por exemplo: • Titulometria de neutralização e potenciometria; • Gravimetria; Além das técnicas analíticas clássicas, serão utilizadas as análises recomendadas pelas normas da ABNT, ASTM, ISO e normas européias, de acordo com a classificação preliminar proposta pela ANP.

  5. Está sendo Testada a Produção e Caracterização de Biodiesel de Gorduras Residuais Catalisada por Ácido e Induzida por Microondas – A Caracterização e Controle de Qualidade por RMN. • Realização de Testes Desgaste de Motores Diesel, Juntamente com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) – Uma caminhoneta está circulando com 20% de Biodiesel para Avaliar o Desgaste Interno Após Certo Tempo de Uso. • Desenvolvimento de Tecnologia de Produção de Biodiesel Induzida Por Microondas.

  6. PROBIOMAT - Programa de Biocombustíveis do Estado de Mato Grosso – (Criado no inicio de 2003, a partir de proposta da UFMT à Secretaria de Ciência e Tecnologia de MT). Tem por Objetivo Integrar o Estado à rede nacional de biodiesel, contribuindo no esforço para desenvolver tecnologias de produção e uso economicamente sustentável de biodiesel, contribuindo também para melhorar a inserção internacional do Brasil nas questões ambientais globais.

  7. Convênio UFMT – FAPEMAT – FINEP • Avaliar a viabilidade técnica da aplicação de biodiesel (óleo de soja e gordura animal e suas misturas com diesel) em máquinas agrícolas, transporte fluvial, transporte veicular urbano/rodoviário e em sistemas para geração de eletricidade; • Realização de testes e ensaios de bancada e emissão de gases; • Contribuir para o desenvolvimento da utilização de energia na faixa das Microondas em Química Orgânica Sintética como alternativa na produção de biodiesel etílico; • Está Sendo Estruturado um Laboratório Para Determinação de Emissões Gasosas (Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT).

  8. Projeto Biodiesel – Guariba. É um projeto firmado entre a ELETRONOTRE, UFMT e Fundação UNISELVA. Que tem por objetivo – desenvolver uma unidade piloto de produção de óleos e biodiesel etílico via transesterificação alcalina, e transesterificação ácida induzida por microondas, na comunidade de Guariba, município de Colniza – MT, para geração de energia elétrica nesta comunidade isolada.

  9. Será realizado em Cuiabá-MT, o Biodiesel BR 2006 aproximadamente na mesma data, e em função disso a UFMT propõem a realização de uma das reuniões da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel durante a realização desse evento. Contatos: Prof. Dr. Evandro Luiz Dall’Oglio – eldo13@terra.com.br Prof. Dr. Paulo Teixeira de Sousa Jr – teixeira@cpd.ufmt.br Ms. Carlos Adriano Parizotto – caparizotto@pop.com.br Josiane Pereira Souza – josi@cpd.ufmt.br

More Related