1 / 1

Utilização de um Software de Análise e Intervenção Política em Saúde

Utilização de um Software de Análise e Intervenção Política em Saúde. Bolsista: Daniel Planelles Gil Tipo de bolsa: PIBIC/CNPq Orientadora: Prof. Dr. Elizabeth Bernardino. INTRODUÇÃO/OBJETIVOS. RESULTADOS/DISCUSSÃO.

Download Presentation

Utilização de um Software de Análise e Intervenção Política em Saúde

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Utilização de um Software de Análise e Intervenção Política em Saúde Bolsista: Daniel Planelles GilTipo de bolsa: PIBIC/CNPqOrientadora: Prof. Dr. Elizabeth Bernardino INTRODUÇÃO/OBJETIVOS RESULTADOS/DISCUSSÃO Utilizando como tema a implantação do enfermeiro de ligação em um hospital de ensino no município de Curitiba, propôs-se aplicar um software em linha (online) que emprega um método de análise e de intervenção política em saúde, segundo O’Neill, Roch e Boyer (2010). Esse método de análise consiste em três fases, porém o programa informático avaliado é composto por duas fases contendo 8 etapas, indicando no final da análise a probabilidade em iniciar a intervenção. O objetivo da pesquisa foi testar o software e o método de análise proposto por esses autores. Os resultados e discussão são apresentados conforme o andamento das 2 fases e 8 etapas do método. Observou-se que o software utiliza um método de pesquisa e os dados fomentados são organizados a fim de melhor visibilidade dos atores que seriam imprescindíveis e computar os valores/pesos acrescidos a cada um deles, criando um mapa político Prince no qual é possível visualizar as alianças colaborativas para a implementação do projeto de intervenção. CONCLUSÕES • Em relação às considerações finais quanto ao método e utilização do software, pode-se estabelecer alguns tópicos vivenciados no decorrer da pesquisa: • potencialidades; • limitações; • facilitadores e contribuições; • conhecimento do método para desenvolvimento da monografia, este com um problema real, participação dos indivíduos e, por fim, a implementação. MÉTODO • adquiriu-se o livro em francês Petit Manuel d’analyse et d’intervention politique en santé (Pequeno manual de análise e de intervenção política em saúde); • criou-se uma conta no sistema online; • traduziu-se à medida que era utilizado e inseriram-se os dados no sistema; • utilizaram-se o conhecimento da orientadora; • foram no total 10 encontros. REFERÊNCIAS O’NEILL M., ROCH, G., BOYER, M. Petit Manuel d’analyse et d’intervention politique en santé. Presses de l’Université Laval: Quebec, Ca. 2010.

More Related