1 / 33

Análise Técnica Análise Gráfica Grafismo

Análise Técnica Análise Gráfica Grafismo. Jose Carlos Abreu UFF – 2010 – Segundo Semestre. Análise Técnica. Definição: “Análise Técnica é o estudo do movimento do mercado, principalmente através do uso de gráficos, com o propósito de prever a tendência futura dos preços.” John J. Murphy.

hazina
Download Presentation

Análise Técnica Análise Gráfica Grafismo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Análise TécnicaAnálise GráficaGrafismo Jose Carlos Abreu UFF – 2010 – Segundo Semestre

  2. Análise Técnica Definição: • “Análise Técnica é o estudo do movimento do mercado, principalmente através do uso de gráficos, com o propósito de prever a tendência futura dos preços.” • John J. Murphy

  3. Análise TécnicaPrincípios Básicos • O movimento do mercado reflete tudo. • Os preços movem-se dentro de uma tendência e a tendência persiste • Os movimentos do mercado se repetem.

  4. Análise Técnica Tendência: • O movimento do mercado é caracterizado por uma série de “zig-zags”. Esses “zig-zags” assemelham-se com uma série de sucessivas ondas com picos e vales bem definidos. A direção desses picos e vales se constituem na tendência do mercado.

  5. tendência de alta tendência de baixa acumulação ou mercado sem tendência

  6. Análise Técnica • Suporte: é um nível de preço ou área do gráfico abaixo do mercado onde os interesses dos agentes na compra é suficientemente forte para se sobrepor a pressão de venda. • Resistência: é um nível de preço ou área sobre o mercado onde o interesse dos agentes na venda é suficientemente forte para se sobrepor a pressão de compra.

  7. Suporte / Resistência Resistência Suporte

  8. Canal Resistência Resistência Suporte Suporte

  9. máximo fechamento Preço abertura mínimo Tempo Tipos de GráficosGráfico de Barras

  10. máximo abertura Preço fechamento mínimo Tempo Gráfico Candlestick

  11. Teoria Dow • O mercado tem 3 movimentos. • Acumulação • Alta/Baixa Sensível • Forte Alta (Euforia)/Baixa(Pânico)

  12. Teoria Dow Sinalização de baixa Euforia Distribuição Pânico Alta sensível Acumulação

  13. Continuidade Nas regiões onde há equilíbrio entre oferta e demanda os preços interrompem sua trajetória e impõem barreiras à sua continuidade. Nos movimentos de alta a barreira é conhecida como resistência enquanto que nos de baixa chamamos de suporte. A quebra dos suportes/resistências normalmente são seguidos por movimentos mais acelerados nos preços. As resistências são traçadas nos pontos de maior alta (topos) enquanto que os suportes nos pontos mínimos (fundos). No decorrer da tendência é comum o aparecimento de figuras padrões, sendo estas boas indicações do estágio da tendência e sua continuidade.

  14. Bandeiras e Flâmulas

  15. TRIANGULOS

  16. Triângulo Simétrico

  17. Retângulos

  18. Reversões As formações de reversão costumam aparecer quando existem mudanças econômicas, climáticas (commodities) ou alguma nova informação capaz de interromper a continuidade de um movimento. Exemplo: Dentro de uma tendência de alta o volume alto expressa um número maior de compradores em relação aos vendedores mas em seguida esse número tende a se estabilizar, até que no final da tendência com o aparecimento de uma falha o volume novamente torna-se crescente mas desta vez indicando um número maior de vendedores em relação ao de compradores.

  19. suporte resistência projeção Topo Duplo Para se configurar um topo duplo é necessário que o preço na queda, após o segundo topo, caia abaixo do último suporte (base).

  20. suporte resistência projeção Topo Duplo Para se configurar um topo duplo é necessário que o preço na queda, após o segundo topo, caia abaixo do último suporte (base).

  21. projeção Topo Triplo resistência suporte

  22. projeção Topo Triplo resistência suporte

  23. projeção Fundo Duplo resistência Suporte

  24. projeção Fundo Duplo resistência Suporte

  25. Fundo Triplo projeção resistência Suporte

  26. Fundo Triplo projeção resistência Suporte

  27. Ombro Cabeça Ombro Esta é uma formação muito comum de aparecer no final de uma tendência, sendo aceito como um bom indicador de reversão. Esta falha pode ser reconhecida pela formação de um primeiro topo (ombro) seguido por outro topo acima do anterior (cabeça) e de um terceiro topo abaixo do anterior (segundo ombro). A união por uma reta dos fundos entre os ombros e a cabeça recebe o nome de linha de pescoço, sendo o suporte que deverá ser testada após o último ombro.

  28. Ombro-Cabeça-Ombro Linha de Pescoço Projeção

  29. cabeça ombro ombro Projeção

  30. Reta pescoço Ombro Cabeça Ombro Podemos encontrar após um movimento de baixa um OCO invertido que caso seja confirmado indicará um movimento de alta (nesse caso a linha de pescoço será a resistência a ser superada). Projeção

  31. Aula 2 - Grafismo • Continuação

  32. Bibliografia

More Related