30 likes | 361 Views
Fenótipo comportamental na síndrome de Williams-Beuren : correlação com a cognição e a linguagem. Natalia Freitas Rossi, Célia Maria Giacheti Instituto de Biociências de Botucatu – UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – UNESP. APOIO: CNPq.
E N D
Fenótipo comportamental na síndrome de Williams-Beuren: correlação com a cognição e a linguagem Natalia Freitas Rossi, Célia Maria Giacheti Instituto de Biociências de Botucatu – UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – UNESP APOIO: CNPq
Objetivo: Investigar problemas comportamentais, segundo informação dos pais dos indivíduos com a síndrome de Williams-Beuren e correlacioná-los ao desempenho intelectual e de linguagem. Métodos Sujeitos: 27 indivíduos SWB (13M:14F) idade cronológica 6 a 17a. 11m (M=12,91, DP=3,52). Comportamento: ChildBehaviorChecklist 6-18 (CBCL/6-18)(BORDIN; PAULA; DUARTE, 2001): Ansiedade/Depressão, Retraimento, Queixas Somáticas, Problemas Sociais, de Pensamento e de Atenção, Quebrar Regras/Delinquência, Compto. Agressivo, Escala Externalizante e Internalizante, Total de Problemas. Cognição: WISC-III e WAIS-III (Wechsler, 1991, 1997) Linguagem: Observação clínica,Teste de Vocabulário por Imagens Peabody(CAPOVILLA et al., 1997), Teste Token (DE RENZI; VIGNOLO, 1962), Prancha do Roubo dos Biscoitos (Kaplan et al., 1983), Palavras/minuto (ANDRADE, 2004).
Resultados Problemas de atenção e de contato social foram os mais frequentes, segundo informação dos pais dos indivíduos com a SWB. Na faixa etária mais jovem (6 a 12 anos) observou-se que problemas de atenção, de agressividade e externalizante foram os mais frequentes. Na correlação com o desempenho intelectual verificou-se que quanto mais problemas de retraimento menor foi o QIT e número de palavras/minuto. Na correlação com a linguagem verificou-se quanto mais problemas de comportamento identificados pelos pais, menor foi o desempenho nos testes de linguagem dos indivíduos com a SWB. Conclusão: Este estudo permitiu correlacionar as principais características do comportamento, com o desempenho intelectual e de linguagem dos indivíduos com a SWB. A identificação de fenótipo típico e atípico poderia contribuir no estudo de correlação genótipo-fenótipo desta síndrome.