1 / 12

Educação para o trânsito

Educação para o trânsito. Plano de aula Betina Müller Mariana Lima Mónica Carriconde. EM BUSCA DE MELHORES RESULTADOS.

hall
Download Presentation

Educação para o trânsito

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Educação para o trânsito Plano de aula Betina Müller Mariana Lima Mónica Carriconde

  2. EM BUSCA DE MELHORES RESULTADOS Entendemos que é determinante a sensibilização e conscientização dos sujeitos, para a mudança dos resultados indesejados que vitimam de forma irreversível, um número cada vez maior de jovens na nossa sociedade.

  3. Incentivação Em um dado com bolsos, serão colocadas frases sobre educação no trânsito. Os alunos ficarão dispostos em círculo na sala ou pátio. O coordenador inicia a atividade lançando o dado aos componentes do grupo, que o jogarão um para o outro. Ao sinal do coordenador (com um apito), o aluno que estiver com o dado, retira do bolso do dado uma frase e a lê para os colegas. A partir da leitura, a turma poderá expor seu entendimento sobre o que foi lido, relacionando-o com as experiências vividas nas ruas dos bairros e cidades onde moram.

  4. Atividade 1: Assistir ao vídeo “Educação para o trânsito não tem idade” logo após, realizar uma exploração oral, ressaltando os pontos positivos e negativos que aparecem no vídeo apresentado.

  5. Atividade 2: Saída de campo = passeio pelas redondezas da escola, observando: • Placas de sinalização • Faixas de pedestres • Atitudes de cidadãos (ciclistas, pedestres, motoristas) em relação às sinalizações.

  6. Atividade 3: Em uma folha A3, os alunos deverão criar uma história em quadrinhos, onde os deverão relacionar as observações feitas na saída de campo, com o vídeo assistido e as discussões realizadas sobre a educação no trânsito. Em seguida, quem quiser poderá mostrar a sua para os colegas, para após montarmos um varal com as folhas e expormos na sala.

  7. Atividade 4: Leitura da poesia, “Os sinais”, a qual estes ganharão impressa. Os sinais (Vicente Guimarães) Vermelho, verde, amarelo, Eis aqui os três sinais. Quais deles será mais belo? Qual deles valerá mais? Diz o vermelho: "Perigo". O verde: "Pode passar". O amarelo, nosso amigo, Nos aconselha a "esperar". Quem os sinais obedece, Está livre de acidentes. É, pois, de seu interesse, Não lhe ser indiferente.

  8. Atividade 5: Interpretação da poesia oral. Dentro de uma garrafa pet serão colocados papéis com as seguintes perguntas: • Quais os três sinais que aprecem na poesia? • O que cada sinal indica? • Por que devemos respeitar a sinalização citada na poesia? • Como seria o trânsito se não houvesse sinalizações? Por quê? • Todas as pessoas respeitam as sinalizações? Os alunos serão convidados a sentar-se, dispostos em círculo, e no centro deste, será colocada a garrafa com as perguntas. Um aluno inicia o jogo, girando a garrafa, o colega que estiver posicionado onde parar a ponta da garrafa retira uma pergunta e lê para os colegas. O aluno que estiver posicionado onde o fundo da garrafa, responderá a pergunta. Os demais alunos podem participar da resposta do colega, complementando com comentários.

  9. Atividade 6: Os alunos copiarão do quadro e resolverão as seguintes histórias matemáticas: Vamos resolver histórias matemáticas. 1. O ônibus que circula na cidade de Carlos tem capacidade para 60 pessoas. João tem uma Van com capacidade para 12 pessoas por viajem. Quantas viagens, João precisará fazer para levar a mesma quantidade de pessoas que Carlos? 2. Na sinaleira localizada na Av. Carlos Gomes param por minuto 5 carros, 17 motos e 4 ônibus. Quantos veículos pararam no total, na sinaleira em 20 minutos?

  10. EDUCAR PARA A PAZ Ao diversificar os recursos utilizados, ludicidade e tecnologia, nossaintenção é a de podermos oportunizar ao aluno, aprendizagem de forma simples, divertida e prazerosa, sobre o tema proposto, além de proporcionar-lhe momentos de interação, observação e construção de múltiplos conhecimentos. Acreditamos que desta forma estaremos educando para a paz, e que alcançaremos nosso objetivo, como educadores, que é a formação do indivíduo, como sujeito social que pensa, age, opina e promove mudanças.

  11. Referências • OLIVEIRA, Vera Barros de; Borja, I Solé, Maria; FORTUNA, Tânia Ramos. Brincar com o Outro – caminho de saúde e bem estar. Petrópolis, RJ. Vozes, 2010. • PARO, Vítor Henrique. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. São Paulo. Cortez, 2010. 2ª ed.

More Related